Dota2: entrevista traduzida com Johan “N0tail”

Um dos maiores ícones do Dota2 e um dos e-atletas mais bem pagos de todos os tempos, Johan “N0tail” Sundstein falou à Agência de Imprensa Alemã sobre a sua pausa de jogo, a sua casa em Portugal e a situação na cena do Dota2.

Johan “N0tail” Sundstein, jogador de Dota

Assim, trouxe aqui a tradução da conversa para entendermos a visão de um dos pilares do Dota sobre a Valve, e também para vermos como está sua rotina fora do cenário competitivo.

Vamos lá!

Como você está se saindo na aposentadoria dos jogadores? Seu estilo de vida mudou muito?

Ainda tenho muito a ver com o jogo, pois ainda estou trabalhando em estreita colaboração com a OG, mas também assumi novas responsabilidades. Tenho dois cachorrinhos com quatro meses de idade. Os filhotes estão agora entrando em sua fase hormonal e estão ocupando a maior parte do meu tempo e atenção. Essa mudança foi muito saudável para mim e eu queria me afastar do Dota há muito tempo. Fui jogador durante 15 anos e mesmo que valha a pena, deixa uma marca. Você tem que estar disposto a colocar tudo em segundo plano.

Como se estabeleceu em Portugal?

Aprender português foi um processo muito lento. Tenho passado muito tempo em casa devido à pandemia e como prefiro aprender com os nativos, as coisas estão progredindo bem devagar. No entanto, foi uma grande mudança, as pessoas e o clima são ótimos! Passei muitos anos na estrada e nunca me senti realmente em casa em nenhum lugar. É aqui que quero criar raízes a longo prazo.

Recentemente, muitas pessoas estão descontentes com o gerenciamento da Valve com a cena profissional de Dota. Como você vê o equilíbrio de poder entre a Valve os times e torcedores?

Eu definitivamente acho que a Valve precisa mudar alguma coisa. As pessoas que trabalham no Dota estão sobrecarregadas ou com falta de pessoal. A COVID-19 nem sempre pode ser uma desculpa porque as coisas estão dando errado há um tempo. Dota tem uma comunidade muito ativa que construiu o jogo e sem a qual ele não existiria hoje. A Valve só precisa abrir uma porta e começar a responder e-mails.

Por outro lado, acho que os incentivos financeiros da Valve estão no Steam e não no Dota. Outras empresas lambiam os dedos com um jogo como Dota. Também não sei o que fazer, muitas pessoas falharam aqui antes, mas só podemos continuar tentando.

E você, está de acordo com “N0tail” ou entende de uma forma diferente? Deixe seu comentário nas redes sociais da BTSBRASILTV com sua opinião!

Tradução: Refresh

Revisão: Vitor Santos

Tags: