ESL One Stockholm Dota 2 Major: saiba mais sobre o evento
Faltando cerca de uma semana e meia para a conclusão dos circuitos profissionais, já podemos pensar em algumas equipes classificadas para o próximo grande evento na Suécia. Ao mesmo tempo, porém, nem todos os circuitos profissionais se encerrarão agora, sendo que um deles nem ao menos começou.
Além dos imprevistos com algumas regiões de DPC, temos um novo formato para esse próximo grande evento. Quer entender todas as implicações que esses fatos podem causar? Vamos conversar sobre isso:
Formato do 2º Major 2022
O segundo Major do Dota Pro Circuit (DPC) 2021-22, o ESL One Stockholm Dota 2 Major 2022, acontecerá com um formato alterado. O site da ESL indica que o Major começará com 18 equipes competindo na fase de grupos, ao contrário dos Majors anteriores que começaram na fase wild card.
Durante o ESL One Stockholm Dota 2 Major 2022, as 18 equipes serão divididas em dois grupos, com as quatro melhores equipes de cada grupo avançando para a chave superior. As equipes que ficarem em quinto e sexto colocados passarão para a chave inferior, e as três equipes restantes serão eliminadas da competição.
Isso significa que 12 equipes se classificarão para os playoffs do ESL One Stockholm Dota 2 Major 2022, oito das quais começarão na chave superior e quatro na chave inferior.
A fase de grupos decorrerá de 12 a 17 de maio, seguindo-se os playoffs de 18 a 22 de maio de 2022.
Quantos se classificam em cada região?
Antes do início do Tour II, o quantitativo de equipes que se classificariam para os eventos Major já estava definido; a quantidade foi determinada através do desempenho das equipes nos eventos Major do primeiro tour, a temporada de inverno, e durante o último The International.
Porém, algo não estava definido e nem estava sendo cogitado antes do inicio da temporada de primavera: a guerra entre Rússia e Ucrânia, que causou a paralisação do circuito profissional da Europa oriental.
Faltando cerca de uma semana e meia para o término de 4 dos 6 circuitos regionais e com o Major sendo 4 semanas após o termino dos DPC’s, não há tempo hábil para o circuito ocorrer na região nos moldes do que é feito nas demais, já que o calendário dos circuitos são previstos para 5 semanas. Isso, claro, sem considerar possíveis tiebreaks.
Com isso, eu vejo dois caminhos possíveis que a Valve pode seguir:
Redistribuir as vagas:
Caso a Valve opte em redistribuir as três vagas do DPC CIS, o mais provável é que elas sejam cedidas para as regiões com menor número que classificados para o Major. Ou seja, mais uma vaga para o SA, NA e para o SEA.
Pessoalmente falando, tenho certeza que as equipes dessas regiões agradeceriam!
Campeonato mais curto:
Acredito que essa opção seja a mais provável para a Valve, visto que em pronunciamentos vazados, a desenvolvedora ressaltar que quer todas as regiões participando dos grandes eventos.
O cenário chinês, mesmo com a paralisação não corre riscos de ficar de fora do Major, visto que a nova previsão de encerramento é dia 24 de abril.
Bem, levando tudo isso em consideração e a atual classificação dos DPC’s vamos rascunhar o que podemos ver na Suécia:
Nessa primeira consideração, vou contar que a Valve decidiu redistribuir as vagas CIS para as regiões que têm menos vagas:
Claro, mais um parâmetro para ser levado em consideração: as equipes ainda estão jogando e praticamente todas as vagas ainda estão abertas; ainda, muitas equipes estão empatadas, e é muito provável que tenhamos tiebreaks em diversas regiões. Sendo assim, as tabelas não passam de especulações, apenas rascunhos.
Nessa segunda hipótese, vamos contar que ainda haverá um campeonato CIS, e três vagas ficam reservadas para a região:
Ainda sem saber como ficará o próximo grande evento, as equipes continuam se digladiando para garantir suas vagas e não depender dessas possíveis redistribuições.
Independente do que aconteça, só há um local onde podem acompanhar todas as regiões de DPC e verificar o desenrolar para o próximo Major, é claro que somente na BTS Brasil TV!
E caso perca qualquer partida, fica tranquila, é só conferir no nosso canal de vods no YouTube.
Texto por: Refresh
Revisão: Vitor Santos
Tags: