GTA 6 vai trazer melhorias nas animações dos personagens, no trânsito e muitos mais ambientes internos exploráveis
Texto: José Victor “Jasam” Almeida
Novas patentes registradas nos EUA pela Take-Two, publisher do tão aguardado GTA 6, dão dicas sobre melhorias que a Rockstar Games está trabalhando para a próxima edição de uma das franquias mais bem sucedidas da história da indústria dos games. A discussão sobre o assunto começou no Reddit, quando o usuário Temporary-Cicada-392 fez uma postagem enumerando as patentes recém registradas.
Movimentação
Patente US 11620781B1 – “Sistema e Método para Locomoção de Personagens Virtuais”. O novo sistema de movimentação dos personagens de GTA 6 usará “blocos de construção” e não mais animações pré-programadas. Assim, os indivíduos do mapa estão suscetíveis a mudanças em tempo real em suas ações.
A dinâmica de seus atos está suscetível a interferências de topo tipo. Por exemplo, se um NPC for baleado na perna direita, ao andar, ele estará mancando apenas com a perna que foi alvejada. Ou então, durante as já reveladas catástrofes climáticas que estarão presentes no jogo, os personagens podem ter dificuldades de caminhar contra as fortes ventanias.
Patente US 202500952261A1 – “Redirecionamento de animações em tempo real”. Como o nome já dá a entender, a nova tecnologia implementada tem como objetivo proporcionar que as animações se adaptem ao tamanho dos personagens que as executam. Assim, não será mais necessário reanimar a mesma ação várias vezes pensando em tamanhos de corpos diferentes. Personagens altos, baixos, magros e gordos conseguirão executar os mesmos atos de forma realista.
Trânsito e pedestres
A patente de inscrição US20200338450 traz uma inovação na navegação dos NPCs, tanto no trânsito, em carros, motos, etc, quanto dos pedestres pelas ruas e calçadas. O comportamento será diferente dependendo das circunstâncias. Clima, tipo de estrada, densidade do tráfego, horário do dia, tudo influenciará nas precauções e atitudes dos personagens controlados pela IA de GTA 6.
Ambientes internos
Uma das tecnologias mais interessantes que será implementada no novo título da franquia Grand Theft Auto tem a ver com a exploração de ambientes internos. Diferentemente de GTA 5, a maioria das edificações do mapa terão interiores acessíveis. A estimativa é que os jogadores poderão acessar o interior de 70% das casas e prédios do jogo. Para que os ambientes não sejam repetitivos, as decorações dos lugares serão gerados dinamicamente por meio de inteligência artificial.
Os locais possuirão tags que indicarão que tipo de design interno a IA deve reconstruir. E os ambientes gerados não serão eternos. Assim, se você voltar a visitar um local depois de muito tempo, a decoração dele terá mudado, proporcionando um realismo nunca antes experenciado em games de mundo aberto.
GTA Online 2
Uma das novidades registradas traz melhorias especificamente para a versão online do jogo. O objetivo da patente inscrita sob o número US11794114B2 é acabar por completo com as telas de carregamento do modo multiplayer. A ideia é implementar um sistema de transições em tempo real. Dessa forma, permitindo que os jogadores, por exemplo, troquem de modos, cenários ou utilizem a mecânica de viagem rápida sem interrupções e loading screens.
Lançamento
GTA 6 ainda não tem data exata para estrear, mas declarações da Rockstar Games indicam que o lançamento nas plataformas PlayStation 5 e Xbox Series X|S será entre outubro e novembro de 2025. Como de costume, o jogo vai sair também para PC, porém em uma data meses depois em comparação com os consoles.
Siga a BTSBrasilTV no Facebook, Instagram e X e fique por dentro de tudo nos esports!