BTS Entrevista: Renan “Warss”, caster e analista de Dota 2

Alô fãs de esports e seguidores da BTS Brasil! Hoje temos mais uma matéria da seção BTS Entrevista! Semanalmente, traremos entrevistas com figuras ligadas aos games e aos esports, para que você saiba mais sobre os nomes conhecidos do esporte eletrônico.

Hoje, falaremos com Renan “Warss”, caster e analista de Dota 2, que está sempre marcando presença nas transmissões da BTS Brasil.

Primeiramente, uma apresentação sua: qual é seu trabalho (para quem não te conhece), qual sua formação, quem é o Warss fora das transmissões da BTS.

O Renan é formado em Direito, cursou até o penúltimo semestre de analise e desenvolvimento de sistemas e trabalhou mais de 10 anos na área de TI.

Como você começou a trabalhar como caster e como você chegou na BTS Brasil?

Comecei a trabalhar como narrador no primeiro torneio feminino Brasileiro, Rainha de Copas. Fui sócio fundador da empresa Inside Esports em 2018, passei pela MissClick TV e posteriormente fui convidado pela BTS a compor o quadro de narradores, isso aconteceu se não me engano em 2019.

Quais jogos/esports você narra atualmente?

Dota 2, Mobile Legends, Valorant, PES/FIFA e já me arrisquei em LOL e AutoChess.

Quais são as melhores partes e quais são os maiores desafios de se lidar com público numa transmissão ao vivo?

A melhor parte com certeza é o carinho, o apoio que você recebe tanto durante as transmissões quanto fora delas. E o maior desafio é tomar muito cuidado com o que se fala, pois você pode estar influenciando de forma negativa ou positiva a vida de alguém.

Ainda sobre desafios, como lidar com situações em que o chat da transmissão se torna um ambiente tóxico?

Dependendo de como está e qual é o teor da toxicidade, às vezes vale uma bronca neles, hehe. Ou, só fecho o chat e sigo fazendo o meu trabalho quando vejo que aquilo pode me afetar de alguma maneira.

Quais dicas você dá para quem pretende começar como narrador/comentarista?

Estude o que você quer fazer e ache meios para viabilizar o seu inicio. Já falei sobre isso algumas vezes, faça! Comece! Não espere tudo estar perfeito para dar o primeiro passo, as vezes tudo que temos é a vontade e nada mais.

Alguns jogadores já comentaram em entrevistas sobre as diferenças de uma competição de esports em formato presencial e uma competição online. Para quem narra ou comenta, há alguma diferença também?

Existe sim. Muda a atmosfera por completo. Muda para o jogador, para o público e consequentemente para nós também. Eventos presenciais colocam grandes equipes e talentos cara a cara e isso traz um ar mais “pegado”.

Considerações finais: algum agradecimento que queira fazer, algum desabafo, algum comentário sobre o cenário dos esports, etc. Este espaço é seu!

Obrigado a todos que me acompanham, eu tento retribuir ao máximo todo amor e força que vocês tem me dado em vários momentos da minha vida e também carreira. Auuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!

Siga a BTS Brasil no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!

Texto por Vitor Santos

Tags: