Nigma Galaxy: será o fim da era KuroKy?

Com uma temporada esquecível na bagagem, a Nigma Galaxy fará seu último jogo do tour de primavera contra a Team Secret. A série, a principio, não vale nada para a equipe de “Miracle-” e “KuroKy”, visto que já estão rebaixados para a segunda divisão do DPC WEU. Porém, com a adição de Adrian “Fata” na última semana essa partida pode reforçar o principal ponto que vamos abordar aqui nessa matéria, que é uma grande reformulação na line.

Antes de discorrer sobre essa possibilidade, quero reforçar o porquê de tanto espanto desse rebaixamento. A atual line da Nigma conta com 4 jogadores que juntos foram campeões do The International 2017: Amer “Miracle-“, Ivan “MinD_ContRoL”, Maroun “GH” e Kuro “KuroKy”, na época defendendo a Team Liquid.

Será o fim da era KuroKy na Nigma Galaxy? Só o tempo dirá

Os mesmos 4 jogadores, ainda pela Liquid, foram vice-campeões do The International 2019, onde chegaram na final pela lower bracket, no estilo “underdog” de forma aclamada pelo fãs. Além das conquistas como equipe, os players também se destacaram individualmente durante sua carreira.

Em 2016, por exemplo, tivemos “Miracle-” ganhando da Esports Industry Awards o prêmio de Esports revelação do ano; a maior parte da temporada o jogador estava atuando pela OG, algo que também ilustra que não é de hoje que a OG é um celeiro de jovens talentos. E um ano depois, veio o título de Esports PC Player do ano, também pela Esports Industry Awards.

Se ficou impressionado com os feitos de “Miracle-“, vamos abrir o currículo do capitão Kuro “KuroKy” :

  • GosuAwards 2008: 1º lugar como melhor carrier
  • GosuAwards 2010: 3º melhor jogador – escolha popular
  • GosuAwards 2012: 4º melhor suporte – escolha popular
  • JoinDOTA Awards 2013: 1º melhor dupla de suporte (Junto de Puppey)
  • JoinDOTA Awards 2014: 1º lugar como melhor carrier

Além de tais feitos, ele está empatado com iceiceice e LaNm pelo segundo maior número de aparições no The International, sendo nove ao todo.

Porém, nem a lista de façanhas individuais e em equipe foram o suficiente para fazer a Nigma Galaxy escapar de uma temporada vergonhosa: a equipe simplesmente não venceu nenhuma série disputada e pode terminar a temporada assim.

Bom, com um golpe dessa magnitude, acredito que a organização comece a repensar sua estratégia no Dota2, assim como a Alliance que sofreu uma grande reformulação após o rebaixamento, ou a OG após o último The International. Vejo esse como sendo o próximo passo da Nigma, e isso já pode ter sido iniciado.

O “grito de socorro” à Fata na penúltima rodada pode simbolizar que o player, conterrâneo de KuroKy, está com a equipe para se adaptar à algumas particularidades, entender melhor alguns comportamentos e encarnar o espírito dessa equipe num eventual processo de remontagem de elenco, semelhante a presença de Misha junto do time da OG durante o The International.

Fata tem experiência no quesito: além de ser um jogador rodado e com muita bagagem, foi ele que uniu a atual line da Tundra, que antes era uma equipe independente com o nome de Mudgolems.

Nesse ponto, você pode estar se perguntando: “porque uma line tão estrelada seria reformulada?” Bem, tenho um exemplo claro que resume bastante essa discussão, a OG.

Com isso em mente, temos um novo “problema”: OK, vamos reformular, mas qual players vamos chamar para vestir essa camisa?

Eu analisei algumas boas opções que a Nigma pode trazer para responder à esse rebaixamento e começar um novo projeto para a próxima temporada.

Vou colocar dois pontos importantes antes de levantarmos alguns nomes para compor essa possível nova line:

1º – Fata será o suporte 5 e capitão dessa nova equipe;

2º – Como é tendência nas reformulações (vide OG e Virtus.pro), as organizações vão procurar jogadores jovens e de alto nível.

Tendo essas pontos esclarecidos, vamos observar algumas opções e por fim vou montar uma line que me agradaria vestindo a camisa da Nigma Galaxy WEU:

A Entity, antiga Creepwave, têm nomes interessantes no elenco, alias, a Creepwave foi onde a OG foi buscar opções, já que bzm, ATF e o coach Chu vieram de lá.

Entre os cinco players, chamo atenção para dois deles: primeiro, o HC Holandês Remco “Crystallis”, jogador de 20 anos que recentemente entrou no seleto grupo de players 12k mmr.

Cristallis também vem chamando atenção nessa temporada pelo seu irreverente pick de Huskar HC.

O outro player da organização que vale a pena ser observado é o midlaner Daniel “Stormstormer”: a nacionalidade alemã do esportsman pode ser um fator chave para contar com ele, visto que Fata, KuroKy e o atual coach Rmn- são alemães, algo que facilitaria na comunicação, costumes e afins.

A segunda divisão WEU também apresenta alguns nomes interessantes como: lil pleb, HC da CHILLAX, Bengan, suporte dedicado da Chicken Fighters e Peksu, suporte da Goonsquad.

Outras opções podem vir da vizinha Europa Oriental: a região não teve o DPC nessa temporada por conta da guerra, algo que não sabemos até quando pode se estender. Mas, sair do CIS pode ser visto com bons olhos por vários players já que alguns deles já jogam no WEU, como Kamil “agressive child” (também conhecido como ‘Koma’), HC da Chicken Fighters e Vladislav “Kataomi`”, suporte da Entity.

Boas opções que ainda estão na região e não jogaram esse DPC são os suportes ex-Virtus.pro: “Illias” Ganeev e Vitalie “Save-“, além de players que vinham chamando atenção nas surpreendentes lines de PuckChamp e HellRaisers.

Além desses, outra boa opção é o nosso querido brasileiro Rodrigo “LESLÃO” que está sem time desde que deixou a Alliance na campanha que resultou no rebaixamento da equipe.

Outro ponto importante de se ressaltar é que não necessariamente todos os players têm que deixar a Nigma para uma reformulação, e até mesmo acho difícil que todos deixem a organização.

Bem, essa é a minha sugestão de uma próxima lineup para a Nigma Galaxy disputar a segunda divisão WEU, levei em consideração o atual momento e atual equipe do player, nacionalidade, localidade atual, idade e rank.

Pos1 – Remco “Crystallis”

Pos2 – Amer “Miracle-“

Pos3 – Abdimalik ” Malik”

Pos4 – Vitalie “Save-“

Pos5 – Adrian “Fata” – capitão

Coach – Kuro “KuroKy”

O que você da minha sugestão e mais importante, qual é a sua? Escreva lá nos comentários dessa matéria no Twitter!

Texto: Refresh

Revisão: Vitor Santos

Tags: