Premiações dos torneios incluirão valores repassados aos jogadores
Por Vitor Santos
O ESL FACEIT Group (EFG) anunciou nesta segunda-feira (16/12) maiores detalhes sobre seu ESL Pro Tour (EPT), incluindo informações sobre prêmios em dinheiro, a introdução do Incentivo Anual do Clube e as datas limite de convites para o próximo ano. As informações são do portal HLTV.
A partir de 2025, a EFG irá dividir o prêmio em dinheiro de um evento em duas categorias: prêmio em dinheiro do jogador e prêmio em dinheiro do clube. A empresa explicou que essa mudança visa promover um ambiente em que os jogadores sejam “apoiados por um salário-base competitivo e estruturas de suporte de clube bem organizadas”.
Today, we are excited to share new #ESLProTour 2025 updates following our initial announcement in October.
💵Total prize money & incentives
⚙️Details on #ESLProLeague & #IEM Dallas
📆Team invite cut-off dates pic.twitter.com/Hv4BVXe73f— ESL Counter-Strike (@ESLCS) December 16, 2024
O prêmio total para os torneios IEM Katowice e IEM Cologne foi aumentado para 1,25 milhões de dólares (cerca de 7,6 milhões de reais), separando esses dois eventos do resto do circuito EPT. Esses também são os únicos dois eventos em que os jogadores receberão a maior parte do prêmio em dinheiro, sendo 1 milhão para os times e 250 mil para os clubes.
Os outros cinco eventos planejados para 2025 terão um prêmio total de 1 milhão de dólares (cerca de 6,1 milhões de reais) e serão divididos em uma proporção 30%/70% ou 40%/60% entre o prêmio dos jogadores e o prêmio do clube.
Abaixo você pode encontrar a visão geral do prêmio em dinheiro para 2025, com os valores aproximados em reais:
IEM Katowice e IEM Cologne
Prêmio total em dinheiro: 1,25 milhão de dólares (7,6 milhões de reais)
Participação dos jogadores: 1 milhão de dólares (6,1 milhões de reais)
Participação do clube: 250 mil dólares (1,5 milhão de reais)
IEM Dallas, Spring e Chengdu
Prêmio total em dinheiro: 1 milhão de dólares (6,1 milhões de reais)
Participação dos jogadores: 300 mil dólares (1,8 milhões de reais)
Participação do clube: 700 mil dólares (4,2 milhões de reais)
ESL Pro League 21 e 22
Prêmio total em dinheiro: 1 milhão de dólares (6,1 milhões de reais)
Participação dos jogadores: 400 mil dólares (2,4 milhões de reais)
Participação do clube: 600 mil dólares (3,6 milhões de reais)
Incentivo Anual do Clube: como funcionará
Posteriormente, em 2025, a EFG apresentará o Incentivo Anual do Clube, um sistema não exclusivo criado para recompensar equipes por sua contribuição ao ESL Pro Tour “na forma de participação em torneios, audiência e atividades promocionais relacionadas a eventos da ESL”.
Em 2025, o programa recompensará as 16 equipes com maior contribuição com 2,95 milhões de dólares (17,9 milhões de reais) usando esta fórmula:
Contribuição do Clube = V x N
Onde:
V é a soma de pontos ganhos por audiência em torneios EPT.
N é o número total de torneios EPT em que um time participou.
Os eventos serão ponderados de forma diferente com base em sua duração e na dificuldade prevista de viagem. Esta é a razão pela qual torneios mais longos, como a ESL Pro League e eventos fora da Europa, no caso IEM Chengdu e IEM Dallas, embora menos prestigiados, terão mais pontos de audiência em oferta do que Katowice e Cologne.
As organizações poderão optar pelo Incentivo Anual do Clube assinando um documento, que estará disponível nos próximos dias.
De acordo com a EFG, o prêmio em dinheiro do clube e o incentivo anual do clube estão vinculados às receitas e lucros previstos da empresa, com 10% de sua receita e 25% de seu lucro vindo do competitivo Tier 1 de CS2 sendo canalizado para financiar esses pagamentos.
“O comprometimento da EFG com o ecossistema do Counter-Strike representa um investimento financeiro na saúde de longo prazo de equipes e jogadores. Acreditamos que esse compromisso permite maior estabilidade e fornece às equipes a base para continuar investindo no Counter-Strike e em seus jogadores”, disse Marc Winther, Diretor de Ecossistemas de Jogos da EFG – Counter-Strike.
Enquanto isso, a EFG anunciou que a ESL Pro League 21, programada para 1 a 16 de março, acontecerá nos estúdios da ESL em Estocolmo. O torneio de 24 equipes contará com classificações selecionadas pelas equipes para ambas as etapas suíças e um sistema de classificação ELO ao vivo que será atualizado dinamicamente após cada partida.
Siga a BTSBrasilTV no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!