cogu está entre os indicados do portal dedicado a Counter-Strike
Por Vitor Santos
O Hall da Fama da HLTV anunciará seus quatro primeiros membros em breve, com a indução oficial sendo realizada no HLTV Awards em 11 de janeiro de 2025.
De qualquer forma, trazemos abaixo a lista completa com cada um dos indicados. São eles:
Rafael “cogu” Camargo
Para muitos, o CS brasileiro não seria o mesmo se não fosse por cogu, considerado um dos melhores AWPers dos anos 2000. Rafael ajudou o time do MIBR a ganhar dois títulos da CPL e uma coroa da ESWC, além de inspirar uma nova geração de jogadores como Gabriel “FalleN” Toledo.
Antonio “cyx” Daniloski
O alemão foi um dos jogadores do CS 1.6 mais promissores da Europa, tendo ajudado a transformar a MOUZ em uma potência na modalidade. Ele tragicamente perdeu a vida em 2010 em um acidente de carro enquanto voltava para casa do Aeroporto de Frankfurt após perder seu voo para Xangai, onde iria competir no IEM5 Global Challenge.
Kenny “kennyS” Schrub
Reconhecido por seus reflexos rápidos e estilo de jogo agressivo, o ‘Magic Stick’ de kennyS era uma presença regular em filmes de frag que fizeram as pessoas se apaixonarem pelo jogo. Seu domínio com o sniper rifle influenciou e muito no nerf da arma pela Valve, mas ainda assim o francês permaneceu no topo do jogo por um bom tempo depois disso.
Keun-Chul “solo” Kang
Houve um solo de antes e depois para o Asian CS: o jogador ajudou a colocar a Coreia do Sul no mapa em 2005, quando levou o project_kr a um segundo lugar na WEG Season 3. Seu conjunto de habilidades estava no mesmo nível dos melhores do mundo, com sua dedicação e talento sendo recompensados em 2010, ocasião em que sua equipe WeMade FOX venceu o WEM.
Emil “HeatoN” Christensen
Considerado o primeiro astro global do CS, HeatoN transformou o chamado spraying em uma forma de arte e ajudou o CS a atingir novos níveis de popularidade como parte da NIP e da SK Gaming. Seu ace contra a 4Kings na CPL Winter 2001 é até hoje uma das jogadas mais populares da franquia.
Tommy “Potti” Ingemarsson
Seu nome pode não ser tão lembrado quanto o de HeatoN, mas o sueco foi tão importante para a ascensão do CS em seu país quanto seu compatriota e companheiro de equipe. Ele foi consistentemente um dos melhores jogadores na primeira metade dos anos 2000, sendo um formidável finalizador de rounds até sua aposentadoria em 2006.
Patrik “f0rest” Lindberg
Com uma carreira que abrange as eras Counter-Strike 1.6 e CS:GO, f0rest foi uma força a ser reconhecida por quase duas décadas. Sua maior conquista foi fazer parte da histórica escalação da NIP que alcançou uma sequência invicta de 87-0 durante os primeiros anos do CS:GO.
Christopher “GeT_RiGhT” Alesund
Outro membro do lendário elenco do NIP 87-0 e duas vezes jogador do ano, GeT_RiGhT reinventou o papel de lurker no Counter-Strike moderno, deixando para muitos uma marca na forma como o jogo é jogado hoje.
Olof “olofmeister” Kajbjer
olofmeister foi a força motriz por trás da corrida dominante do fnatic em 2015, ano em que foi coroado o melhor jogador do mundo pela HLTV. Ele também é o primeiro jogador a ser imortalizado com um grafite no jogo em Overpass depois de desarmar a bomba enquanto estava em chamas com um Molotov nas semifinais do ESL One Cologne 2014.
Yegor “markeloff” Markelov
O ucraniano alcançou o status de superstar como parte do esquadrão da NAVI que dominou o cenário em 2010. Um AWPer hiperagressivo, markeloff ajudou a revolucionar a função, sendo até hoje considerado um dos melhores snipers da história da franquia. Tal desempenho fez com que ele fosse nomeado o melhor jogador do mundo em 2010 e ficasse em terceiro lugar no ano seguinte.
Kyle “Ksharp” Miller
Ksharp foi a primeira grande estrela norte-americana marcou seu nome na história do CS graças ao seu AWP chamativo e reflexos rápidos. Ele desempenhou um papel fundamental para que a X3 e a Team 3D estivessem consistentemente no topo durante os primeiros dias da franquia, ganhando medalhas de ouro consecutivas na WCG, uma prata na WCG e dois títulos na CPL.
Danny “fRoD” Montaner
fRoD continuou de onde Ksharp parou, se tornando a grande referência para os AWPers norte-americanos. Sua performance dominante na vitória da Complexity na ESWC 2005 o estabeleceu como um dos melhores jogadores do mundo, com o norte-americano sendo um competidor de nível de elite por vários anos.
Objetivo, pré-requisito e critérios do Hall da Fama
Propósito
De acordo com a HLTV, o objetivo do Hall da Fama é celebrar a excelência, homenagear contribuições excepcionais e reconhecer a importância histórica no campo competitivo do Counter-Strike.
Pré-requisito
Apenas jogadores que não estão mais competindo ativamente são elegíveis para serem introduzidos no Hall da Fama, com nomes ativos no cenário não podendo ser incluídos.
Nota da HLTV: Durante a abordagem inicial do portal ao Hall da Fama, a carreira de jogador e treinador foi considerada como uma carreira competitiva. Assim, jogadores como Filip “NEO” Kubski (que atualmente é treinador) não eram elegíveis para indução em 2024, pois eram considerados competidores ativos.
Critérios
Os elementos pelos quais um indicado será julgado são os seguintes:
– Conquistas: Conquistas ou contribuições competitivas significativas.
– Impacto: Ter um efeito positivo, particularmente duradouro após o fim da carreira ativa da pessoa.
– Longevidade: Consistência e tempo gasto para atingir a excelência.
Como funciona o processo do Hall da Fama?
1. Proposta: Cada membro do Comitê enviará anonimamente até cinco nomes que eles acham que merecem ser introduzidos no Hall da Fama, com uma justificativa de 1 a 2 parágrafos.
2. Revisão: O Hall of Fame Board filtra as inscrições removendo duplicatas, aquelas que não passarem no pré-requisito ou que não pontuaram alto nos critérios. Depois, os 10 melhores candidatos serão selecionados com base no número de indicações. O conselho reserva-se o direito de adicionar um candidato à votação caso considere que um candidato digno tenha sido ignorado pelo comitê.
Vale mencionar que, devido à grande quantidade de jogadores notáveis, o Conselho selecionou os 12 melhores candidatos para a votação de 2024, em vez de 10. Nenhum candidato foi adicionado além daqueles indicados pelo Comitê.
3. Votação: O Comitê receberá a lista de candidatos e escolherá os indicados nº 1, nº 2, nº 3, nº 4 e nº 5, dando-lhes 5, 4, 3, 2 e 1 ponto, respectivamente.
4. Resultados: Os votos do Comitê serão computados, e os indicados mais bem classificados serão introduzidos no Hall da Fama.
Siga a BTSBrasilTV no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!