O caso “FATA” ainda repercute na Tundra, mesmo após o título do TI11.

Após sua vitória no campeonato no The International 2022 (TI11), “Aui_2000” se tornou a primeira pessoa a vencer o The International como jogador e treinador. Aui_2000 conseguiu vencer o ilustre campeonato como jogador do Evil Geniuses no The International 2015 (TI5) e como treinador da Tundra Esports no TI11.

Os vencedores do campeonato estão compreensivelmente fazendo uma pausa após uma temporada competitiva agitada, mas isso não impediu o técnico canadense de escrever em seu blog cobrindo sua jornada como técnico da Tundra Esports junto com os bastidores.

Nessa postagem, Aui_2000 falou sobre sua jornada como treinador ao longo do ano, bem como os rumores por trás da remoção de “Fata” do plantel no meio da temporada.

“Uma coisa que quero abordar é a remoção de Fata, que ocorreu no início do ano. Mudanças de elenco são difíceis. Os jogadores e eu decidimos não falar sobre os motivos diretos da remoção publicamente porque esse tipo de discussão tende a se tornar extremamente tóxica/negativa. No entanto, quero esclarecer alguns equívocos. Fata não salvou a vaga de Sney [Sneyking] na lista apenas para Sney se virar e chutá-lo. Mesmo agora Sney não quer dizer nada, porque ele diz que Fata se sentirá mal se abordarmos o assunto, mas estou farto dos comentários sobre Sney trair Fata para se salvar porque eles não são verdadeiros.“

O treinador adiantou ainda que a decisão foi tomada maioritariamente pelos jogadores, uma vez que só recentemente foi contratado pela organização como seu treinador principal na altura. Ele também disse que a decisão foi unanimemente aceita por outros jogadores da equipe.

“O que aconteceu foi que dois jogadores se aproximaram de mim e expressaram suas preocupações em relação ao Fata. Naquela época, eu era relativamente novo no time como treinador e os jogadores estavam juntos há muito mais tempo, então eu disse a eles que apoiaria a decisão se todos os outros companheiros concordassem. Os quatro companheiros de equipe então conversaram e chegaram a uma decisão unânime. Foi então confirmado que Saksa estava disponível e disposto a ingressar, então trouxemos o desejo de mudar a escalação para a organização, que, embora insatisfeita, optou por apoiar a decisão da equipe.”

Após o lançamento do blog de “Aui_2000” em suas histórias sobre sua experiência como técnico do time e a saída de “Fata” do time, o atual capitão da equipe “Sneyking” postou sua própria opinião sobre o assunto. Fata foi expulso do time em favor de “Saksa“. No entanto, o chute se tornou um assunto polêmico, pois muitos na comunidade acreditaram que a Tundra Esports prejudicou Fata quando anunciou que o estava removendo do time.

A mudança de lista da Tundra Esports acabou fazendo maravilhas para a organização, já que a equipe conseguiu vencer o The International 2022 (TI11) de forma dominante.

“Sneyking” começou seu lado da história dizendo que as palavras de Aui_2000 e Fata sobre o incidente eram verdadeiras. Ele também acrescentou dizendo que Saksa estava interessado em ingressar no elenco após sua recente passagem pela OG no The International 2021 (TI10), porém a mudança não aconteceu porque Fata acreditava que o time iria prosperar com o mesmo elenco.

Enquanto a equipe alcançou o 3º lugar na primeira turnê da liga regional, os Playoffs Regionais os viram na última posição entre as quatro equipes qualificadas. Após os resultados decepcionantes da equipe durante a primeira parte da temporada, Sneyking observou que os jogadores decidiram por unanimidade que era melhor fazer mudanças no elenco. Embora a organização tenha sido contra a decisão a princípio, Sneyking afirmou que a organização acabou respeitando a decisão da equipe.

Ele então reconheceu que as ações da equipe foram vistas como um ato de traição do ponto de vista de Fata. No entanto, ele também observou que mudanças eram necessárias para ser o melhor time do mundo, já que o time estava com dificuldades de resultado no momento do incidente. Ele também comparou a situação com a situação de “Fly” durante o The International 2018 (TI8), onde ele trocou a OG por uma equipe mais competitiva na Evil Geniuses na época.

Ele então encerrou seu lado da história dizendo que a comunidade deveria parar de enviar comentários odiosos contra seu ex-companheiro de equipe, além de acusar Aui_2000 e Fata de mentirosos por dizerem a verdade de suas próprias perspectivas.