Dota Pro Circuit 2021/2022: classificações gerais

Com o fim de 5 dos 6 circuitos profissionais de Dota2, tivemos atualizações no ranking de equipes que vão receber convites diretos para o próximo The International.

Mas, com a confirmação do DPC EEU, ainda temos equipes que vão somar pontos com os da temporada em busca de melhores colocações. Curiosamente, temos equipes da região entre as 12 convidadas, mesmo sem disputar uma partida nessa temporada!

Nessa matéria, vamos verificar quais equipes estão melhores pontuadas, quais equipes da Europa Oriental ainda podem estar entre as 12 até o próximo Major.

Imagem
A PSG.LGD atualmente lidera o ranking na classificação para o The International, somando 950 pontos

1.PSG.LGD

Com 950 pontos somados até aqui, a PSG.LGD simplesmente venceu tudo que disputou: 2 DPC’s e a final regional na conta de uma das favoritas ao título do Major Estocolmo.

2.Gaimin Gladiators

A surpreendente GG (Gaimin Gladitors) chama atenção pelo bom Dota desde a temporada passada: a equipe ficou com o vice-campeonato do DPC WEU nas duas temporadas, além de ter vencido a final regional da Europa. A equipe atualmente soma bons 670 pontos.

2.TSM

Empatada na segunda colocação com os mesmos 670 pontos, a TSM superou a desconfiança dos fãs e da temporada passada: ficou na sombra de EG e Quincy, e além dos dois vice campeonatos do DPC NA, a equipe venceu a final regional NA.

4.Thunder Awaken

O final boss sul-americano terminou mais um tour invicto, com 7-0 em ambas as temporadas! A equipe só não está mais acima na tabela por não ter pontuado na final regional SA, ocasião em que Beastcoast e Infamous ficaram com os pontos.

A Thunder também perdeu pontos por ter removido o offlaner “Oscar” (-45) no final do primeiro tour, ficando assim com 655 pontos.

5.Evil Geniuses

Depois do primeiro tour em terceiro colocado, atrás das rivais TSM e QC, a EG estava cercada de desconfiança. Porém, após pontuar com a segunda colocação nas finais NA e garantir o título desse tour, a equipe já consegue transmitir mais confiança para seus fãs, tendo agora 650 pontos.

6.BOOM Esports

Após vencer o primeiro tour do DPC e a final regional SEA, a BOOM começou devastadora após a reformulação no pós-TI: essa temporada a equipe terminou em segundo no DPC local, porém a polêmica envolvendo o WO na primeira partida do segundo tour de DPC (ocorrido por conta de problemas de energia no local do bootcamp), faz os fãs esbravejarem que a equipe perdeu pontos injustamente, que tanto poderiam fazer a equipe vencer o DPC SEA quanto somar mais 160 pontos DPC.

Fora a polêmica, a equipe perdeu 67,5 pontos por ter removido o HC “Tino” do seu plantel pós o primeiro tour de DPC, e menos 100 pontos por ter usado “JaCkky” como standin nas finais regionais. Mesmo assim, a BOOM ainda soma 622,5 pontos.

7.Beastcoast

Após um primeiro tour onde a equipe terminou “somente” em terceiro, a Beastcoast se reencontrou e venceu as finais regionais SA, terminando essa temporada em segundo lugar. Com os resultados, o experiente plantel soma 610 pontos.

8.Team Liquid

Após as adições de “MATUMBAMAN” e “zai” e com o título no primeiro tour, se esperava que a Liquid tivesse uma temporada similar; porém, o concorrido campeonato Europeu é implacável, e a equipe que terminou esse tour em terceiro viu equipes como a Gladiators e a OG ameaçando seus pontos futuros, vindo assim com 590 pontos no ranking.

9.Fnatic

Embora a Fnatic por vezes não esteja sempre nas listas de principais equipes do mundo, a experiente lineup da organização mostra que não está à passeio: vice campeões no primeiro tour e campeão SEA no segundo tour. Assim, a equipe já soma 580 pontos e vem desbancando T1 e SMG na corrida do sudeste asiático.

10.Team Spirit

Mesmo somente com os pontos do último tour, o campeão do último The International consegue se manter entre os convidados diretos: a equipe venceu tudo que disputou até então, e a promessa é que esse tour seja da mesma coisa. De qualquer forma, a Spirit vem com razoáveis 550 pontos.

11.OG

A jovem OG vem amadurecendo: após um quarto lugar no primeiro tour e não ter somado pontos nas finais regionais, e equipe se sagrou campeã do DPC WEU e foi quem mais subiu na tabela, vindo agora com 460 pontos.

12.Team Aster

Com 340 pontos, a Aster talvez esteja no cenário mais concorrido de Dota2 do mundo! No temido DPC CN a equipe consegue pelo segundo tour seguido ficar nas cabeças, e nessa temporada a equipe ainda conseguiu ser a primeira a vencer uma série da PSG.LGD.

Mesmo tendo terminado o primeiro tour em segundo e o segundo tour em terceiro, a equipe só está entre os 12 classificados por conta da norte americana Quincy Crew ter perdido pontos pelas saídas de “Ponlo” (-69 pontos) e “MiLAN” (-58,65 pontos).

Ainda temos o DPC EEU para acontecer, e qualquer equipe que vença a competição já figura entre as 12 diretamente classificadas. Mas, além da conclusão dessa temporada e dos pontos do Major Estocolmo, não podemos esquecer que o terceiro e último tour do Dota Pro Circuit 2021/2022 é o que mais oferta pontos para seus candidatos, tanto no circuito quanto no grande evento.

Mesmo com ainda muita coisa em aberto, as equipes que já estão no topo dos pontos de DPC dificilmente vão oscilar a ponto de perder uma vaga. Assim, fica interessante acompanhar o crescimento de certas equipes, a constância de outras e algumas boas surpresas!

Texto: Refresh

Revisão: Vitor Santos

Tags: