GTA 5 pode ser banido se novo projeto de lei for aprovado nos EUA

Texto por site Kolmeia

De acordo com o portal Comicbook, Grand Theft Auto V, também conhecido como GTA 5, pode ser banido nos EUA se uma nova emenda for aprovada. Esta não é a primeira vez que a série e sua desenvolvedora Rockstar Games atraem a atenção de legisladores e do governo norte-americano.

Desta vez, o deputado Marcus Evans Jr., de Chicago, está buscando emendar uma lei que data de 2012, que impede que certos videogames sejam comprados por menores.

Na semana passada, o legislador entrou com o HB3531, uma emenda que visa proibir não apenas a venda de jogos com “danos psicológicos” e roubo de carros a menores, mas também a adultos. Segundo Evans, esses tipos de jogos promovem atividades criminosas, que prejudicam a comunidade.

“O projeto proibiria a venda de alguns desses jogos que promovem as atividades que estamos sofrendo em nossas comunidades”, disse Evans.

Somando-se a isso, Early Walker – o fundador da Operação Safe Pump e que trabalhou com Evans Jr. na conta – diz que o GTA 5 , em particular, se tornou um problema.

“Eu sinto que este jogo se tornou um grande problema neste espectro. Quando você compara os dois, você vê semelhanças severas no que se refere a esses roubos de carros “, disse Walker.

Além de proibir a venda de jogos que se enquadrem nos critérios mencionados, o projeto também alteraria a definição do que é um “videogame violento”, ou mais especificamente, para o seguinte:

“Controlar um personagem dentro do videogame que seja encorajados a perpetuar a violência humano contra humano em que o jogador mata ou de outra forma causa sérios danos físicos ou psicológicos a outro humano ou animal. ”

Por enquanto, resta saber o que sairá da conta, mas ela tem fãs de videogame, e principalmente de GTA, em alerta. Dito isso, este não é o primeiro rodeio de qualquer um e, até agora, ambos permaneceram praticamente intocados pela legislação governamental. E, claro, se esse projeto virar lei, mais do que apenas o GTA será impactado.

Tags: