Subnautica: Below Zero chega aos consoles da geração atual

A franquia Subnautica ganha mais um título! Subnautica: Below Zero chegou hoje, 14/05, já estando disponível para os consoles da geração atual. Os eventos da história se passam um ano após o primeiro título da franquia, trazendo novamente os elementos de exploração que fizeram com que Subnautica caísse bem no gosto do público.

Desta vez, a ambientação do jogo é diferente: agora toda a exploração acontece em um planeta glacial, onde as criaturas possuem características que permitiram a adaptação num ambiente hostil como esse.

Trazendo elementos de exploração em um planeta hostil, Subnautica: Below Zero chega aos consoles da geração atual

A protagonista é uma cientista autoexilada, de nome Robin, que está tentando descobrir o que aconteceu com sua irmã neste planeta alienígena. Segundo a megacorporação Alterra, ela “morreu por negligência”, embora fique claro que a mesma esteja encobrindo algo. Porém, a megacorporação citada deixou estações abandonadas em toda a região polar de 4546B, o mundo aquático do último jogo. A mecânica do jogo escanear peixes, criar mechas subaquáticas, perfurar cobre e construir sua própria base subaquática enquanto a protagonista coloca sua máscara de oxigênio em cada recife de coral e túnel de gelo em busca da verdade por trás da morte de sua irmã.

Confira abaixo um trailer com o gameplay de Subnautica: Below Zero:

Como já deve ser imaginado pelos que conhecem o jogo faz tempo, o processo de criação de itens a partir do colhimento de itens é uma das mecânicas essenciais. A jogabilidade não deverá ter mudanças muito bruscas, mas ao invés disso a jogabilidade do título anterior será refinada.

Além das mecânicas que voltam a aparecer, como saúde, fome e sede, os jogadores agora têm um medidor de temperatura que é ativado quando estão em terra. Se o jogador for exposto a condições climáticas adversas, ele começará a desenvolver hipotermia. Isso pode ser evitado encontrando abrigo em cavernas ou edifícios, utilizando plantas ou ferramentas que podem aquecer o jogador, e criando equipamentos de sobrevivência apropriados que permitem ao jogador ficar do lado de fora em condições climáticas adversas por longos períodos de tempo.

Uma novidade de Subnautica: Below Zero fica por conta dos níveis de dificuldade que podem ser escolhidos:

Modo Sobrevivência: o jogador deve gerenciar saúde, fome, sede, oxigênio e temperatura. Após a morte, eles reaparecem, mas certos itens são perdidos de seu inventário.
Modo Liberdade: assim como o modo Sobrevivência, mas com a fome e a sede desativadas.
Modo Hardcore: assim como o modo Sobrevivência, mas se o jogador morrer, o jogador não poderá mais reaparecer e o arquivo salvo será excluído permanentemente.
Modo Criativo: saúde, fome, sede, oxigênio e temperatura são desativados, todos os projetos de artesanato são adquiridos e nenhum recurso é necessário para criar. Além disso, são fornecidos os submersíveis, um Seaglide, um compartimento móvel para veículos, uma faca, uma lanterna, um construtor de habitat, um scanner e um canhão de propulsão. Eles não precisam de uma fonte de energia e não podem ser danificados (a menos que o jogador os danifique intencionalmente).

Subnautica: Below Zero está disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series e Nintendo Switch.

Siga a BTS Brasil no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!

Texto por Vitor Santos

Tags: