DPC: novas prioridades de escolha nos jogos?
Conforme o DPC vai se desenrolando, estamos conseguindo perceber quais os heróis estão ganhando prioridade nos drafts. Como sempre gosto de ratificar, cada região tem suas particularidades, formadas à partir da interpretação do meta de cada equipe. Algo que nessa matéria vai ficar ainda mais claro!
O foco de hoje é o novo queridinho do DPC SA: Crixalis, o Sand King! Que, vale dizer, é herói mais escolhido da região até o momento.
Antes de analisar a prioridade de escolha dentro de cada região, vamos buscar entender o porquê do Sand King ter passado de offlaner pouco usual para herói do meta.
No patch passado, dentro dos 2769 jogos profissionais o herói só foi usado somente em 226 (8,16%) com um aproveitamento de 46,46%. O 7.30 destacou offlaners como: Mars, Tidehunter e Beastmaster, porém, o 7.31 veio com atualizações em cima do Sand King (SK):
A principal alteração para o atual desempenho do herói talvez tenha sido o tempo de compra da Aghanim’s Shard, que diminuiu em 5 minutos. Anteriormente só poderia ser comprado à partir dos 20 minutos, e agora pode ser comprada à partir dos 15 minutos.
A Shard do herói permite que a cada 700 unidades percorridas, um pulso de Epicentro seja feito em um raio de 475 unidades em torno do Sand King. Além de aumentar o dano do pulso do Epicentro em 20; o dano por pulso é originalmente de 110/120/130, e a quantidade de tremores é de 6/8/10.
O herói ainda tem opções na sua árvore de talentos para continuar amplificando a efetividade com o Epicentro. No nível 20 ele pode aumentar em 100 o raio do Epicentro, e no nível 25 tem a opção de mais 5 pulsos para o Epicentro.
Tais atualizações, além da efetividade contra outros heróis que atualmente estão no meta, fazem com que o SK esteja no topo das escolhas de 3 das 5 regiões que estão disputando o Dota Pro Circuit.
Agora sim, vamos analisar como estão as prioridades de escolhas em cada região:
Como podem perceber, no SA, NA e SEA o herói está entre os mais escolhidos, mesmo que seu aproveitamento nas regiões não chegue nem nos 50%.
Na CN e na WEU, o herói não vem com esse ímpeto nos drafts, porém isso pode ser explicado dentro das outras escolhas: a CN prioriza o DK offlaner, além de ser a região que mais está executando AM, um dos clássicos counters contra SK.
Na Europa, os resquícios do patch passado ainda estão de pé: Mars é a prioridade na off, além de DP estar sendo executada na posição, o que derruba a prioridade do SK. Outro ponto é que a região vê com bons olhos a escolha de Keeper of the Light, outro bom herói contra SK.
Independente de Sand King continuar ou não sendo prioridade de escolhas, é interessante ver o desenrolar do meta. É interessante perceber que heróis vão surgir para jogar contra ele, algo que vai sendo feito de forma cíclica.
Melhor do que acompanhar os números é assistir as partidas e a execução dos players profissionais! E claro, o melhor lugar para acompanhar isso tudo é no único canal que transmite todas as regiões de DPC: a BTS Brasil TV!
Texto por: Refresh
Revisão: Vitor Santos
Tags: