Se você quiser jogar seus jogos antigos de PlayStation, como Gran Turismo 3 ou Gran Turismo 4 , na nova geração de consoles de jogos, agora é possível. Porém, um detalhe: esta função está disponível no Xbox Series S e Series X da Microsoft.
Por algum motivo, a Sony trabalhou a compatibilidade com versões anteriores entre gerações de consoles de uma forma um tanto quanto incomum: o PS2 roda quase qualquer jogo do PS1, assim como o PS3. No entanto, a menos que você tivesse um PS3 muito antigo, ele não poderia rodar jogos de PS2.
Da mesma forma que o PS4 era uma plataforma única e isolada, sem compatibilidade com versões anteriores, e o atual PS5 irá jogar quase qualquer jogo PS4, curiosamente.
Os consoles da série Xbox parecem ser a solução, mas não é exatamente simples, e muito menos recomendado para novatos. Tudo acontece pela magia dos emuladores.
Resumindo: a Microsoft permitirá que qualquer pessoa transforme seu console doméstico em um kit de desenvolvedor. Quando você recebe o console da série Xbox, ele está no “Modo de Varejo”, mas você pode obter um aplicativo na Microsoft Store para ativar o “Modo de Desenvolvedor” no console. Para isso, você precisa ter uma conta no Dev Center da Microsoft, que custa 19 dólares (cerca de 150 reais).
Embora a ativação do Dev Mode em seu Xbox Series evite que você execute jogos e aplicativos de varejo, ele permite que você execute outros softwares, o que inclui emuladores. O canal Modern Vintage Gamer (MVG) do YouTube fez um vídeo que mostra o funcionamento de um emulador com jogos PS1, PS2, PSP, GameCube e Dreamcast.
O vídeo mostra alguns jogos em execução no emulador, incluindo Gran Turismo 4:
Curiosamente, GT4 não funcionou perfeitamente no console, mas otimizações adicionais para o emulador em questão devem resolver o problema. No entanto, isso significa que os consoles da série Xbox podem agora rodar seis títulos Gran Turismo diferentes, enquanto a própria máquina de nova geração da Sony pode jogar apenas Gran Turismo Sport.
Claro que está longe de ser uma situação ideal, dado o trabalho requerido para isso, mas de qualquer forma uma boa demonstração do que é possível nos consoles das gerações recentes. Talvez, uma boa oportunidade para a Sony trabalhar a questão da retrocompatibilidade no futuro.