Arena of Valor planeja expandir seu cenário competitivo para 2022
O cenário competitivo de Arena of Valor terá uma expansão significativa no ano de 2022. Pelo menos é o que garante Bernd Gottsmann, líder de esportes eletrônicos globais na Tencent Games, disse que “a empresa planeja expandir o cenário de esports do MOBA para dispositivos móveis em todos os níveis e levará o jogo a mais regiões”. Ele também afirma que a empresa aumentará o investimento no ecossistema global de esports.
Anteriormente, torneios de Arena of Valor costumavam ser realizados, embora os mesmos tenham sido deixados de lado, devido ao jogo não ter atraído muita atenção. Mas, o cenário de games mobile passou a decolar, e assim a empresa planeja um retorno ao competitivo, na esteira de sucessos como Wild Rift e Free Fire.
Os torneios do MOBA da Tencent divididos em cinco fases. Isso inclui torneios amadores abertos, copas regionais, ligas profissionais e a grande competição internacional, a AIC e a Copa do Mundo (AWC). Abaixo, explicaremos sobre como serão as competições de Arena of Valor em 2022:
Torneios amadores
Gottsman diz que os torneios estabelecidos em cidades e em campi estarão voltando. Além disso, mais regiões serão adicionadas para que o cenário amador seja “verdadeiramente global”. Assim, as regiões do jogo incluem Europa, Norte da África, Oriente Médio, Sul da Ásia, América do Norte e América do Sul.
“Em 2022, planejamos adicionar oportunidades adicionais para simplesmente pegar seus amigos e competir contra outras equipes aspirantes”, acrescentou.
Os jogadores também poderão assistir a mais competições e desenvolver suas habilidades, com eventos de criação de conteúdo acontecendo em 2022. Segundo a Tencent, maiores detalhes sobre os eventos e torneios amadores serão revelados no futuro.
Semi-profissional
Equipes que eventualmente tiverem destaque nos torneios de nível amador passarão para o nível semi-profissional. Neste nível, as equipes podem competir em eventos para representar suas comunidades locais.
Ligas profissionais
As ligas profissionais estabelecidas no Sudeste Asiático também retornarão, mas a Tencent também as levará para mais regiões. Até o momento, as regiões exatas não foram reveladas.
“Em breve veremos novas estrelas locais e regionais surgindo e tendo sua chance de se apresentar em palcos internacionais”, disse Gottsmann.
Torneios internacionais
No passado, a maior competição de Arena of Valor era a AIC, que acontecia sempre nos finais de ano. A partir de 2022, entretanto, a AoV World Cup (AWC) terá o torneio de estreia. A AIC será realizada em junho, com a AWC acontecendo em outubro.
A AIC 2022 terá um prêmio de 2 milhões de dólares, o dobro do valor oferecido na edição 2021 do torneio, que conta com melhores equipes do primeiro semestre.
O AWC, assim passará a ser o “pináculo dos esports de Arena of Valor”, segundo a Tencent. No próximo ano, a competição terá 16 times de todo o mundo competindo por uma fatia dos 10 milhões de dólares em outubro. O valor representa o maior prêmio para um evento de esports eletrônicos para celular.
Cada equipe qualificada tem a garantia de um mínimo de 250 mil dólares, com o vencedor levando 3,5 milhões.
Embora Gottsmann não tenha mencionado o assunto, a Tencent havia anunciado anteriormente que unificará o competitivo de AoV com a versão chinesa do jogo, chamada Honor of Kings, no AWC 2022. O jogo tem mecânicas semelhantes, com diversas diferenças nos personagens. Na ocasião do anúncio, a Tencent disse que seu objetivo era resolver esse problema desenvolvendo uma “nova versão de esports” do jogo com pools de heróis de ambos os jogos.
Esta versão de esports também será usada nos Jogos Asiáticos de 2022, onde AoV é um dos oito jogos selecionados como eventos de medalha no evento quadrienal.
Sudeste da Ásia
Na região do sudeste asiático (conhecida e abreviada como SEA), o MOBA móvel foi publicado pela Garena. A empresa também atende o cenário de esports da região. Atualmente, SEA é a região mais popular para a Arena of Valor, com ligas profissionais estabelecidas em diferentes países:
- RoV Pro League (RPL): Tailândia
- Arena of Glory (AOG): Vietnã
- Garena Challenger Series (GCS): Taiwan
- AoV Star League (ASL): Indonésia
Justin Lye, gerente global de esportes eletrônicos para jogos móveis da Garena, disse que a empresa irá “escalar” as ligas profissionais em 2022 com mais times sendo convidados e maiores prêmios.
Com a nova programação dos torneios internacionais, o calendário das ligas profissionais também passará por alterações. A primeira temporada em todas as ligas profissionais acontecerá de janeiro a maio, com os vencedores se classificando para o AIC 2022.
Depois, o jogo terá sua segunda temporada entre julho e setembro, com as melhores equipes desta temporada garantindo suas vagas no AWC. Por fim, a Garena também introduzirá um novo sistema de pontos anuais, no qual as equipes locais podem acumular pontos ao longo do ano, que serão usados para qualificação para o AWC.
Siga a BTS Brasil no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!
Texto por Vitor Santos
Tags: