BTS Entrevista: HeyAfro, streamer do projeto Wakanda Streamers

Alô fãs de esports e seguidores da BTS Brasil! Hoje temos mais uma matéria da seção BTS Entrevista! Semanalmente, traremos entrevistas com figuras ligadas aos games e aos esports, para que você saiba mais sobre os nomes conhecidos dos games e da internet em geral.

Hoje falaremos com o Willian, mais conhecido como HeyAfro, streamer membro do projeto WakandaStreamers:

Primeiramente, uma apresentação sua: o que faz da vida, sua formação, quem é o HeyAfro fora das lives, etc.

Opa, eu sou o Willian! Tenho 29 anos, sou atleta profissional de atletismo a 11 anos ainda na ativa haha, o sonho olímpico ainda vive. Sou formado em educação física, e dentro ou fora das lives sou literalmente a mesma pessoa maluca e decidida, que quer ver o sorriso no rosto de todo mundo.

Como você começou com as lives?

Engraçado falar sobre isso, eu jogo tibia desde final de 2002 e não parei até hoje. Mas no final de 2018 eu estava jogando nosso Tibão no Discord com um amigo, e eu sempre falei demais, várias vezes eu falava um monte e ele não respondia. E eu ficava “o Vitor me entendeu? Responde velho”, e ele só falava “uhum, sei”, hahaha. Depois de alguns dias assim ele falou que eu devia gastar minha energia fazendo live que eu ia ter com quem conversar, porem eu nao tinha a mínima ideia do que era live, não sabia o que era Twitch nem nada, ele me apresentou tudo, mas nao tive interesse. 

Até que eu vi um amigo streamando e ele estava com 40 pessoas na live e a qualidade tava muito ruim. Não a live, mas a qualidade de vídeo, porque ele só conseguia streamar em 360p, aí eu pensei “vou tentar”. 

E eu tenho um problema, que quando eu decido fazer algo eu me jogo de cabeça. Então comecei a estudar tudo, como colocar alertas, configurações e tal, na primeira live já tava tudo certinho e recebi um donate de 15 reais de um tal de VITIM falando que eu era muito engraçado. E por incrível que pareça ele acompanha a live até hoje, hihi. 

Como surgiu o Wakanda Streamers e como surgiu a oportunidade de se juntar ao grupo?

A Wakanda surgiu em 2018 de uma iniciativa de reunir, ajudar e impulsionar a comunidade preta idealizada pelo Tales “TalixXGamer”. Querendo ou não, éramos poucos e normalmente sofremos ataques nas lives ou onde estivéssemos criando conteúdo, e não tínhamos em quem se apoiar. E dentro dela temos suporte, troca de experiências, incentivos, é bom saber que não se está sozinho. 

Se não me falha a memória, eu conheci a Wakanda Streamers no começo de 2019. O Tales entrou em contato comigo e me apresentou o projeto, e obviamente era impossível eu não entrar né, e quando entrei tinha bem poucas pessoas. Hoje a demanda é tanta que temos lista de inscrição, abertura de vagas e tudo mais.

Quais são suas referências/inspirações?

Engraçado que no esporte, como faço atletismo todo mundo acha que vou dizer que o Usain Bolt, mas minha maior inspiração é o Yohan Blake, segundo homem mais rápido do mundo. 

Digamos que o Bolt nasceu pra correr, e o Blake era bom, mas treinava infinitamente mais que o Bolt, o próprio Bolt disse isso numa entrevista em 2011 quando foi eliminado da final dos 100 metros no mundial de Daegu. E o Blake me mostrou que não importa se o cara tem talento, se é o melhor do mundo, o importante é fazer o máximo o possível pelo seu sonho, simples assim.

Nas lives eu já cito Buozzi, Jukes, Pijack, esses três malucos fazem o que eu mais aprecio: abrem a live com um sorriso no rosto e dispostos a fazer de tudo para alegrar quem os assiste.

Quais dicas você dá para quem quer começar como streamer? Tem alguma palavra de incentivo específica para o público negro e/ou periférico?

Cara ser streamer é um bagulho doido, muita gente espera muito da plataforma mas a verdade é, que além de ter que criar um conteúdo bom, você tem que ter um pouco de sorte. Mas acho que o mais importante é horário e constância, isso serve para qualquer coisa na vida.

O maior incentivo que existe é o povo preto ter orgulho de ser quem é, e mano: não liga se alguém vir falar besteira na tua live ou seja lá onde for, simplesmente reporta ou denuncia nos meios certos, é mó perda de energia ficar discutindo com essa gente.

Ainda sobre o público negro e/ou periférico, muitos ainda carregam a ideia de que este público não consome games e esports; o que não é verdade se você olhar jogos como Free Fire, que tem grande sucesso entre pessoas de menor classe social. Na sua opinião, o que pode ser feito para melhorar essa adesão destes dois públicos aos games?

É complicado conversar sobre isso, ver o valor de um salário mínimo e o valor para ter um computador com internet para jogar os games que tem hoje, é um preço estratosférico. O Free Fire teve esse BOOM porque hoje em dia é fácil ter um celular e ele roda praticamente em todos, a internet já tem wifi em vários lugares gratuitamente, dentro de um shopping ou praça por exemplo. 

Sinceramente no brasil não consigo enxergar um ponto onde juntamos esses dois mundos, creio que diminuir os impostos e melhorar o salário seria um bom começo, e OBVIAMENTE educação básica, mas parece que no brasil isso não é prioridade.

Por fim, faça suas considerações gerais: sobre o cenário, sobre suas perspectivas para o futuro, algum desabafo que queira fazer, esse espaço é seu!

É tão gratificante ver como o cenário está crescendo com as minorias ganhando espaço, lembro que quando comecei a streamar na wakanda tinha apenas 8 ou 10 pessoas, hoje já passa de 100 fácil. 

Sinceramente? No futuro eu quero muito poder ver mais esse povo em evidência, não aquele hype só em certos momentos sabe? Tipo perto da consciência negra ou algo do gênero.

Eu sempre fico nervoso respondendo perguntas assim hahaha, eu não sei o porquê mas é estranho, mas fico muito feliz de ser chamado pra esse tipo de coisa e poder somar um pouquinho e incentivar mais pessoas a começar a seguir seu sonho e lutar por isso.

E quero deixar claro que em 2024 eu Willian/HeyAfro irei fazer o índice olímpico para a prova dos 100 m e revezamento 4 x 100 m, e se tudo der certo quero poder transmitir minha prova na Twitch, hihihi.

Obrigado pelo convite, coza max quirida. 😀

Gostou do bate-papo? Segue o Willian no Twitter e assiste as lives dele na Twitch!

Siga a BTS Brasil no FacebookInstagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!

Texto por Vitor Santos

Tags: