O mercado de esportes eletrônicos e streaming de jogos deve ter um crescimento de 70% nos próximos quatro anos, de acordo com um relatório da Juniper Research. Projeta-se que o mercado global de esportes eletrônicos vá movimentar US$ 3,5 bilhões em 2025, mais do que os US$ 2,1 bilhões de atualmente.
A pesquisa “eSports & Games Streaming: Emerging Opportunities & Market Forecasts 2021-2025” ainda indica que essa alta no valor do mercado virá dos gastos com assinaturas de plataformas de streaming e publicidade. Áreas como direitos de transmissão e vendas de ingressos para eventos ao vivo também terão espaço nessa receita.
É previsto que a audiência dos esports em 2025 chegue a mais de 1 bilhão de espectadores, com os números chegando em 800 milhões até o final de 2021. Embora a região Ásia-Pacífico seja responsável por mais de 50% desse público, a América Latina é tida como uma região-chave para que a indústria cresça nos próximos quatro anos.
“As plataformas de streaming bem-sucedidas serão aquelas que podem atender às diferenças nas regiões geográficas, incluindo streamers e jogos populares localmente em eventos de eSports”, avalia o coautor do estudo, Saidat Giwa-Osagie.
O cenário dos esports já vinha em uma crescente nos últimos anos, com o número de jogadores e campeonatos (e a presença do público neles) aumentando. E, ao contrário do que se esperava, a pandemia de Covid-19 veio a impulsionar o mercado ainda mais, muito por conta do isolamento.
Um exemplo disso é o Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL), que viu sua audiência subir 34% em relação ao ano passado. Já no número de espectadores simultâneos, o campeonato bateu seu próprio recorde: 336 mil pessoas assistindo a uma mesma partida, durante o segundo split da competição.
O Mundial de LoL, campeonato mais importante da categoria, veio a ser o evento de esports mais assistido na história, somando respeitáveis 44 milhões de espectadores simultâneos durante a final do torneio, que foi transmitido em 20 plataformas diferentes e em 16 idiomas. Além disso, o torneio ainda superou 137 milhões de horas assistidas. Vale lembrar que nenhum destes dados inclui na conta as plataformas chinesas, o que faz com que os valores reais sejam ainda maiores. De qualquer forma, são números altos.
Em segundo lugar nas estatísticas, com um pico de 2,3 milhões de espectadores simultâneos, temos a Fortnite World Cup de 2019, seguido do mundial de Free Fire (disputado no Brasil), que teve dois milhões de espectadores simultâneos.
Siga a BTS Brasil no Facebook, Twitter e Instagram e fique por dentro de tudo no mundo dos esports!
Texto por Vitor Santos