Vendas de Xbox caem 30%, porém Microsoft comemora vendas de games na concorrência
A Microsoft divulgou como foi terceiro trimestre de seus resultados financeiros fiscais de 2024. A fabricante de software obteve receita de 61,9 bilhões de dólares e lucro líquido de 21,9 bilhões de dólares durante o terceiro trimestre. A receita aumentou 17% e o lucro líquido aumentou 20%.
Este é o segundo trimestre consecutivo que a Microsoft inclui a receita adicional da aquisição da Activision Blizzard, que por um breve período levou os jogos a se tornarem o terceiro maior negócio da Microsoft. Desta vez, os jogos estão de volta ao quarto lugar, atrás do Windows, graças à receita OEM do Windows ter sido mais forte do que o esperado neste trimestre.
Embora tenha sido um trimestre forte para a Microsoft, com a receita do Office e a receita da Microsoft Cloud aumentando 23% ano após ano, as receitas gerais de jogos da Microsoft só aumentaram graças à Activision Blizzard, com a receita de hardware do Xbox caindo neste trimestre, bem como a receita de dispositivos (Surface) caiu mais uma vez.
Neste trimestre, a receita OEM do Windows aumentou 11% ano após ano, uma surpresa dada a orientação anterior da Microsoft de que seria relativamente estável. Este é o preço que os fabricantes de PC pagam para licenciar o Windows para laptops e PCs e, embora tenha sofrido em 2023, voltou a subir ao longo de 2024. A Microsoft espera agora aumentar suas receitas de OEM do Windows durante o verão, com o lançamento do o que chama de “PCs de IA” equipados com os mais recentes chips Snapdragon da Qualcomm.
Agora, se espera que a Microsoft revele seus próprios dispositivos Surface rodando nos chips Snapdragon X Elite e X Plus em 20 de maio em um evento especial de IA e Surface. Esses novos chips podem ser a maior mudança de CPU desde o Apple Silicon, caso sejam capazes de trazer o desempenho e o equilíbrio entre a vida útil da bateria prometida pela Qualcomm.
A Microsoft contará com esse impulso, especialmente no lado do Surface. Mais uma vez, a receita de dispositivos diminuiu no terceiro trimestre em impressionantes 17%. A receita de dispositivos caiu há mais de 12 meses, mesmo com os novos lançamentos de dispositivos Surface e com a Microsoft ter mudado seu portfólio de hardware em meio a demissões. A Microsoft agora tem um novo chefe do Windows e do Surface, após a saída repetina de Panos Panay para a Amazon no ano passado.
Pavan Davuluri assumiu o controle do Windows recentemente, depois de assumir o controle dos dispositivos Surface no ano passado. A Microsoft, então, dividiu os grupos Windows e Surface sob dois líderes diferentes no ano passado, mas agora eles estão de volta a um único líder.
Agora, a Microsoft espera que a receita de dispositivos do quarto trimestre diminua novamente, “em meados da adolescência”, de acordo com a CFO da Microsoft, Amy Hood. O crescimento da receita de OEM do Windows deve ficar na faixa de “um dígito baixo a médio” no quarto trimestre, já que é bem provável que os volumes do mercado de PCs continuem nos níveis pré-pandemia.
Aumento na receita do Xbox e dos conteúdos
Já no lado do Xbox e dos jogos, a receita de conteúdo e serviços do Xbox, a qual inclui o Xbox Game Pass, aumentou em 62%. Mais uma vez, vale ressaltar que os números se devem às receitas da Activision Blizzard que constituem a maior parte da receita.
A Microsoft revelou em fevereiro que o Xbox Game Pass já cresceu para 34 milhões de assinantes, incluindo os membros do Xbox Game Pass Core (antes chamado de Xbox Live Gold). Quatro jogos que antes eram exclusivos do Xbox estão agora disponíveis no PS5, com alguns lançamentos no Nintendo Switch também.
Essa mudança estratégica se limita a esses jogos por enquanto, ao mesmo tempo em que parece ser uma resposta à desaceleração do crescimento do Xbox Game Pass e das vendas do console Xbox. “Estamos expandindo nossos jogos para novas plataformas, trazendo quatro de nossos favoritos dos fãs para Nintendo Switch e Sony PlayStation pela primeira vez”, disse o CEO da Microsoft, Satya Nadella, durante uma teleconferência de resultados. “Na verdade, no início deste mês tínhamos 7 jogos entre os 25 melhores da PlayStation Store, mais do que qualquer outra editora.”
Apesar do sucesso inicial dos jogos Xbox em plataformas rivais, o hardware do Xbox caiu impressionantes 31% neste último trimestre, uma grande queda após um trimestre fraco para as vendas do Xbox durante a importante temporada de férias do ano passado. A Microsoft admite o óbvio em seu relatório de lucros: que a grande queda foi “impulsionada pelo menor volume de consoles vendidos”.
No geral, a receita de jogos aumentou 51%, impulsionada pela receita adicional da Activision Blizzard, que contribuiu com 55 pontos de impacto líquido. Isso significa que, sem a Activision Blizzard, a receita geral de jogos da Microsoft teria diminuído neste trimestre. A divisão recém-adquirida registrou receitas de 1,97 bilhão de dólares durante o terceiro trimestre, mas os custos de integração, transação e outros custos de receita totalizaram 980 milhões de dólares. Com outras despesas operacionais (1,34 bilhão de dólares), calcula-se um prejuízo operacional geral de 350 milhões de dólares para a Activision Blizzard.
O conteúdo e os serviços do Xbox teriam aumentado apenas um por cento sem a Activision Blizzard, deixando claro que esta compra gigante já vem tendo um grande impacto nas receitas gerais de jogos da Microsoft. Assim, parece que o próximo trimestre também será uma história semelhante para os jogos na Microsoft.
Expectativa de queda nas receitas de hardware
A CFO da Microsoft, Amy Hood, diz que a empresa espera que as receitas de hardware do Xbox diminuam novamente no próximo trimestre, assim como o crescimento geral da receita de jogos na região de 40%, com cerca de 50 pontos de impacto da Activision Blizzard. Agora, espera-se que a receita de conteúdo e serviços do Xbox aumente na região de 50% no quarto trimestre, impulsionada por 60 pontos de impacto da Activision Blizzard.
Porém, os negócios de Office e nuvem da Microsoft são mais uma vez as estrelas do show: a receita de produtos comerciais de escritório e serviços em nuvem aumentou 13% ano após ano, e até mesmo o consumidor de escritório aumentou 4% em receita. Os assinantes consumidores do Microsoft 365 chegam a 80,8 milhões agora.
“Neste trimestre, a receita da Microsoft Cloud foi de US$ 35,1 bilhões, um aumento de 23% ano após ano, impulsionada pela forte execução de nossas equipes de vendas e parceiros”, afirma Amy Hood, CFO da Microsoft. A receita de produtos de servidor e serviços em nuvem da Microsoft aumentou 24% graças a um crescimento de 31% ano após ano para o Azure e outros serviços em nuvem.
Ainda, os investidores também procuram sinais de receita provenientes dos grandes investimentos em IA da Microsoft no ano passado, especialmente no lado Azure OpenAI, onde a empresa cobra das empresas a execução de tarefas de IA na nuvem. Do crescimento de 31% da receita do Azure e de outros serviços em nuvem, a receita dos serviços de IA contribuiu com sete pontos — um indicador precoce das receitas potenciais da Microsoft em IA.
Além das principais finanças da Microsoft, Nadella também reservou um tempo para abordar as questões de segurança da empresa durante uma ligação com investidores hoje. “A segurança sustenta cada camada da pilha de tecnologia e é a nossa prioridade número um”, afirma Nadella. “Estamos redobrando esse trabalho tão importante, colocando a segurança acima de tudo, antes de todos os outros recursos e investimentos.”
Siga a BTSBrasilTV no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!
Texto por Vitor Santos
Tags: