E se a história dos jogos de corrida fosse uma matéria do ensino médio?

Vamos tentar uma abordagem que você nunca viu: neste artigo desenvolvido em parceria com o site Kolmeia, vamos transformar os 40 anos de evolução dos jogos de corrida em uma disciplina de ensino médio. Mas fique tranquilo, se prestar atenção no conteúdo apresentado, ao término desta matéria você poderá dar aula dentro e fora das pistas.

Pré-historia / Decadas de 70 e 80 

A pré-história é aquela matéria de ensino médio que muita gente diz não gostar (mas que é sensacional), período que acompanha os hominídeos desde o momento que eles começaram a usar ferramentas, até eles começarem a escrever lá entre os anos de 3000 a.C e 3.500 a;C. Ela está dividida em paleolítico, mesolítico e neolítico. 

Agora, voltando ao mundo dos videogames, a pré-história aqui compreende a década de 70, desde o Atari até o início da década de 80 em meio à competição entre os arcades. Antes de avançar, vamos deixar claro que embora o foco seja os jogos de corrida, usaremos essa mesma escala de tempo histórica em outra de nossas matérias.

Paleolítico / Década de 70 

Esse período também é conhecido como Idade da Pedra Lascada e apresenta três fases: Inferior, Médio e Superior. Já no inferior, entendemos o motivo do nome pedra lascada, afinal o mesmo faz referência aos objetos produzidos e utilizados pelos homo habilis e homo erectus. Contudo, na fase média surgiram os homens de neandertal e homo sapiens, todos eles eram nômades, viviam da coleta e caça. Para concluir, na fase superior temos o surgimento das artes rupestres, demonstrando o instinto de registrar imagens ou pensamentos.

Correlacionando a pré-história com a história dos vídeo games, o protótipo do primeiro jogo de corrida surgiria no paleolítico superior. O jogo Space Race foi desenvolvido pela Atari em 1973, logo após o sucesso do jogo Pong no final da primeira geração dos videogames, e consistia em guiar uma nave através de um campo de asteroides, que moviam-se dinamicamente, no menor tempo possível. Caso um dos asteroides o atingisse, ou chegasse ao fim do campo, a vez passava para o adversário. Assim, ao término do tempo do jogo, um competidor mais habilidoso ou sortudo vencia. 

Embora o Space Race não tivesse uma pista pré definida e os movimentos fossem apenas unidirecional ( para trás ou pra frente), aqui estavam estabelecidos dois dos principais instintos de qualquer piloto:

  • raciocínio rápido: afinal não era apenas avançar, você precisa ter os reflexos para desviar dos asteroides que surgiam pelo caminho. 
  • terminar o caminho a frente do adversário: quanto mais rápido, maior a chance do rival ficar tenso e se descuidar nos asteroides ou mais chances de concluir o caminho garantindo pontos. 

Mesolítico / Década de 70

O mesolítico é considerado uma fase intermediária entre o paleolítico e o neolítico. Alguns especialistas indicam que houve grande influência das intensas glaciações entre 13.000 e 9000 AC, primeiramente nas populações da Europa e Ásia. Houve uma decadência do estilo de caça e coleta, enquanto as tribos sobreviventes desenvolveram a produção de cerâmica e tecidos, além do desenvolvimento da agricultura. Com isso, a humanidade estava aprendendo a se estabelecer em determinados locais. 

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Graças aos seus elementos, Gran Trak 10 é considerado o primeiro jogo de corrida da história

Nesse mesmo período, na evolução dos jogos de corrida, o jogo Gran Trak 10 seria a melhor correlação. O game desenvolvido pela Atari em 1974 apresentava volantes, pedais, marcha e uma variedade de pistas. Não é à toa que Gran Trak 10 é considerado o primeiro jogo de corrida da história. Com ele, foram estabelecidos fatores importantes para o nicho.

Aqui podemos ver o início das técnicas de pilotagem, pois uma vez que você completasse uma volta,  ia recebendo uma nota de performance. Caso concluísse o circuito sem colidir recebia a nota mais alta e era considerado um piloto profissional. Por outro lado, se fosse ruim de roda, tinha sua licença cassada. Outro ponto importante é que neste ano estava se iniciando a era dos arcades. 

Neolítico / Década de 80

Na última fase da pré história, entre 10.000 até aproximadamente 3000 ac, a humanidade conquistou dois marcos importantes, o desenvolvimento da agricultura e da escrita. Graças a agricultura, a humanidade pode se fixar em apenas um local e produzir seu próprio alimento. Além de domesticar animais, desenvolver técnicas de plantio e possibilidade de aglomerações de pessoas o que resultou no surgimento das grandes cidades. Por conta desse novo tipo de estilo de vida, muito provavelmente foi o motivo do surgimento da escrita. Uma vez que, essa foi uma forma bem eficiente de transferir conhecimento, bem mais avançada que as pinturas rupestres. 

Para marcar a mesma fase nos jogos de corrida, destacamos o jogo Pole Position. Obviamente, entre o Gran Trak 10 e este surgiram diversos jogos de corrida. Contudo, o Pole Position foi o primeiro a reunir todos os componentes básicos de um jogo de corrida clássico que ia desde a tomada de tempo para classificação, habilidades de direção, ultrapassagens e danos no carro. Mas o grande diferencial foi a possibilidade de fazer tudo isso contra outro jogador, graças ao modo tela dividida. 

O nosso tempo está acabando, no próximo capítulo voltaremos viagem no tempo. Passaremos pela Antiguidade e Idade Média e claro, também falaremos de clássicos dos jogos de corrida como o Top Gear.

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