BTSBrasilTV – Notícias

Overwatch: será esse o fim das ‘smurfs’ e da má conduta no Dota2?

O Overwatch é um recurso recém-inserido em Dota2 que vai funcionar à partir do preenchimento de uma denúncia contra outro companheiro de equipe ou oponente em seu jogo, e outros jogadores serão designados para revisar o caso. 

Na menção feita pelo gerente da Team Secret, Matthew “Cyborgmatt” Bailey, serão designados “jogadores qualificados e experientes”, sem nenhuma informação ainda sobre quem se enquadraria nesta categoria. Em teoria, isso poderia se aplicar aos que possuem alta pontuação de comportamento e maior MMR para garantir que eles possam avaliar se a escolha, a construção e o jogo de um herói realmente fazem sentido. Isso também excluiria quaisquer novas contas criadas para abusar do sistema, as famigeradas “Smurfs”.

Esses escolhidos precisam baixar o replay onde os incidentes estão marcados na linha do tempo. O culpado pode ser apontado como trapaceiro, jogador de má fé ou suspeito. Depois de assistir à filmagem, os jogadores designados enviam seu parecer e lá, eles devem escolher entre “provas insuficientes”, “culpado” ou “inocente” e apresentar seu veredito.

Infelizmente, no Dota2 existem muitas maneiras de um jogador destruir a diversão dos demais. E um grande problema são smurfs: usuários de alta habilidade e classificação que criam uma nova conta com a qual são associados a jogadores menos qualificados – e podem, portanto, dominá-los facilmente. Enquanto alguns simplesmente criam smurfs para se divertir, outros até usam a técnica para colocar a conta em um nível de medalha mais elevado e vendê-las.

Outra situação, que infelizmente é comum, são os jogadores que podem arruinar sua partida se estiverem do seu lado. Eles destroem seus itens, correm até as torres para serem mortos, insultam todos ou perdem de propósito de outra maneira. Se alguém irrita e assedia seus companheiros de equipe para que eles tenham um jogo difícil, então chamamos esses indivíduos irritantes de “griefers” ou players tóxicos.

A maneira atual de agir contra essa toxicidade é simplesmente a denúncia. Depois de enviar seu relatório, a Valve e seu sistema definem como lidar com a situação. A Valve pode decidir colocá-los em baixa prioridade como punição ou simplesmente bani-los.

Claramente a expectativa da comunidade é que esse tipo de comportamento seja extinto, mas não é algo vai acontecer em questão de semanas e pode demorar até ser perceptível tal mudança, porém é fundamental que aconteça para a fidelização e manutenção dos jogadores, e também para a entrada de novos.

Escrito por Gédison Junior – @patchrefresh

Rolar para cima