Recentemente, algumas discussões surgiram entre a comunidade de Overwatch, sobre como o competitivo do FPS estava e sobre como poderia ser. Dessa forma, a Blizzard se pronunciou no site oficial do jogo, dando detalhes a respeito das competições do jogo.
Seguem abaixo alguns trechos do texto, conforme publicado:
Overwatch é, fundamentalmente, um jogo competitivo. É rápido, dinâmico e atinge seu auge quando duas equipes bem equiparadas estão competindo pela vitória.
Nosso objetivo como equipe de desenvolvimento é garantir que todos os nossos jogadores tenham a oportunidade de vivenciar a emoção da competição. Desde os altos e baixos de jogos em grupos organizados até a empolgação de assistir aos melhores jogadores do mundo competindo em eventos ao vivo. As competições de e-sports são essenciais para qualquer jogo competitivo de sucesso, e em Overwatch 2 não seria diferente. Hoje, estamos animados para falar sobre o que vem por aí para o E-sports de Overwatch.
Nossa filosofia conforme entramos no próximo capítulo do E-sports de Overwatch é simples: criar e fomentar um ecossistema de e-sports mais acessível, do qual qualquer pessoa possa participar, que seja constantemente ativo, tenha foco regional e proporcione experiências tanto para os participantes quanto para os fãs. Overwatch 2 é um jogo para todos, e nossa intenção é garantir que qualquer pessoa que tenha habilidade possa demonstrá-la.
Dito isso, estamos empolgados para apresentar nossos novos programas do E-sports de Overwatch.
Em 2024, nossos esforços no e-sports serão diversificados, e o primeiro programa que temos o prazer de apresentar a todos é a Overwatch Champions Series (OWCS). A OWCS é o nosso novo circuito competitivo internacional, aberto a jogadores em toda a América do Norte (AN), Europa, Oriente Médio e Norte da África (EMEA) e Ásia.
A temporada de 2024 contará com várias fases competitivas, com cada região tendo seu próprio conjunto de Classificatórias Abertas, dando aos jogadores a habilidade de formar suas próprias equipes e disputar por seu lugar no Evento Principal. As fases culminarão em dois eventos internacionais presenciais e ao vivo, reunindo as regiões para o auge da competição de Overwatch, no maior palco que o E-sports de Overwatch já teve.
Vamos nos aprofundar em como cada região funcionará na OWCS.
Na América do Norte e EMEA, as equipes participarão de quatro fases competitivas ao longo do ano, juntamente com nossos dois eventos internacionais da OWCS. Cada fase contará com uma Classificatória Aberta e um Evento Principal online, em que os jogadores podem ganhar pontos de circuito, utilizados para determinar a qualificação para eventos internacionais.
Os jogadores podem ganhar pontos de circuito por bom desempenho em cada uma dessas fases. Quanto mais pontos uma equipe obtiver, melhor será sua classificação e sua posição na chave para cada evento seguinte.
As fases da OWCS na América do Norte e EMEA apresentarão três fases únicas de torneio: Suíça, de Grupos e o Evento Principal. A Classificatória Aberta conterá a fase Suíça, juntamente com a de Grupos, que qualifica as equipes para o Evento Principal. A fase Suíça receberá (no máximo) 512 equipes, visando qualificar 16 delas para a de Grupos. Essas 16 equipes competirão em grupos de 4, sendo que as 2 melhores de cada grupo avançarão para o Evento Principal. Este último consistirá em um torneio regional de eliminação dupla com 8 equipes, tudo realizado por meio dos nossos novos parceiros na FACEIT.
Fiquem ligados para mais detalhes sobre a programação das regiões da América do Norte e EMEA, anunciados posteriormente.
Estamos animados para anunciar essa parceria com a FACEIT, cujo envolvimento tanto na OWCS da América do Norte quanto da EMEA impulsionará nossa capacidade de proporcionar excelentes experiências à comunidade de e-sports. A plataforma oferece uma infraestrutura aberta que permite que todos os jogadores encontrem uma rede para se conectar com competições, equipes, chaves e classificações, simplificando toda a experiência.
Estamos empolgados pela parceria com a DreamHack, já que seus festivais têm sido epicentros para os jogos competitivos por muitos anos. Estamos extremamente entusiasmados para levar alguns dos nossos momentos mais marcantes do E-sports de Overwatch para o palco deles, com a OWCS organizando dois torneios internacionais ao vivo na DreamHack durante a temporada de 2024: um no verão, durante o meio da nossa temporada, e outro no outono, como nossas Finais de Temporada.
O primeiro evento internacional, a OWCS Major, acontecerá no DreamHack Dallas, de 31 de maio a 2 de junho. Nossas Finais de Temporada deste ano também farão algo que a comunidade há muito tempo desejava ver: trazer os principais eventos ao vivo do E-sports de Overwatch para a Europa. As melhores equipes de cada uma de nossas principais regiões se reunirão na DreamHack Stockholm ainda este ano, conforme buscamos coroar os primeiros campeões da OWCS.
Fiquem de olho para mais detalhes e datas específicas do início da programação OWCS e FACEIT, anunciadas posteriormente.
Maiores informações podem ser conferidas no site oficial de Overwatch, com a programação relacionada ao competitivo do FPS sendo explicada em detalhes.
Siga a BTS Brasil no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!
Texto por Vitor Santos