Após a conclusão das partidas no Dota 2 Pro Circuit (DPC) da Europa Ocidental, a Tundra garantiu seu terceiro lugar na tabela. Apesar de ter uma pontuação de 4-3 neste Tour (assim como a Team Liquid), o time da Tundra não precisou jogar um desempate, pois havia vencido o último no confronto direto. Bem, pelo menos é isso que o livro de regras oficial do DPC indicava.
Desde então, a Dreamhack supostamente mudou essas regras sem aviso prévio, causando frustração entre jogadores profissionais. Após uma enxurrada de críticas, a ESL e a DreamHack voltaram atrás em uma mudança controversa e repentina em suas regras de desempate do DPC. As mudanças foram comunicadas às equipas na manhã do dia 21 de abril após uma noite de incerteza.
A mudança surpresa nas regras de desempate foi criticada por jogadores e membros da comunidade:
Após isso a Liquipedia, um recurso independente administrado pela comunidade para torneios, removeu os eventos ESL e DPC do DreamHack do site. O evento do Perfect World também foi removido por motivos semelhantes.
Os eventos enviados à Liquipedia devem ter regras claramente definidas como parte de sua submissão. Conforme explicado em um post do Reddit, duas regras principais foram quebradas:
- As regras devem deixar claro como o evento funcionará em sua totalidade;
- Os organizadores do torneio não devem alterar as regras enquanto o evento estiver em andamento.
A mudança das regras de desempate do DPC no último momento violou essas políticas, levando os moderadores da Liquipedia a remover os eventos. Como resultado, fãs, jogadores e qualquer um que quisesse ver as pontuações dessas três regiões do DPC não poderia fazê-lo. Embora os resultados ainda estivessem disponíveis no site oficial de programação do Dota 2 (muitas vezes esquecido), isso inevitavelmente causou uma confusão em massa. A situação só terminou ontem (21/04), quando as regras de desempate foram alteradas de volta.
Todo esse cenário é um problema enorme, visto que as equipes esperam e devem aderir ao mesmo conjunto de regras durante todo o torneio.
É incrivelmente preocupante que caiba à Liquipedia fazer o papel de árbitro da integridade competitiva. Mas com a abordagem adotada pela Valve para a cena, cabe aos organizadores do torneio manter essa integridade. Organizadores cujas motivações às vezes não são puramente organizar um bom torneio.
Afinal, a audiência em qualquer desempate surpresa e de alto risco entre as melhores equipes da WEU certamente seria alta…
Texto: Refresh
Revisão: Vitor Santos