BTS Entrevista: Jeff Duck, cosplayer

Alô fãs de esports e seguidores da BTS Brasil! Hoje temos mais uma matéria da seção BTS Entrevista! Semanalmente, traremos entrevistas com figuras ligadas aos games e aos esports, para que você saiba mais sobre os nomes conhecidos dos games e da internet em geral.

Hoje, falaremos com o Jeffrey Haiduk, conhecido como Jeff Duck e cosplayer desde 2001:

Jeffrey como Kefka Palazzo, de Final Fantasy 6 (foto: Mika)

Primeiramente, uma apresentação sua: qual sua formação, qual seu trabalho, quem é o Jeff Duck fora dos cosplays e das streams, etc.

Meu nome é Jeffrey Haiduk e sou ilustrador, cartunista e autor das tirinhas Ato de Pato e também escritor, autor do livro Flores de Sangue. Também sou pai de dois gatos: o Sheng e a Sugar.

Como e quando você começou a fazer cosplay?

Comecei em outubro de 2001. Eu ainda morava em Londrina – PR, e fui convidado por um amigo a fazermos uma viagem para a cidade de São Paulo, para participarmos do evento Animecon. Me empolguei e improvisei um cosplay de armário do personagem Yamazaki, de King of Fighters e, como dizem, esse se tornou o primeiro de muitos.

Quantos/quais cosplays você já fez? Se forem muitos, pode listar apenas os principais!

Atualmente já passam de 30 cosplays nesses mais de 20 anos no hobby. Mas como destaque, eu citaria o Kefka de Final Fantasy 6, M. Bison de Street Fighter, War Doctor de Doctor Who e Sor Davos Seaworth de Game of Thrones.

Nenhuma descrição de foto disponível.
Jeffrey como War Doctor, da série Doctor Who

Quais são as melhores partes e quais são os maiores desafios de se lidar com público nas redes sociais?

A melhor parte é sem dúvida a receptividade e o reconhecimento pelo trabalho que se publica, seja em qualquer área artística, de comunicação, etc. O maior desafio de lidar com o público é saber como impor limites quando se iniciam comentários de conteúdo depreciativo, tendencioso ou preconceituoso. Eu, particularmente, não disponho de paciência para gastar palavras com pessoas que não se mostram dispostas a um diálogo civilizado.

Nenhuma descrição de foto disponível.
Jeffrey como M. Bison, de Street Fighter (foto: Bogardan)

Quais dicas você dá para quem pretende começar como cosplayer?

Pesquisar muito é o primeiro e mais importante passo. A vontade pode existir, mas a pesquisa vai te dar o norte para atingir esse objetivo. Pesquisar imagens de referência, outros cosplayers que também já tenham feito o personagem, materiais, preços, profissionais que te auxiliem com costura, acessórios, perucas. É a lição de casa completa que vai te dar o norte para o cosplay que deseja.

Nenhuma descrição de foto disponível.
Jeffrey como Earthquake, de Samurai Spirits

Falando de games agora: quais são seus favoritos? E qual desses você recomendaria para qualquer pessoa?

Top 3 da minha vida: Super Metroid do SNES, Final Fantasy 6 do Game Boy Advance e Donkey Kong Country do SNES.

Assim como os games e os esports, o cenário dos cosplays mudou e cresceu muito nos últimos anos. Quais diferenças você vê, comparando o período em que começou com agora?

Infelizmente, ando afastado dos concursos e do cenário cosplay desde antes do início da pandemia, portanto, não estou muito bem informado de como anda o cenário atualmente. Sei que ocorreram concursos online, o que se mostrou uma alternativa para evitar aglomerações, mas não cheguei a participar de nenhum destes. O último que presenciei foi o concurso de cosplays da CCXP e vi que o nível técnico de construção dos trajes, armaduras e acessórios está cada vez mais aprimorado. Algumas técnicas como a impressão 3D se tornou uma ferramenta que está levando a manufatura de acessórios a um nível próximo ao da perfeição e isso é fascinante.

Considerações finais: algum agradecimento que queira fazer, algum desabafo, algum comentário sobre o cenário cosplay, etc. Este espaço é seu!

Mesmo eu estando afastado, o cosplay sempre estará dentro de mim e, havendo a possibilidade, vez ou outra embarcarei em uma nova aventura nesse hobby. E espero que o cosplay continue a nos impressionar e trazer à vida os personagens que tanto amamos. 

Gostou do trabalho do Jeffrey? Então segue ele no Instagram e na Twitch! E se gosta de arte, também tem o perfil de ilustrações dele e do seu livro Flores de Sangue!

Siga a BTS Brasil no FacebookInstagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!

Texto por Vitor Santos

Tags: