Sony tem hoje os games como sua maior fonte de lucro
Texto por Vitor Santos
A Sony Group Corporation agora ocupa a segunda posição entre as maiores empresas do Japão em valor de mercado, superando a automotiva Mitsubishi. Com uma avaliação de 149,32 bilhões de dólares a empresa ficou atrás apenas da Toyota, que lidera a tabela com 231,69 bilhões de dólares.
Importante ressaltar que o crescimento da companhia ocorre mesmo com os desafios que a companhia vêm enfrentando em setores como serviços ao vivo e mudanças estratégicas em sua divisão de jogos.
Ainda, deve-se levar em conta o sucesso contínuo do PlayStation como um fator que reforça a posição da empresa no mercado, contrariando previsões de mercado sobre o futuro dos consoles que apontavam um futuro pessimista para o setor.
Segundo analistas, o desempenho da marca japonesa reflete o impacto que o setor de jogos traz para o mercado global. Assim, o avanço na bolsa é um exemplo de como a empresa segue sendo relevante, mantendo-se competitiva mesmo com as inúmeras mudanças na indústria e com a crescente digitalização do entretenimento.
Porém, um ponto sobre a história da Sony é que a companhia nem sempre foi como conhecemos hoje: a marca foi fundada em 1946 como Tokyo Tsushin Kogyo, sendo então uma pequena loja de eletrônicos com oito funcionários que buscava ajudar na reconstrução do Japão pós-guerra.
Assim, soa curioso para muitos o fato de que o primeiro produto da marca Sony não foi um aparelho de som ou um televisor, mas sim uma panela de arroz elétrica:

Ao longo das décadas, a companhia expandiu suas operações, tornando-se uma gigante do entretenimento e tecnologia. Com a entrada no mercado de games em 1994, a Sony se estabeleceu de vez no setor, com a marca PlayStation representando hoje sua maior fonte de lucro.
Siga a BTS Brasil no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!