Sony seguirá no setor de jogos live service, apesar do anúncio
Por Vitor Santos
A Sony anunciou oficialmente na última quinta-feira (17/01) que dois de seus projetos de jogos live service foram cancelados, os quais estavam em desenvolvimento há alguns anos.
De acordo com a empresa, eles estavam sendo conduzidos pelos estúdios Bend (de Days Gone) e pela Bluepoint, a qual vinha trabalhando em um multiplayer de God of War totalmente novo. O projeto da Bend não teve suas características reveladas, embora o estúdio tenha dado a entender de que era uma propriedade intelectual inédita.
Em um comunicado enviado à Bloomberg, a PlayStation afirmou os projetos foram encerrados depois de uma “revisão recente” de seus esforços.
PlayStation Studios was here pic.twitter.com/oTb8nZuQpI
— Bend Studio (@BendStudio) October 11, 2024
Ainda, a Sony também afirmou que não tem planos de fechar nenhum dos estúdios, embora tenha deixado em aberto se eles vão ter algum tipo de demissão como resultado, algo que é bastante provável.
Vale reforçar que a decisão chega em um momento no qual a companhia tem tido dificuldades em se firmar no segmento de live services: por um lado Helldivers 2 foi um grande sucesso, e por Concord foi considerado um fracasso e tanto.
Sony seguirá com os live services
Mesmo com o cancelamento dos projetos, a Sony também afirmou que seguirá dedicada a produzir novos jogos em estilos variados, sejam eles single player ou multiplayer com elementos de live services. Títulos do estilo ganham a atenção de acionistas por serem jogos que podem gerar rendimentos constantes e por um longo período, ainda que outro lado tenham tendência a serem caros e dificilmente se tornarem fenômenos de público.
A Bloomberg obteve um memorando da Sony, no qual a companhia afirmou que está “trabalhando em proximidade com a Bend e com a Bluepoint para determinar quais são os próximos projetos e planos para fazer tudo que pode para garantir que há um impacto mínimo nos negócios”.
Outro ponto a ser lembrado é que, antes de trabalharem nos projetos cancelados, ambos os estúdios focaram em produzir experiências voltadas a um único jogador: enquanto a Bend é conhecida por títulos como Days Gone e Syphon Filter, a Bluepoint tem seu foco em remasterizações e remakes, tendo criado as versões renovadas de Shadow of the Colossus e Demon’s Souls.
Dessa forma, pode-se dizer que o projeto live service era visto como a chance da Bluepoint de trabalhar pela primeira vez em uma nova propriedade intelectual de grande orçamento, o que não veio a acontecer.
Siga a BTSBrasilTV no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!