The International 10: Romênia reconhece oficialmente os esports no país
No dia 21 de julho, a cúpula Esports Summit Bucharest 2021 se iniciou na Romênia, tendo como sua principal pauta o reconhecimento oficial dos esports no país.
Uma organização de Dota2 local, a No Bounty Hunter, compartilhou o curso da cúpula em suas redes sociais. De acordo com as suas informações, a Romênia fará alterações na legislação em vigor no final deste ano:
- As equipes e organizações poderão se registrar oficialmente como clubes esportivos.
- Pro-players serão oficialmente reconhecidos como esportistas de acordo com a legislação.
No Brasil, por exemplo, atletas de alto rendimento sem patrocínio podem se submeter ao Bolsa-Atleta, o programa que busca dar condições necessárias para que eles se dediquem ao treinamento esportivo e possam participar de competições que permitam o desenvolvimento de suas carreiras.
Em junho, foi informado que a Romênia sediará o maior torneio da história do Dota 2 – The International10, com um prêmio total de US$ 40.018.195,00. A notícia da competição ser sediada no país do Leste Europeu veio na esteira de uma mudança de sede em decorrência da pandemia de Covid-19; originalmente, o TI10 aconteceria na Avicii Arena, que fica na Suécia, porém o país escandinavo anunciou restrições que levaram à mudança para a Romênia.
Os dezoito equipes participantes se encontraram entre os dias 7 e 17 de outubro no Estádio Nacional de Bucareste, são elas: Evil Geniuses; PSG.LGD; Virtus.Pro; Quincy Crew; Invictus Gaming; T1; Vici Gaming; Team Secret; Team Aster, Alliance, Beastcoast; Thunder Predator; Undying; SG e-sports; OG; Team Spirit; Elephant e Fnatic.
Tags: