BTS Entrevista: Dedé Sapolnik, campeão do BTS Urlacher Tournament

Alô fãs de esports e seguidores da BTS Brasil! Hoje temos a estreia de uma nova seção no nosso site: a BTS Entrevista! Semanalmente, traremos entrevistas com figuras ligadas aos games e aos esports, para que você saiba mais sobre figuras conhecidas do esporte eletrônico. 

Hoje temos um jovem talento do futebol americano: Dedé Sapolnik, jogador de Madden NFL que recentemente se sagrou campeão do BTS Urlacher Tournament, torneio organizado pela BTS Brasil. 

Com apenas 15 anos, Dedé Sapolnik venceu adversários mais velhos e mais experientes para ser campeão do BTS Urlacher Tournament

Primeiramente, uma apresentação sua: fale mais sobre você, o que faz da vida, sua formação, quem é o Dedé fora dos campos virtuais da NFL.

Meu nome é André (mais conhecido como Dedé), tenho 15 anos, moro em São Paulo, SP. Atualmente estou no 1º ano do ensino médio. Nesses tempos de quarentena costumo só estudar, jogar videogame, ver uma série às vezes, não sai muito disso, saio muito raramente de casa para fazer alguma coisa.

Como você começou a competir nos games?

Comecei a jogar Madden online em Abril de 2020 pelo Ultimate Team, joguei minha primeira liga em Maio do mesmo ano, e só fui jogar meu primeiro campeonato mesmo em Outubro, já no Madden21, lançado no fim de Setembro.

Como surgiu a paixão por um esporte ainda tão pouco difundido/enraizado no Brasil?

Meu primeiro contato com o Futebol Americano foi em um Super Bowl, como a maioria imagino eu. Mas foi só em 2019 que meu amigo de escola me apresentou a NFL de verdade e foi me ensinando as regras e toda a complexidade do esporte.

Muitos clubes tradicionais do futebol brasileiro investiram e ainda investem no futebol americano (Corinthians com o Steamrollers, por exemplo). Acha que com o crescimento dos esports, os clubes possam investir em equipes virtuais de futebol americano?

Acredito que dá sim para os times investirem no cenário nacional de Madden, com um pouco de vontade da comunidade de criar um ambiente competitivo no Brasil, podemos ver em um futuro próximo equipes grandes e tradicionais do Futebol migrando para este mundo virtual do Futebol Americano.

Pensa ou já pensou em se arriscar no futebol americano de verdade?

Atualmente eu pratico o futebol americano, jogo como Recebedor, porém comecei a jogar agora, não completei nem 1 mês de treinos, ainda sou bem inexperiente.

Falando agora da BTS Brasil: como foi a experiência do BTS Urlacher?

Minha experiência no BTS Urlacher foi incrível, me diverti muito jogando as duas edições do torneio. Todas as pessoas me atenderam super bem, responderam a tudo que eu perguntava, a organização foi sensacional, não tive nenhum problema com nada. As transmissões na minha visão foram boas também, sem nenhum grande problema. Com certeza participaria mais vezes.

Considerando-se os competidores do BTS Urlacher, quais deles você teve mais dificuldades pra vencer? E quais costumam ser os maiores desafios para todos?

O adversário que eu mais tive dificuldade no torneio foi certamente o Felipe Itália na final, o placar final realmente não expressou o que aconteceu naquele jogo, tive que estar concentrado 100% do tempo para conseguir levar a vitória. Mas também tiveram vários jogos duros durante as edições do campeonato em que exigiram muito de mim.

Falando em nomes: quais jogadores são suas referências/inspirações no cenário? E quais novatos no cenário podem surpreender, para você?

As minhas referências no Madden são mais de fora do país, gosto muito do Young Kiv e também do Dcroft, dois monstros reconhecidos dentro da comunidade. Sobre os jogadores do Brasil, tem certamente muitos jogadores bons e com talento, não conseguiria nomear todos porque eu iria certamente esquecer de alguém.

Por fim, faça suas considerações gerais: sobre o cenário, sobre suas perspectivas pro futuro na carreira, algum desabafo sobre o cenário que queira fazer, esse espaço é seu!

Queria só agradecer pela oportunidade de estar falando aqui, conversando, foi uma honra participar dos campeonatos e que venham mais por aí!


Para você que se interessou sobre o nosso jovem campeão, ele pode ser encontrado no Twitter e no Instagram. E, para quem quiser rever as partidas do BTS Urlacher Tournament, temos o nosso canal de esportes!

Siga a BTS Brasil no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!

Texto por Vitor Santos

Tags: