Texto por Vitor Santos
Toni’s Island Adventure é um jogo desenvolvido para Game Boy Color, mais de 20 anos após a descontinuidade do console portátil, nascido da paixão por pixel art e jogos em 8-bit. De acordo com Guilherme Zamarioli, criador do jogo, o título é inspirado na nostalgia dos clássicos de Game Boy, como The Legend of Zelda: Link’s Awakening, Pokémon Gold/Silver e Survival Kids.
O coração desta jornada pixelizada é Toni, herói e personagem principal da história. Um marinheiro destemido em alto mar, mas um tanto medroso em terra firme. Toni é viciado em pizza – a simples menção dessa iguaria faz seus olhos brilharem, e uma fatia quentinha é a recompensa perfeita após enfrentar os perigos desconhecidos da ilha.
A aventura se inicia quando o navio de Toni naufraga devido a uma tempestade no oceano. Ele acorda em uma ilha misteriosa, a Salamino Island, habitada por um povoado de cães que relata que estranhos eventos tem acontecido ultimamente.
Agora, Toni deve ajudá-los, resolvendo puzzles e enfrentando a magia desconhecida, em troca da promessa de ajuda para retornar para casa. Além da missão principal, o jogo conta com alguns minigames e desafios que podem ser desbloqueados ao longo do tempo.
Os jogadores serão desafiados a usar a astúcia de Toni para superar obstáculos, resolver mistérios e avançar na história. Cada quebra-cabeça é uma peça crucial na jornada, revelando novos aspectos do enredo e desbloqueando caminhos para a resolução do grande mistério.
A ilha, além de ser um paraíso visual, é um vasto terreno de exploração. Cada recanto guarda detalhes e segredos a serem descobertos. Os jogadores são incentivados a explorar cada pixel, desvendando as belezas ocultas e desvendando os mistérios que permeiam o local.
Ainda, há um ciclo dinâmico de dia e noite, que traz variações visuais e atmosféricas à ilha, enquanto eventos específicos ocorrem em diferentes dias da semana. Isso adiciona uma camada extra de imersão à narrativa e às interações.
Apesar da versão final ser jogável em PCs e smartphones, vale lembrar que o jogo está sendo desenvolvido na plataforma do Game Boy Color, lançado em 1998.
“Isso implica em algumas limitações gráficas e de processamento, proporcionando uma experiência nostálgica e encantadora. Acredito que essas limitações contribuem para o charme único do jogo, transportando os jogadores de volta a uma era onde a simplicidade gráfica era uma forma de arte”, explica Guilherme Zamarioli.
Tô fazendo um jogo indie pro Game Boy (vai ter cartucho) que vai ser lançado na Steam em abril!
Infelizmente as wishlists ainda tão bem baixas e não tenho muito tempo pra divulgar pq sou dev solo.
Me ajuda muito compartilhar pra chegar a quem possa se interessar pelo jogo!
Link abaixo ⬇️ #jogobr
— GUIGO 🏝️Toni Island Adventure🏝️ (@guigo.frolicstudio.fun) January 27, 2025 at 2:35 PM
Toni’s Island Adventure já está disponível em wishlist na Steam, com o jogo sendo lançado de fato em abril. Maiores novidades sobre o jogo estão disponíveis no Bluesky e no Instagram.
Siga a BTS Brasil no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!