Automobilismo: piloto de esports competirá na F2 real em 2022

O piloto turco Cem Bölükbaşı, conhecido por competir nos esports, vai correr na Fórmula 2 em 2022, juntando-se à equipe Charouz em sua segunda temporada completa nos monopostos da vida real. O contratação do jovem piloto acontece na sequência da sua participação na Euroformula Open, categoria na qual terminou em quinto na classificação geral em sua última participação.

Ele fez uma aparição única na etapa de Hockenheim da Fórmula Renault Eurocup em 2019, retornando para as corridas em tempo integral a partir de 2021, competindo na Euroformula e no Campeonato Asiático de F3.

O piloto se mostrou agradecido ao falar sobre sua contratação:

“Estou muito, muito feliz por me juntar à Charouz para a temporada 2022 da Fórmula 2 da FIA. Trabalhei muito para ter uma oportunidade como essa e, antes de tudo, quero agradecer ao Antonín Charouz, dono da equipe, por confiar em mim, farei o meu melhor para honrá-lo”, comentou Cem.

Ainda, ele mostrou grande expectativa em relação à equipe:

“Obviamente, mal posso esperar para entrar no carro para as sessões de testes, depois da minha primeira experiência com um carro antigo de GP2 no ano passado. É o mais próximo que você pode chegar de um veículo de F1 e estou totalmente determinado a dar 110% para aprender a dominá-lo e provar meu potencial como piloto. Eu também mal posso esperar para começar a trabalhar com a equipe, a temporada que está por vir será muito longa e exigente. Estabelecer o melhor relacionamento possível com todos os caras será crucial para o resultado final”, completou.

Sobre a carreira de Cem Bölükbaşı

O turco começou sua carreira no kart, mas eventualmente seguiu para os esports. Ganhou notoriedade ao assinar com a G2 Esports FA Racing, afiliada ao espanhol e bicampeão de F1, Fernando Alonso. Ele também pilotou pela equipe Toro Rosso na série F1 Esports de 2017 a 2019, até que voltou para as corridas reais.

Conheça o piloto de esports que correrá pela Charouz na Fórmula 2 deste ano
Cem Bölükbaşı começou no kart, embora tenha ganho maior notoriedade após ir para os esports

Seu retorno aconteceu quando a equipe turca de carros esportivos Borusan Otomotiv Motorsport contratou-o para sua equipe na GT4 European Series para 2019, em parceria com Ibrahim Okyay por quatro corridas. Ele permaneceu no time em 2020, ocasião em que ele seu colega de equipe Yagiz Gedik terminaram em segundo lugar geral na divisão Pro-Am.

Após terminar em nono na F3 asiática, Bölükbaşı fez a segunda metade da temporada da Euroformula com a Van Amersfoot, vencendo uma corrida em Hungaroring e terminando em quinto na classificação geral. Depois, continuou com o time no teste de pós-temporada da F2 em Abu Dhabi, pilotando no terceiro e último dia após assumir o lugar de Jake Hughes.

Siga a BTS Brasil no FacebookInstagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!

Texto por Vitor Santos

Tags: