Esports: cinco grandes marcas que patrocinam o setor

Em um meio como o do esporte virtual, uma comunidade sempre presente é fundamental para o crescimento do cenário. Porém, tal apoio não é feito apenas de presença ou de visualizações na internet. As competições de esports já se mostraram e ainda se mostram como um negócio rentável, e com isso grandes marcas enxergam investimentos que podem ser muito mais frutíferos do que parecem.

Abaixo, listamos algumas das principais empresas que hoje patrocinam os esports, sejam elas patrocinadoras de competições ou de equipes:

Motorola

Tendo fechado uma parceria com a paiN Gaming em novembro de 2020, a marca de smartphones é a primeira empresa do ramo a patrocinar uma equipe de esporte virtual, pensando no gamer que joga no celular (público majoritário no Brasil). Segundo a própria Motorola, a ideia é trabalhar com produtos que tenham a comunidade brasileira de games como público-alvo, fazendo com que o país tenha uma intimidade maior com o esporte eletrônico.

Red Bull

A gigante das bebidas energéticas é presença constante nas mais variadas competições: do breakdance aos esportes radicais, do futebol ao automobilismo, o logo dos touros vermelhos é sempre visível. E no esporte virtual não seria diferente: organizando eventos como o Red Bull Player One, competição amadora de League of Legends, a marca faz com que sua participação em competições de todo tipo seja cada vez maior, unindo sua imagem pública (constantemente associada aos esportes) a um setor que cresce cada vez mais.

Nike

Comumente associada aos esportes mais físicos, como futebol e atletismo, a marca de material esportivo e vestuário também tem presença nos esports: lançou uma equipe de League of Legends em 2020 numa campanha intitulada Next Level, bem como patrocina os uniformes da League of Legends Pro League (LPL), liga de esports que é a mais popular da China. 

Intel

Da mesma forma que a Motorola, a Intel tem seu nome nos jogos pensando na sua popularidade no ramo de hardware. Sua empreitada mais famosa no ramo é o Intel Extreme Masters (IEM), competição de Counter-Strike que é um dos maiores campeonatos de esports do mundo. A empresa aposta na estabilidade que o setor apresenta para crescer junto com o mesmo.

Clubes de futebol

Embora sem citar apenas um clube em específico, são muitos os que aderiram ao cenário pensando em expandir horizontes. Vários nomes do futebol mundial possuem e patrocinam equipes de esports nas mais variadas modalidades.

Do futebol virtual (PES/FIFA) ao FPS, cada vez mais clubes vão entrando no cenário, juntando os recursos e a tradição de um time como o Milan, da Itália, com as inovações que o ramo dos games traz constantemente. Alguns exemplos de sucesso podem ser citados, como o caso do time do Corinthians que se sagrou campeão mundial de Free Fire em 2019.