BTSBrasilTV – Seu site sobre Esports e Games

Com maior velocidade e menor preço, Intel anuncia placas de vídeo ARC B580 e B570

Intel dá início a segunda geração de suas placas de vídeo

Por Vitor Santos

A Intel fez o anúncio de sua nova geração de placas de vídeo Intel ARC, que recebeu o codinome de Battlemage e chega com os modelos ARC B580 e ARC B570. As informações são do portal Adrenaline.

O destaque fica por conta do salto de performance por núcleo Xe, aumento de eficiência e a introdução de novas tecnologias no software, como driver aprimorado e um gerador de quadros via IA (inteligência artificial). Curiosamente, a empresa fez o anúncio na mesma semana em que seu CEO deixou a companhia.

A Intel ARC A580 é uma placa baseada em 20 núcleos Intel Xe de segunda geração, ao passo que a B570 chega com 18 núcleos. A nova placa traz um aumento de 70% de performance graças as reestruturações dos núcleo Intel Xe 2, sendo 24% mais rápida que a A750, que possui 28 núcleos Intel Xe.

Os novos produtos chegam com o foco em 1440p em qualidade ultra, tendo como rivais em performance as Radeon RX 7600 e a GeForce RTX 4060. Ambas as placas são apontadas por AMD e Nvidia como produtos para rodar games em Full HD.

Mas, nas comparações diretas, a B580 fica 10% a frente, em média, da RTX 4060 em games rodados em 1440p no ultra. Em um comparativo mais detalhado em Forza Horzion 5, a empresa deixa claro que em qualidade alta a RTX 4060 fica a frente, porém ao trocar a qualidade gráfica para modos mais avançados, o gargalo de memória de vídeo faz a B580 ficar na frente, com o equipamento sustentando performance em resoluções mais altas e texturas de maior definição sem problemas.

Vale mencionar que tanto a RX 7600 quanto a RTX 4060 são placas equipadas com 8GB de VRAM, uma quantidade que pode ser insuficiente até em 1080p em games na qualidade ultra, e pior ainda em 1440p. A Intel equipou a B580 com 12GB, com B570 contando com 10GB.

Novidades no software das placas da Intel

Além das placas, a Intel anunciou algumas novidades na parte do software delas: a primeira é um gerador de quadros do XeSS, que funciona de forma muito parecida com o gerador de quadros do DLSS, mas com uma vantagem: não vai demandar hardware novo para ser usado, de tal forma que donos de Intel ARC A series poderão usufruir do recurso sem problemas.

A novidade se dá porque a análise de fluxo óptico não será feita por hardware novo, como foi feito nas GeForces RTX 40, que introduziram um acelerador de fluxo óptico. As inferências serão feitas via IA, sendo então combinadas com as informações dos vetores de movimento do motor gráfico do jogo.

Como as duas informações vão apresentar discrepâncias, um modelo de IA fará o processo para unificar as duas informações, gerando assim um quadro produzido via IA.

Por fim, ao unir upscaller já presente no Intel XeSS com o gerador de quadros, a Intel trouxe ganhos de até 4x na performance final de um game, partindo da resolução original até o gameplay com upscaling e geração de quadros através da IA.

Outro recurso já presente nas rivais que agora chega nas Intel ARC é o modo de baixa latência: o Intel XeLL, ou Xe Low Latency, é bem parecido com a lógica do Nvidia Reflex, no qual a API vai otimizar a linha de produção do quadro para realizar as ações de renderização nos momentos mais oportunos, reduzindo assim a latência total do sistema e tornando o gameplay mais responsivo.

Melhorias no driver

Outra novidade sobre as Intel ARC é que as placas também vão receber uma nova interface do driver, começando por ajustes mais complexos de exibição de imagem, sendo possível agora mexer em escalas de resolução e outras funções do tipo via hardware.

Ainda, existirão recursos de limitação na produção de quadros e outros ajustes de performance, com diagnósticos mais detalhados da produção de quadros e estatísticas dos componentes da placa de vídeo.

Mas, o maior aprofundamento fica na parte de overclock: a Intel deu ferramentas mais completas em uma interface amigável no driver que permite ajustes nas frequências e tensões de operação, resultando em offsets para mudar o funcionamento das Intel ARC e viabilizando aumentos de performance. As novidades vão estar disponível para as novas Battlemage e também para a primeira geração, codinome Alchemist, das placas ARC A series.

Preços e disponibilidade das novas placas

As Intel ARC Battlemage, com as ARC B580 estará disponível a partir do dia 13 de dezembro, com preço sugerido de 249 dólares (cerca de 1500 reais). A B570 vem logo depois, no dia 16 de janeiro, com preço de 219 dólares (1320 reais). Esses valores trazem uma concorrência interessante para a RTX 4060, que atualmente custa 299 dólares (cerca de 1800 reais), e a Radeon RX 7600, que atualmente é vendida por 249 dólares em varejistas online americanos.

Ainda não temos notícias sobre o lançamento de futuros modelos, embora haja potencial para um lançamento da linha B700, trazendo a contagem de 32 núcleos Xe, como feito na A770 de primeira geração, bem como um produto de entrada com 8 núcleos Intel Xe, como feito com a A380.

Siga a BTSBrasilTV no FacebookInstagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!

Rolar para cima