Mercado: conheça os bancos que investem nos esports
Com o crescimento dos esports, alguns aspectos do mercado foram mudando. Entre eles, os patrocinadores das organizações: no início, eram comuns os patrocínios de times de futebol e de operadoras de telefonia e internet, por estarem diretamente relacionados com o esporte eletrônico.
Porém, recentemente os bancos se tornaram grandes parceiros do setor, com várias empresas da área patrocinando equipes e competições. Abaixo, falaremos sobre alguns bancos que investem no mercado dos esports:
Banco do Brasil
O Banco do Brasil se mostrou pioneiro no mercado do esporte eletrônico, em um movimento que começou quando o banco patrocinou o Prêmio eSports Brasil; isso ocorreu numa época em que o mercado de games não tinha a mesma atenção de hoje, embora já movimentasse grandes quantias financeiras.
Posteriormente, outras jogadas do Banco do Brasil foram feitas: a marca também criou a plataforma Tamo Junto Nesse Game, conhecida pela hashtag #tamojunto, com o objetivo de reunir o maior número possível de informações sobre o segmento de esports. Ainda, torneios como o de Wild Rift organizado pela empresa foram realizados, bem como fundos de investimentos voltados ao setor dos games.
BS2
Com o tempo, mais instituições apareceram. É o caso do BS2. Nesse momento, o banco foi além, escolhendo duas equipes para patrocinar: a Pain Gaming e a Vivo Keyd, além de estarem presentes nos uniformes. Ademais, os jogadores teriam direito a isenção de taxas em recebimentos internacionais, entre outros benefícios.
Após a entrada do Banco do Brasil nos esports, outras instituições deram as caras, como o banco BS2. A marca passou a patrocinar duas grandes equipes: a Pain Gaming e a Vivo Keyd, estampando seu nome nos uniformes.
O acordo ainda incluiu benefícios no banco para os jogadores, como isenção de taxas em recebimentos internacionais (algo que nos esports se mostra de grande ajuda, devido às premiações em dólar das competições internacionais).
Depois, o BS2 ampliou sua atuação no universo gamer, criando a plataforma BancoBS2.gg. Atualmente, o banco possui canais exclusivos nas redes sociais, focados em compartilhamento de conteúdo e benefícios aos torcedores.
Santander
O Santander teve sua entrada no mercado recentemente, ao se juntar ao Free Fire: o banco passou a ser o patrocinador oficial da Liga Brasileira de Free Fire (LBFF) para a temporada de 2021.
A instituição faz questão de ressaltar que o acordo não é apenas um patrocínio, e sim uma estratégia de negócios: o intuito também é fidelizar o público mais jovem, criando uma base de clientes ligada aos games, o que inclui linhas de consórcio específicas para a compra de PCs, celulares, cadeiras gamer, headsets, etc.
C6 Bank
Outro banco a “entrar no jogo” foi o C6 Bank, que recentemente passou a apoiar a Kick-Off Electronic League (KOEL), liga brasileira de futebol virtual.
Nesse período, o banco patrocinou o evento em conjunto com a MasterCard, tendo sua marca exposta não só nas transmissões das partidas, como também num reality show e em uma série especial da Amazon Prime.
Siga a BTS Brasil no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!
Texto por Vitor Santos
Tags: