A Ninjas in Pyjamas, tradicional organização de esports, anunciou sua saída do competitivo de Dota2. Existente desde o ano de 2000, a equipe tem ampla participação no cenário, conhecida por ter formações competindo em jogos como CS:GO e Rainbow Six, além do time de Dota2 que agora não existe mais.
Em comunicado publicado em seu site oficial, a organização sueca explicou em detalhes sobre sua saída do cenário, citando a pandemia e o difícil ano de 2020 como motivos para isso:
“Este ano teve um grande impacto sobre o que já era um ecossistema instável. Com o adiamento indefinido do DPC e do The International, nos encontramos em um caminho cada vez mais obscuro para a estabilidade financeira dentro do jogo. Estamos vendo uma alta concentração de talentos na região da UE, o que significa que o custo de manutenção é nitidamente mais alto, enquanto as receitas estão diminuindo”, disse a Ninjas in Pyjamas no comunicado.
Ainda, o time agradeceu aos jogadores que integraram suas formações ao longo dos anos, desejando sorte aos mesmos:
“Um agradecimento especial vai para os nossos jogadores que trabalharam duro para melhorar e aceitaram positivamente todas as nossas idéias sobre como repensar a forma atual de abordagem do DotA2. É um grupo de jogadores incrivelmente talentosos que, sem dúvida, irão longe. Desejo a eles muita sorte”
Por fim, o comunicado cita que a equipe “irá reentrar no jogo no nível mais alto, uma vez que a oportunidade correta seja encontrada”, indicando que a saída não é definitiva.
A Ninjas in Pyjamas se juntou ao cenário de Dota2 em 2015, ao absorver a equipe sueca LAJONS. Desde então, venceu competições como a OGA Dota PIT Minor 2019 e GG.Bet Invitational Season 1, bem como dois terceiros lugares na DreamLeague, entre outros títulos.