Resumo do ano de 2021 nos canais da BTS Brasil

Ao longo de 2021 a BTS Brasil teve um grande e produtivo ano: diversos projetos na área dos esports foram realizados, com campeonatos nas mais variadas modalidades.

Desde a organização de eventos próprios como o BTS Pro Sim Series ou o BTS Urlacher Tournament, até a cobertura de eventos internacionais como o CS Summit ou o The International, diversas transmissões de esports foram feitas, trazendo o melhor dos games ao público usando nossa experiência para isso.

Neste texto, trazemos um resumo de tudo que a Beyond The Summit Brasil transmitiu em 2021: torneios de automobilismo, esportes, fighting games, Dota, FPS, etc. 

Vem com a gente que tem esports para todos os gostos!

Janeiro

No mês de janeiro, se iniciou o WESG LATAM 2021, torneio de esports realizado em quatro modalidades (Starcraft, Dota 2, CS:Go e PES), e transmitido nos canais da BTS Brasil pelos casters Warss e Kaxanga.

O torneio seguiu entre os dias 8 de janeiro e 7 de março, com a equipe da SG Esports sendo a vencedora da WESG Brasil. A Sadboys venceu na região LATAM Sul e a NoPing garantiu o título na LATAM Norte.

Também em janeiro foi realizado o CS Summit 7, torneio de CS:GO organizado pela Beyond The Summit, e que aconteceu entre 25 e 31 de janeiro com 12 equipes: Virtus.pro, Fnatic, mousesports, Heroic, FURIA Esports, Ninjas in Pyjamas, Cloud9, OG, Dignitas, MIBR, FaZe Clan e Complexity Gaming.

As equipes citadas acima competiram por uma premiação total de 200 mil dólares, com a Virtus.pro garantindo 100 mil e o título após vencer a Fnatic na final. 

Entre as representantes do Brasil, a melhor foi a FURIA, que ficou com 5 mil dólares após conquistar a quinta colocação. Ainda, o time do MIBR ficou em 9º/10º lugar, e a FaZe Clan do brasileiro coldzera ficou em 11º/12º, ambos sem receber prêmio.

Ainda vale citar que, com tantos times de peso compondo o torneio, os números também foram de peso: média de 59.170 espectadores, com o maior pico sendo de 147.821 pessoas no dia 25 de janeiro. Entre as partidas, a mais assistida foi FaZe Clan versus MIBR, pela fase de grupos no terceiro dia: pico de 141.451 pessoas.

Fevereiro

No ano de 2021, os jogos de esporte passaram a ter maior destaque nas transmissões da BTS Brasil, e assim um dos destaques do mês de fevereiro ficou por conta da fase final do BTS Urlacher Tournament: um torneio de Madden NFL, patrocinado pela loja Urlacher, especializada em produtos de futebol americano.

A competição reuniu os jogadores entre janeiro e fevereiro, com o jovem Dedé Sapolnik, à época com 16 anos, ganhando o título e um kit de produtos da loja.

Aos fãs de speedrun, no mesmo mês também aconteceu o Cantinho do Runner, evento com speedrunners de Dark Souls 2: Scholar of The First Sin. 

Ainda em fevereiro aconteceram as transmissões do Dota Pro Circuit, torneio de Dota 2 dividido nas regiões NA (North America), SA (South America), EU (Europa) e CIS (Comunidade dos Estados Independentes). 

O torneio serve de ponto de partida para o The International, campeonato mundial de Dota 2 que ocorre sempre ao final do ano; as melhores equipes do ranking se classificam para o Major disputado tradicionalmente em novembro, se juntando às equipes convidadas.

Oito equipes competem em cada região, com as regiões tendo duas divisões; há sistema de promoção e rebaixamento, com as melhores equipes recebendo pontos para o ranking citado anteriormente. 

Alguns times entram para o The International com vagas diretas, enquanto outros seguem para qualificatórias fechadas para completar a lista de 18 participantes do mundial.

Março

Março foi um bom mês para os fãs de FPS: neste mês, tiveram início os combates da primeira temporada do Arena On, competição de Call of Duty que é dividida nas categorias Cold War e Mobile, com as divisões Série A, Série B e Liga Amadora. 

Ao todo, oito equipes se enfrentaram ao longo de dois meses de combate, com as seguintes equipes sendo campeãs (separadas por divisão e categoria):

Call of Duty: Cold War

Série A: Maycam Evolve

Série B: Team Bencheados

Liga Amadora: Anbizion

Call of Duty: Mobile

Série A: GODSENT

Série B: Dream Max

Liga Amadora: Excelsior Team

Vale lembrar que as finais também tiveram bons números: na categoria Cold War, o combate decisivo entre Maycam e Royal Frog teve 900 espectadores simultâneos, com a final do Mobile entre GODSENT e SKADE tendo 2300 pessoas na transmissão ao mesmo tempo.

Também em março, aconteceram combates no BTS Valorant Cup, torneio aberto que contou com 16 equipes disputando o título. Ao final, a ÉPEGADINHA se sagrou campeã, vencendo a Jaguares Esports na final.

Para quem é fã de speedrun, ocorreram as disputas finais da Liga Brasileira BTS de Super Mario 64: a competição colocava dois jogadores competindo um contra o outro, para ver quem era concluía determinados trechos do jogo em menos tempo. 

Nomes conhecidos do speedrun, como LeDrac, Spec e Dezanig fizeram parte da competição, com Dezanig sagrando-se o campeão do torneio. 

Aos que acompanham o cenário de Dota, também tivemos um mês cheio de partidas em março: ocorreram transmissões dos eventos Copa Dota 2 Brasil – 2ª Edição, Major On, The Last Game, Epic League Season 3 e BTS Pro Series 5: Americas. 

Este último, inclusive, trouxe bons números: média de 9.923 espectadores, com um pico de 25.881 espectadores simultâneos no dia 21 de março; a marca foi atingida na partida entre NoPing e 4Zoomers, pelo último dia de competição. 

Ao todo, 16 equipes competiram por um prêmio total de 40 mil dólares, com a 4Zoomers sendo a campeã. A NoPing, dos brasileiros hFn e Manulli, ficou em terceiro lugar, com a também brasileira SG Esports ficando com a 5ª/6ª colocação.

Por fim, tivemos ótimas lutas no WePlay Ultimate Fighting League (WUFL), competição na categoria Mortal Kombat 11 que aconteceu entre os dias 25 e 28 de março. 

Ao todo, 16 jogadores se enfrentaram em partidas melhor-de-cinco, com o norte-americano SonicFox se sagrando campeão e levando o prêmio de 15 mil dólares.

Abril

Abril trouxe competições para todos os gostos: boas lutas no WePlay Ultimate Fighting League (WUFL) na categoria Soul Calibur VI e Tekken 7, e depois no Beyond The Treta categoria Smash.

Aos fãs de um bom speedrun, neste mesmo mês também foi possível acompanhar o BTS Runners Show e o Quintal do Mario: o primeiro foi um evento que reuniu jogadores de The Legend of Zelda: Ocarina of Time, enquanto que o segundo foi um talk show quinzenal com dicas de speedrun voltadas ao público de Super Mario 64, apresentado por Desvoador e Leo Damin.

Continuando a inclusão dos jogos de esporte nas transmissões da BTS Brasil, tivemos também as finais do 2K PRO-AM Invitational BTS, torneio da modalidade NBA 2K e do BTS PRO Invitational FIFA, na modalidade FIFA 21. 

Na modalidade NBA 2K, o jogador RGM foi o campeão, enquanto que Paulo Neto venceu no PRO Invitational FIFA.

Ainda, foram realizados também o Desafio PES vs FIFA 2021 e a SuperCopa FIFA/PES 2021.

Como de costume, o Dota também não ficou de fora: partidas do Major Singapura e da Champions League 2021 – Season 1 foram transmitidas em nossos canais.

Maio

Em maio, o público pôde acompanhar o início da segunda temporada do DPC, nas regiões NA, SA, EU e CIS, novamente com os resultados contando pontos para classificar as equipes para o The International. 

Outra competição de peso que foi vista nos canais da BTS Brasil em maio foi o CS Summit 8, com oito equipes de CS:GO disputando uma premiação total de 50 mil dólares: Team Liquid, FURIA, EXTREMUM, O PLANO, Extra Salt, paiN, Bad News Bears e Evil Geniuses.

Ao final, a Team Liquid se sagrou campeã, garantindo o título e 17 mil dólares após vencer a FURIA, que ficou com 10 mil dólares. 

O torneio também trouxe ótimos números, assim como em sua edição anterior: média de 55.756 espectadores, com o pico de espectadores simultâneos sendo na partida entre FURIA e O PLANO, com 155.555 pessoas na transmissão.

Ainda falando de CS:GO, em maio tivemos a Pinnacle Cup, com 30 equipes disputando 100 mil dólares de premiação. Ao final do torneio, a Team Spirit foi a campeã, garantindo o título e 80 mil dólares após vencer a Endpoint.

Unindo automobilismo e esporte, tivemos a transmissão da RLCS Season X – Spring SAM Major, competição de Rocket League que reuniu 10 equipes disputando um prêmio total de 25 mil dólares. O título ficou com a True Neutral, que venceu a Rebel na final por 4 a 2.

Para quem gosta de uma divertida luta, em maio aconteceram as partidas do Summit Champions League – Season 2, competição de Smash Bros. com 16 jogadores disputando um prêmio total de 2 mil dólares.

Por fim, aconteceu a Operação UMBRELLA – LoreRun, evento de speedrun feito para mostrar os jogos de Resident Evil e assim celebrar o lançamento de Resident Evil Village, título mais recente da série. O game foi lançado em 1º de maio de 2021 para os consoles e PCs atuais. 

Junho

O mês de junho marcou o início do BTS Open FIFA, torneio de FIFA 21 que se seguiu até o mês de novembro, transmitido no canal de esports da BTS Brasil.

Aos fãs de uma boa luta, também aconteceu uma edição dupla do Beyond The Treta: torneios de Mortal Kombat 11 e Street Fighter V foram realizados, com as partidas acontecendo sempre aos sábados ao longo de cinco finais de semana. 

Como as partidas de Dota não podiam ficar de fora, também aconteceram as disputas finais do Loot.Bet Pro Series 6, nas regiões SEA e Americas. 

Ao todo, 8 equipes disputaram uma premiação total de 50 mil dólares. A Undying venceu na região Americas, enquanto que na SEA o título ficou com a Motivate.Trust Gaming.

Julho

Em julho, tiveram início os combates do Arena On Season 2 de Call of Duty, nas categorias Cold War e Mobile, com oito equipes em cada categoria competindo. 

O mês de julho também trouxe o Starladder CIS RMR 2021, de CS:GO, e o BTS Valorant Cup – Season 2. Este último contou com 16 equipes, com a DAVR garantindo o título após vencer a Memelanders na final.

E ainda falando de combates, em julho houve a realização do BLAST Titans x Apex Legends, que reuniu 40 equipes do battle royale disputando cerca de 23 mil dólares em premiação. 

Ou, para os que preferem um combate mais “físico”, ocorreu o Beyond The Treta na categoria Guilty Gear Strive, com as lutas acontecendo ao longo de cinco semanas, e o Smash Summit 11, com 8 jogadores de Super Smash Bros. Melee se enfrentando por um prêmio total de aproximadamente 155 mil dólares.

Para os fãs de Dota, o mês de julho trouxe diversas competições: WePlay AniMajor, ESL One Summer 2021 e as qualificatórias do The International, nas regiões SEA (Sudeste Asiático), NA (América do Norte), SA (América do Sul) e WEU (Oeste Europeu).

E continuando com a mistura de carros e futebol, aconteceram as finais do RLCS X, com as equipes divididas em quatro regiões.

Ou, para quem prefere um esporte mais convencional, em julho tivemos as finais do BTS Open PES e do 2K PRO-AM Invitational BTS de NBA 2K.

Mas já que falamos de carros, também em julho pudemos acompanhar o campeonato interno da Costa Racing, disputado pelos pilotos da equipe, que fez parte do BTS Pro Sim Series ao longo da temporada. 

O torneio ocorreu em 6 etapas (Japão, Azerbaijão, Canadá, México, Brasil e Singapura), na modalidade F1 2021.

Por fim, os fãs de speedrun puderam acompanhar a segunda temporada do BTS Runners Show, nas modalidades Zelda: Majora’s Mask, a Link to The Past e Ocarina of Time, e também Pokémon Crystal. 

Agosto

Neste mês, tiveram início os combates da terceira temporada do Arena On, competição de Call of Duty que é dividida nas categorias Cold War e Mobile. 

Ao todo, oito equipes se enfrentaram ao longo de dois meses de combate, com a Maycam Evolve garantindo seu terceiro título na categoria Cold War e FR Bulls vencendo na categoria Mobile, enquanto que a 4LF4 TEAM venceu na Liga Amadora.

Também falando de Call of Duty, em agosto tivemos o Arena Warzone, evento de CoD: Warzone que contou com 16 duplas disputando 10 mil reais em premiação. Nomes conhecidos da cena, como SN4RF, NINEXT e Tonyboy fizeram parte do evento, com os dois últimos formando a dupla campeã.

Novamente os fãs de uma boa luta puderam assistir ao Smash Ultimate Summit 3, evento de Super Smash Bros. Ultimate que teve 16 jogadores disputando um prêmio total de cerca de 159 mil dólares.

Também foi possível acompanhar diversos torneios de Dota em agosto: ESL One Fall 2021: Bootcamp Edition, Dota 2 Champions League Season 2, Sapphire OGA Dota Pit China – S5 e Loot.Bet Pro Series 7, todos transmitidos nos canais da BTS:

Setembro

Em setembro, o público teve mais um mês com Dota do começo ao fim: 

  • i-League 2021 Season 2, competição com 7 equipes da China disputando um prêmio de aproximadamente 185 mil dólares; 
  • Sapphire OGA Dota Pit Invitational, com oito equipes de países variados disputando uma premiação de 275 mil dólares (com a PSG.LGD sendo a grande campeã);
  • BTS Pro Series 8, dividido nas regiões Americas e Southeast Asia, com 10 equipes disputando 100 mil dólares de premiação total (40 mil para Americas e 60 mil para Southeast Asia).

Também em setembro, foi transmitido nos canais da BTS Brasil o podcast da Brasil no Grid, equipe que esteve presente no BTS Pro Sim Series ao longo da temporada. 

O programa teve cinco edições e contou com nomes como João Piana (piloto virtual, presente no BTS Pro Sim Series) e Igor Fraga (piloto da F3, ex-membro da academia da Red Bull).

Outubro

Em outubro foi finalizada a edição 2021 do BTS Pro Sim Series, competição de automobilismo virtual dividida nas categorias F1 para PS4, F1 para PC, Gran Turismo Sport para PS4 e Forza Motorsport para Xbox. O torneio teve 10 etapas por categoria, num total de 40 corridas acontecendo ao longo do ano. 

Ao final da temporada, a equipe Kings of Asphalt (KoA) se sagrou a campeã geral, ao somar 618 pontos na categoria Gran Turismo Sport. 

O evento contou com grandes nomes do automobilismo virtual brasileiro, como Adriano “Didico” Carrazza (do Gran Turismo Sport) e Phelipe “ZooM”, piloto de Forza Motorsport pela WILLIAMS E-Sports.

Seguindo com o carro chefe da BTS Brasil, as partidas de Dota exibidas em outubro foram da Copa Dota 2 Brasil – 4ª Edição, assim como as da Champions League 2021 Season 4.

Novembro

Novembro foi um mês inteiramente do Dota: partidas do BTS Pro Series 9 e do Dota 2 Champions League Season 5 foram transmitidas nos canais da BTS Brasil.

Mas, claro, o  destaque fica por conta do The International 10: o campeonato mundial de Dota teve 18 equipes disputando uma premiação recorde de 40 milhões de dólares.

Team Spirit, PSG.LGD, Team Secret, Invictus Gaming, Virtus.pro, Vici Gaming, OG, T1, Fnatic, Quincy Crew, Alliance, Evil Geniuses, Team Undying, Team Aster, beastcoast, Elephant, Thunder Predator e SG Esports formaram a lista de participantes, sendo esta última a representante brasileira da competição.

Ao final, a Team Spirit venceu a favorita PSG.LGD na partida decisiva, ficando com o título mundial e 18 milhões de dólares. A SG, eliminada na primeira fase, ficou na 17ª/18ª colocação, levando 100 mil dólares para casa.

E os recordes do TI10 não ficaram apenas na premiação: o torneio teve uma média de 857.343 espectadores, com o grande pico sendo na partida final: 2.741.514 pessoas acompanharam a vitória da Team Spirit sobre a PSG.LGD.

Dezembro

No mês de dezembro, foi concluído o campeonato interno da RAXA (equipe de automobilismo virtual presente no BTS Pro Sim Series), cujas etapas eram transmitidas duas vezes por semana no canal de automobilismo da BTS Brasil. O torneio foi disputado em diversas modalidades, como Forza Motorsport e F1.

Outra competição de automobilismo que terminou em dezembro foi o F1 Manual Brasil, que teve diversas etapas ao longo do ano e foi transmitido semanalmente pelo canal de automobilismo da BTS Brasil.

Para fechar o ano com uma boa dose de Dota, se iniciou o OGA Dota PIT, com 8 equipes: Tundra Esports, Team Spirit, Team Secret, OG, Nigma Galaxy, Team Liquid, Natus Vincere e Alliance.

Ao final, a Tundra foi campeã, levando 73 mil dos 175 mil dólares de premiação total. 

Também em dezembro foram concluídas as partidas do DPC, cujas regiões voltam a realizar seus jogos no início de 2022.

E assim termina o ano de 2021 na BTS Brasil, um ano de muita produção e correria, porém ao mesmo tempo gratificante e construtivo para toda a comunidade que nos acompanha. 

Esperamos continuar contando com vocês ao longo do próximo ano, no qual prometemos dar nosso máximo para entregar isso e muito mais!

Siga a BTS Brasil no FacebookInstagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!

Texto por Vitor Santos

Tags: