A OG é uma equipe conhecida pela sua forma irreverente de jogar e de draftar, mas convenhamos que a escolha de Huskar no game 2 contra a Tundra foi totalmente inesperada até mesmo para eles.
O herói tinha, antes dessa partida, o status de ser o único que ainda não havia sido escolhido em todo o DPC. Em nenhuma região ou divisão alguém havia jogado de Huskar, mas isso até a última quarta.
Porém, mesmo sem estar presente no DPC, o herói apareceu em outras competições e foi testado em jogos profissionais durante a BTS Pro Series 9, Huya Dota2 Winter e principalmente durante a Dota 2 Champions League 2021-2022, que talvez tenha sido a fonte de inspiração da opção da OG.
Os mais de 5 meses de patch também vem fazendo com que as equipes busquem novas opções entre os 122 heróis disponíveis, e assim opções menos tradicionais do 7.30 vem se tornando um pouco mais frequentes.
O próprio Huskar, Bounty Hunter, Zeus, Shadow Shaman, entre outros, são alguns que estiveram em campo essa semana, embora seja difícil ver os mesmos em partidas profissionais.
Nessa matéria vou focar em analisar o Huskar, o Guerreiro Sagrado: itemização, evolução de habilidades, as posições que o herói vem ocupando dentro do mapa, além dos players que estão executando o herói.
Curioso? Vem comigo.
No total foram 11 jogos de Huskar em todo o 7.30, estando presente em somente 0,48% do total de mapas do patch e uma winrate de apenas 18,18%. Ou seja, perdeu 9 partidas e venceu apenas 2.
Nessas únicas duas vitórias o herói foi prioridade 1 de farm, Hard Carry, e foi usado nas mãos de Zhong “HuaLian”, da Royal Never Give Up, e por Remco “Crystallis” da Entity.
Crystallis que, aliás, foi o player que mais executou o herói em partidas profissionais: 3 vezes.
Outros players que também executaram o hero como HC foram: Anton “DyrachYO” (Team Tickles) e Artem “Yuragi” (OG).
Em sua posição mais tradicional, midlaner, Huskar atuou nas mãos de: Ricardo “Alone” (Infamous); Irakli “W1sh-” (Brame); Samuel “Sammyboy” (Black N Yellow) e Tri Daya “MamangDaya” (Army Geniuses e OB.Neon).
Por mais que tenha atuado em posições diferentes, a atual itemização para o herói segue um padrão em quatro itens:
- Armlet of Mordiggian
- Heaven’s Halberd
- Black King Bar e
- Aghanim’s Scepter
Outros itens como:
- Soul Ring
- Blink Dagger
- Aghanim’s Shard
- Aeon Disk e
- Satanic
Também foram buildados para o herói, mas com menos frequência, e talvez muito por conta da situação.
Sobre sua evolução de habilidades, o padrão que se percebe é que no LVL 1 o herói faça a escolha de Burning Spear (Lança Ardente): assim foi em 6 das 11 vezes que atuou, ou então no Inner Fire (Fogo interior), para ajudar a garantir o mago na fase de rotas.
LVL 4 o herói comumente vem com 1 ponto no Inner Fire (Fogo interior), 2 pontos na Burnning Spear (Lança Ardente) e 1 ponto no Berserker’s Blood (Sangue de Berserker).
Em diante, a prioridade é maximizar Berserker’s Blood (Sangue de Berserker) e a última habilidade a ganhar lvl é o Inner Fire (Fogo interior).
Como sempre, há exceções: o midlaner MamangDaya, prefere maximizar por completo Burnning Spear (Lança Ardente) e Berserker’s Blood (Sangue de Berserker), para só depois colocar pontos no Inner Fire (Fogo interior).
Percebendo a tendência pelo melhor desempenho do herói atuando como Hard Carry, entrei em contato com um profissional da posição, Gustavo “fcr” Ribeiro, HC da Interitus. E ele me explicou a motivação por trás da escolha de Huskar, trazendo maior robustez à discussão.
Abre aspas para o esportman:
“Acho que Huskar Carry é um herói de tempo. Você quer que ele tenha uma boa laning phase para conseguir tirar rápido o timing da Armlet. O Hero farma bem rápido jungle lane e tem muito sustain, então ele consegue rushar o helm para ter uma lane boa.
Você tem que utilizar o timing da Armlet somado ao seu nível 9~10 para fazer Rosh e tentar pegar algumas torres com o Aegis.
Eu penso que é um hero difícil de executar porque ele tem grandes margens para erro, e além de ter que estar bom contra o time adversário ter o próprio time conectado com ele, como por exemplo uma composição com Oracle e ou Dazzle.”
Com os Tiebreaker garantidos em diversas regiões e divisões, não se assustem se continuarmos vendo o Huskar ganhando força.
Como dito pelo próprio hero ingame: “Mostre-me onde posso fazer o melhor.”
E é claro que você sabe onde acompanhar todas as partidas de Tiebreaker de todas as regiões do DPC, certo? Somente na BTSBRASILTV!
Até a próxima!
Escrito por: Refresh
Revisão: Vitor Santos