Caso Balrogs: entenda as punições sofridas pela equipe de Dota
A equipe da Balrogs e-Sport foi repreendida e sancionada por violação das regras 8 (Transmissões Oficiais) e 10.5 (Visualização de Stream) da liga DPC SA. O caso repercutiu essa semana e hoje vamos trazer os detalhes do ocorrido, assim como esclarecer as penalidades sofridas pela organização peruana.
Em 25 de março de 2022, foi disputada a partida entre Balrogs e-Sport e APU King of Kings. A série aconteceu, inicialmente, sem nenhum tipo de incidente.
Após uma revisão das câmeras por parte da organizadora do evento (4D Esports), notou-se no terceiro mapa a presença de mais um indivíduo na sala durante a partida: o jogador Abraham ‘Queenteka’, também conhecido como ‘Kingteka’, que foi previamente sancionado com a impossibilidade de participar da série.
A sanção é decorrente de declarações do player direcionadas para a 4D durante sua streaming. Em nota, a Balrogs se posicionou contra a atitude de seu jogador e informou que iria ser aplicada uma multa, além de outras medidas presentes no regulamento interno da organização.
O ocorrido, flagrado pelas câmeras, é uma violação do ponto 8 do regulamento. Assim, a 4D informou a Valve da situação para decidir sobre as penalidades.
Regra 8 ‘Transmissões oficiais’
”Os espectadores no saguão residem lá apenas com a permissão do árbitro. Treinadores, gerentes e jogadores de outras equipes não podem estar no lobby, exceto por aprovação explícita de ambas as equipes.
Durante as partidas do DPC SA, os treinadores só podem se comunicar com sua equipe durante o draft. Fora isso, eles não podem participar. Quaisquer equipes encontradas em violação deste avanço serão punidas, até uma potencial desqualificação da Liga.”
No processo de fazer o relatório adequado e estudar minuciosamente todas as gravações disponíveis, descobriu-se a presença de um segundo indivíduo. Ao questionar a equipe, foi confirmado que era o gerente da equipe, que estava assistindo a transmissão oficial da 4D durante o final do jogo 2 entre APU King of Kings e Balrogs e-Sport, o que configura uma segunda violação, essa à regra 10.5 do regulamento do torneio.
Regra 10.5 ‘Visualização de stream’
‘Os jogadores estão expressamente proibidos de ver transmissões de seus jogos durante uma partida em andamento. Esta regra entra em vigor a partir do momento em que o lobby começa a carregar no jogo, inclui qualquer pausa no meio do jogo e se estende até o jogo terminar oficialmente e a tela de pontuação final do jogo ser exibida.’
Para provar seu ponto, a 4D, juntamente com o regulamento, anexou algumas das provas relevantes:
- Um fragmento da gravação das câmeras, onde você pode ver os jogadores ainda jogando a partida, e Queenteka na sala junto com Znder assistindo a transmissão.
- Um clipe de Queenteka, reconhecendo publicamente sua participação e presença durante a reunião, mesmo após ter sido impedido de participar.
- Uma imagem do Znder assistindo ao stream, que serve de referência para a gravação anterior.
Também foi levado em consideração no relatório:
- Que o regulamento se refira apenas ao treinador na sala, não a outro possível staff da organização. A regra indica que os jogadores não devem receber nenhuma ajuda externa durante a partida, razão pela qual foi considerada na aplicação da sanção.
Ainda assim, a ajuda que ‘Queenteka’ confessa fazer em sua transmissão se enquadra nas atribuições de um treinador. Além disso, é impossível determinar se um membro da equipe está ou não desempenhando funções de treinador durante um jogo, e portanto, ninguém (exceto os jogadores) deve estar na sala de jogo quando o draft terminar.
Para evitar possíveis interpretações incorretas desta regra, após o anúncio desta sanção o ponto 10.5 será esclarecido.
- Que a presença do Queenteka no jogo é agravada pela sua sanção anterior, que o impediu de participar neste jogo.
Após analisar os fatos e evidências relevantes, a Valve decidiu o seguinte:
A equipe Balrogs e-Sport (ID 2289950) receberá as seguintes penalidades:
- 1º O resultado do jogo APU King of Kings vs Balrogs e-Sport será alterado de 2 para 0 em favor do APU King of Kings.
- 2º Na próxima partida da liga, o Balrogs e-Sport sofrerá uma penalidade de nível 3 no Draft. Ou seja, 110 segundos a menos no Draft em todos os 3 mapas contra o Thunder Awaken. Note-se que a sanção é cumulativa, conforme indicado no ponto 10.1 do regulamento.
Além disso, a Balrogs e-Sport é informada de que as sanções futuras serão muito mais severas, devido à sua contínua não conformidade com os regulamentos da DPC SA.
A Balrogs segue na zona de rebaixamento da 1° divisão SA; a equipe soma 2 séries perdidas, uma contra a APU e outra contra a Beastcoast, e nenhuma vencida. A série contra a favorita Thunder ganha esse tom ainda mais dramático com a penalidade nos drafts, porém a equipe não parece que vai fazer corpo mole. Ainda, o fator pode ser até mesmo uma motivação para surpreenderem e irem contra as odds das casas de apostas e os especialistas.
Mas, é claro que a partida terá cobertura da BTS Brasil TV! Ao vivo na Twitch e a partida ainda fica disponível no nosso canal de vods do Youtube!
Referência: 4D Esports
Texto: Refresh
Revisão: Vitor Santos
Tags: