FURIA: guerri sai do cargo de coach e arT vai para o banco
A FURIA anunciou nesta terça-feira (16/04) algumas mudanças em seu departamento de Counter-Strike. Entre as ações, temos uma reformulação da comissão técnica, substituição de jogadores e o nascimento de uma equipe academy na Europa.
A primeira das mudanças envolve Nicholas “guerri” Nogueira deixando o cargo de head coach da FURIA em breve, sendo promovido a Head de Esports da organização. Ele segue nos próximos campeonatos como técnico interino em conjunto com Sid “sidde” Macedo como assistente, com a nova comissão técnica sendo definida por um comitê formado pelo próprio guerri em conjunto com Jaime Padua, Gabriel “Fallen” Toledo e André Akkari.
“Me entreguei de corpo e alma para a FURIA em todos esses anos e construímos uma história fantástica. É difícil demais, nos dias de hoje, começar uma equipe 100% brasileira e conseguir o que conseguimos. Sou muito orgulhoso de tudo, mesmo sentindo que sempre dá para ir mais longe. Entretanto, para voarmos mais alto, precisamos pensar grande, continuar evoluindo e impactar múltiplas lines. Agora, chegou um novo momento profissional para mim. Tenho certeza que tenho muito a agregar em todas as instâncias de performance, olhando todas as lines da FURIA, mas espero também deixar um legado ainda maior no CS de uma outra forma. O jogo evoluiu muito e está cada dia mais difícil lutar contra os maiores do mundo. Precisamos nos adaptar a esta nova realidade internacional,” declarou o agora Head de Esports.
Além disso, temos a substituição de Andrei “arT” Piovezan e a promoção interina de Kayke “kye” Bertolucci para o próximo compromisso. Ainda não se sabe exatamente quem será o quinto jogador oficial, embora já se saiba que a organização irá aguardar o envolvimento da nova comissão antes de tomar uma decisão de fato. Dessa forma, FalleN reassume o posto de IGL e o elenco segue com Marcelo “Chelo” Cespedes, Yuri “yuurih” Boian e KSCERATO. Já com kye, a FURIA Counter-Strike estreia no GET Rio 2024 em 18 de Abril contra a 9z Globant.
Vale lembrar que kye tem 19 anos e vem da FURIA Academy, um celeiro de talentos pelo qual já passaram nomes como Kaue “kauez” Kaschuk’, Vinicius “n1ssim” Pereira, Vinicius “VINI” Figueiredo e Lucas “decenty” Bacelar, jogadores que tiveram boas aparições no PGL Major Copenhagen 2024. Kaike “KSCERATO” Cerato, considerado um dos melhores do mundo e titular da equipe principal da FURIA CS, também foi revelado no Academy.
Sobre a alteração no time, guerri comentou:
“Independente da nova comissão técnica, a saída do arT era algo que já havíamos chegado a um consenso. A liderança do FalleN em termos de IGL se mostrou mais adequada para o momento do time. Os estilos conflitam em alguns momentos e tanto eu e o sidde quanto a diretoria achamos melhor já iniciarmos o processo inteiro de reformulação com essa primeira decisão. Desejo toda a sorte do mundo ao arT, ele tem um talento enorme e tenho certeza que irá ainda dar alegrias aos amantes do CS brasileiro”.
Alterações na comissão técnica da FURIA
Quanto às mudanças na comissão técnica, existem dois possíveis caminhos para a FURIA: o primeiro seria contratar um grande nome internacional para assumir o cargo de head coach, e o outro seria colocar sidde no cargo com assistentes e analistas internacionais.
“Um caminho é mais curto, mas pode não existir ninguém potente disponível ou a um preço que consigamos pagar. No outro, conseguiríamos entregar algo potente para a FURIA e impulsionar a carreira do sidde com experiências internacionais, porém o prazo de adaptação seria mais demorado” disse guerri.
Jaime Padua, Co-CEO, falou sobre as movimentações e destacou arT e guerri, dois ídolos na história da organização:
“Sabemos do grande jogador que o arT é e que ele continuará desempenhando em alto nível em uma outra equipe. Ele é e sempre será um ícone da FURIA, alguém que admiramos e respeitamos muito. Da mesma forma, não podemos negar que o guerri com sua imensa capacidade trouxe a FURIA até o patamar internacional, e estamos felizes por poder contar com ele em uma posição mais ampla e estratégica ao meu lado. O desafio agora é ainda maior”, declarou o CEO.
FalleN também falou sobre as mudanças feitas na FURIA:
“Já passei em diversos times, ganhei múltiplos títulos em muitos lugares. O guerri não deve nada a nenhum técnico com quem trabalhei. Nesta primeira parte do meu contrato, poderíamos ter ganho mais, algumas coisas foram no detalhe, outras precisando de mais evolução de todos. Entendo que a FURIA queira um grande Head de Esports e acho que ele fará muita diferença para a organização. É um treinador sério, dedicado, age muito bem na coesão dos jogadores e tem um mindset sempre aberto para buscar melhorar, descobrir novas coisas e influenciar seus jogadores em diversas áreas, dentro e fora do jogo”, explicou.
Por fim, a FURIA também anunciou a criação de um time Academy internacional. A estratégia é manter dois times formadores de talentos para uma maior cobertura no longo prazo nas tomadas de decisões. O novo time academy irá trabalhar na Europa, sendo formado em um primeiro momento por jogadores que vivem na região. A busca também visa a construção de diversos intercâmbios entre brasileiros e estrangeiros criar um pensamento de jogo mais global e impulsionar o talento nato brasileiro na modalidade.
Siga a BTSBrasilTV no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!
Texto por Vitor Santos
Tags: