BTSBrasilTV – Notícias

Carta aberta de Faith_Bian para a comunidade de Dota2

Nos últimos dias o Pos3 da PSG-LGD, Faith_bian, escreveu uma carta para a comunidade. Incluindo seu anúncio oficial de aposentadoria após a TI 11 e suas perspectivas da série Grand Final do último The International.

“Estou dizendo isso agora para que meus companheiros de equipe e concorrentes saibam que estou muito mais claro agora para os próximos jogos, vou dar o meu melhor para vencer. Estou feliz com qualquer resultado, mesmo que fiquemos em último lugar.”

https://twitter.com/BTSBrasilTV/status/1571179936567775232?s=20&t=w6-04I8N7f0z7z4QTqJkqA

A carta foi traduzida do Chinês para o inglês pelo auxiliar técnico da Alliance, Arthur. E agradeço imensamente sua contribuição para a comunidade de forma que as palavras do icônico offlaner cheguem à comunidade brasileira.

Aqui está a tradução completa. Longa história, mas certamente vale o seu tempo:

Vamos direto ao ponto – TI 10 Grand Final. Ouvi de amigos e ocasionalmente vejo nas redes sociais que muitos espectadores não aceitaram nosso desempenho nas finais, então muitos optaram por acreditar que estávamos manipulando os resultados. Faz algum sentido, porque até hoje, eu ainda não quero olhar para os replays, eu sabia que em termos de jogo deve haver muitos erros de baixo nível. Recebi muitas sugestões de que eu deveria fazer uma revisão de replay para todos, talvez isso possa resolver esse problema. Eu acho que é uma ideia decente, mas é muito doloroso passar por isso. Vou fazer alguns comentários aqui de acordo com minhas memórias.

Preparação pré-jogo, assim como Y’ disse em seu post no Weibo, antecipamos a situação de escolher IO no G1, nossos banimentos foram preparados para isso. A diferença aqui foi que escolhemos um carry logo depois, antes disso normalmente escolheríamos um midlaner para ter certeza de que há um parceiro com IO para garantir nosso pico de poder no meio do jogo, idealmente o carry pick deveria estar na 23º ou 16º/17º escolha. Como Lycan+Tiny não era um combo mega quebrado, e não abordava a Naga do inimigo, deu muita pressão na nossa última escolha. Havia duas opções, Void Spirit ou Pangolier. Após uma longa discussão, achamos que funcionaria, então optamos por Pangolier como NTS (NothingToSay) indicou. Como o jogo vai, já que nossas performances individuais foram abaixo da média, além do fato de que nosso draft foi mais para combater diretamente os heróis do inimigo, por exemplo, Ame queria Ursa quando viu ET+Tide, eu queria Lycan quando vi Lion em 15º. Então, quando nossas performances individuais foram ruins, não conseguimos entregar o draft. Mas acho que todos estavam mentalmente preparados, pois durante a conversa pré-jogo, entendemos que a maior vantagem deles agora seria que eles já estavam aquecidos depois de vencerem um Bo3. Relativamente falando, nossas mentes deveriam ser mais claras. Achamos que perdemos por causa do draft de Io. Após a discussão, decidimos ir para IO novamente no G2.

A questão do G2 foi nosso mal-entendido sobre os pontos fortes de IO. Eu tenho uma grande responsabilidade sobre isso, deixe-me discutir isso detalhadamente. Em primeiro lugar, os banimentos das escolhas iniciais e os banimentos da próxima fase foram todos em nossa antecipação, tivemos nosso IO+Lesh, que não teve nenhum problema contra Bane+Magnus. Inimigo foi para DarkWillow no 15º, sabíamos que Yatoro joga um Morphling desagradável, é muito provável que seja a próxima escolha deles. Então o treinador sugeriu que arrancássemos o Morphling deles e construíssemos o combo Morphling+Earthshaker. Esta pode não ser a melhor resposta absoluta, mas totalmente aceitável e boa o suficiente para vencer o jogo, e não há problema até este ponto. O problema é que escolhemos o Nature’s Prophet da última vez. Devido a isso, IO foi forçado a ser jogado na posição mais inútil, que é a Pos5. Esta é a nossa estratégia de IO menos forte e menos compreendida. A vantagem dessa escolha NP foi que, se pudéssemos jogar um bom jogo de 4 jogadores, Morphling teria o espaço para escalar e, uma vez que ele ficasse online, o jogo terminaria. Então, vamos voltar ao motivo pelo qual eu disse que tenho uma enorme responsabilidade por isso. Primeiro, o treinador escolheu NP depois de ter minha confirmação. Eu não tinha uma compreensão clara dos papéis do Earthshaker & IO naquela época como tenho agora, achei que seria ótimo se pudéssemos entregar os impactos do NP. Segundo, Earthshaker e eu não jogamos bem na lane, pegamos waves de creeps e deu a Luna um nível 3 de graça. E não podemos mais pressionar por causa disso. Leshrac não tinha muitos recursos para empurrar a torre superior conosco após a fase de rotas. Devido aos nossos erros na fase de rotas, isso criou muitos efeitos em cadeia para a rota do meio. (por exemplo, se jogássemos bem na rota superior, Bane não seria capaz de controlar runas, etc.) Isso causou um grande problema para todo o início do meio do jogo. Essa é a consequência de não entregar os impactos do NP. Nesta questão, minha escolha de herói foi claramente o maior problema. Especialmente quando Ame me lembrou de como era muito fácil para Luna obter o nível 3 de graça, foi quando eu soube do problema.

G3. Foi o jogo mais difícil na minha opinião. Tivemos que processar o fato de estarmos perdendo por 2 a 0, precisávamos de confiança em todas as etapas desde o draft. Durante o intervalo, o treinador nos levou para uma reunião de equipe, nos disse para não ter medo, vamos dar o nosso melhor quando nossas costas estavam contra a parede. Fizemos uma contagem regressiva e ela percorreu todo o estádio, estávamos todos motivados. O jogo começou, primeiro fomos para a 2ª escolha, confiamos em nossa simulação de draft, demos ao inimigo seu Magnus e escolhemos Rubick + Undying. Então eles foram para DarkWillow, tudo, incluindo as proibições, estava tudo de acordo com nossas previsões. Na 15ª escolha, não consegui lembrar se foi Ame ou outra pessoa que sugeriu Spectre. Ainda acho que essa escolha exige muita confiança até hoje. Lembro-me de apenas alguns dias atrás, Ame estava me dizendo como ele achava Spectre um lixo. A Team Spirit escolheu PA+Disruptor, e pensamos em Bloodseeker. Esta é uma contra-relação onde nós mesmos fomos punidos e provados verdadeiros em jogos oficiais muitas vezes. Mas quando é um Pos3 Bloodseeker, ele é muito difícil de conseguir itens e mais inclinado a um herói utilitário, então eu sempre tive alguma resistência em jogá-lo. Mas confiei nos meus companheiros. Na última escolha, quando vimos o Invoker, acho que havia outra opção, mas nosso treinador estava dando confiança ao NTS para confiar em si mesmo e fomos para o Tinker. Todo o processo do jogo foi tão difícil, porque se nós estragarmos nosso início de jogo, Spectre, late game e teamfight de Tinker, serão totalmente esmagados pelo PA inimigo que tinha buffs de Empower & Alacrity. Felizmente, executamos nosso pico de poder de suporte em dupla com disciplina e nos dedicamos a lutar na rota inferior. Depois de vencer algumas lutas lá, o jogo parecia bom para nós. E todos jogaram bem depois disso, Rubick, Tinker, Spectre estavam tomando conta do jogo.

G4. Foi mentalmente o melhor jogo para nós. O resultado também fala por si. Sabíamos que o Team Spirit iria para a 2ª escolha, então tivemos tempo suficiente para nos preparar. Também ficamos um pouco aliviados depois de vencer o jogo anterior por acreditarmos um no outro, isso nos deu confiança. O treinador sugeriu que arrebatássemos Magnus com a primeira escolha, e então construímos um draft de Luna, forte e confortável. Ganhamos todas as 3 pistas, todos tiveram um desempenho incrível.

G5. Nesse ponto, passamos pelo processo de sermos batidos, esmagados, retornando e dominando o inimigo. Estávamos muito empolgados por causa disso. Nós até fizemos o check-up de corpo inteiro 7 minutos antes do jogo começar. Sentimos isso vagamente. Continuamos nossa discussão antes de entrar no palco. Ainda queríamos primeiro pegar e arrebatar Magnus. Enquanto isso, também consideramos cenários diferentes: o inimigo pode banir Magnus, ou nos dar Magnus e contra-atacar imediatamente, ou nos dar Tiny para que ambos os lados recebam um pedaço. O Team Spirit foi para o último cenário. Nossa discussão pré-jogo sobre esse cenário foi priorizar Tiny mais do que Magnus, então optamos por Tiny com total confiança. Depois de ver Magnus+Bane, escolhemos Lycan com confiança depois em relação aos banimentos na 2ª fase, achando que poderia ser o único problema, não precisamos banir Naga, porque ao contrário de Ursa, Tiny poderia abordar Naga. Fora isso acho que não há problema. Além disso, conseguimos entregar para NTS sua assinatura, Kunkka, jogamos muito Skywrath+Enchantress também, e contra-atacamos os suportes do inimigo. Tivemos nosso draft mais confortável, muita confiança. Acho que tivemos algumas vantagens no início do jogo, porque a Enchantress conseguiu matar o TB com um Lycan pré-nível 6. E depois de saber que as outras duas pistas também estavam tendo um bom começo, fiquei meio aliviado, parecia que se jogássemos com cautela e não jogássemos nossa liderança fora, esse jogo seria nosso. Talvez porque baixei a guarda, tivemos um momento que mudou todo o ritmo do jogo: fizemos uma fumaça de baixo para cima e não encontramos ninguém. Enquanto isso, Tiny foi morto na pista inferior. Eu me senti tenso de novo, depois disso, não pudemos abordar o Ember Spirit que estava fazendo split push, não pudemos fazer nenhum ataque. O mapa que parecia grande para nós, foi lentamente tomado. De repente, estávamos de volta contra a parede. Nós aguentamos por muito tempo, entregamos algumas mortes, lentamente tomadas pelo inimigo, eu não conseguia me lembrar de muita coisa agora. Eu só conseguia lembrar que estava batendo no meu cérebro por uma solução, mas nada funcionou. Para mim, esse é o maior ponto de virada deste jogo. Perdemos muito mapa depois que Tiny morreu. Eu fiz parte da mudança e pensei que alguém disse que Tiny poderia morrer, mas eu disse que não deveria ser um problema, e Tiny morreu imediatamente. Não há nada além disso, talvez a vez que XinQ não lançou seu silêncio foi muito ruim para nós. Embora eu não esteja totalmente claro com o jogo, eu sabia que havia muitos erros que nos causaram o jogo. Nós só poderíamos dizer que não somos bons o suficiente depois do jogo, olhando para os fogos de artifício depois de tirar o fone de ouvido, eu disse ao XinQ, agora você também é um deus do fogo de artifício. (fy meme)

https://gfycat.com/secretscalyblackwidowspider

Esta é a minha perspectiva do jogo.

Olhando para o último dia, lamento desapontar todos que nos apoiaram. Também não ficamos satisfeitos. Toda essa série parecia que alguém caiu de um penhasco, usou seu braço forte para subir de volta ao topo, quando uma perna subiu, a outra escorregou e ele caiu. Acho que os cenários inesperados e a incerteza são o que tornaram os esports tão atraentes. Isso uma vez me levou ao mais alto, e experimentei isso com uma mentalidade diferente. Agora que estou olhando para o Team Spirit na base da colina, lembrei-me do meu antigo eu, mas eles enfrentaram mais obstáculos do que nós e foram dedicados.

Eu respeito e admiro toda a jornada da TI 10 do fundo do meu coração.

Tradução: Refresh

Rolar para cima