Programa que recriava Counter-Strike 1.6 vinha sendo desenvolvido desde 2017
Por Vitor Santos
O Classic Offensive, mod criado para retomar o ambiente e as características do CS 1.6 foi derrubado da Steam. A equipe desenvolvedora relatou o acontecido em uma publicação no X (antigo Twitter).
“Desde que enviamos nossa build para o Steamworks recebemos uma mensagem automática da Steam sobre ter retirado nosso aplicativo sem nenhuma justificativa. Isso é devastador já que trabalhamos nesse projeto ao longo dos últimos oito anos. Não entendemos o que aconteceu”, contaram os desenvolvedores do mod.
— Classic Offensive (@csco_dev) January 11, 2025
Ainda na publicação, a equipe desenvolvedora diz também que passou pelo Steam Greenlight em 2017, mesmo ano em que o sistema de auto-distribuição de jogos independentes foi encerrado e substituído pelo Steam Direct.
Os desenvolvedores também dizem que, nestes oito anos de trabalho, a Valve nunca pediu que o projeto fosse interrompido, e que muitas pessoas da empresa sabiam deste e de outros projetos da mesma equipe. Agora, os desenvolvedores pedem que a Valve reconsidere as rejeições sobre este e outros projetos multiplayers similares, os quais também devem receber uma posição parecida.
Nas respostas da publicação original, muitos jogadores que estavam na esperança de jogarem o Classic Offensive levantaram a suposição que a recusa por parte da Valve se deu por conta da possibilidade do mod “roubar” jogadores do CS2.
Not fair. But still it was expected! Valve doesn’t need a direct rival to their most popular game where skins economy is more valuable than the game itself. Basically we all know that Classic Offensive can drag at least 30-40% of their audience. That could be the biggest issue.
— Helm (@HelmAndHammer) January 11, 2025
“Não é justo. Mas ainda assim era esperado! A Valve não precisa de um rival direto para seu jogo mais popular, onde a economia de skins é mais valiosa do que o jogo em si. Basicamente, todos nós sabemos que o Classic Offensive pode arrastar pelo menos 30-40% de seu público. Esse pode ser o maior problema”, disse um usuário.
A expectativa dos desenvolvedores era publicar o Classic Offensive em 25 de dezembro, com o projeto sendo enviado para revisão da Valve em 6 de outubro. A empresa tinha um prazo de 3 a 5 dias úteis para um retorno, mas o mesmo não aconteceu.
A proposta do Classic Offensive era de levar o CS de volta mapas clássicos, bem como armas e modelos vindos dos personagens do CS 1.6, tudo isso funcionando junto com as melhorias que vieram com o CS:GO. Atualmente a página do Classic Offensive tem mais de 40 mil membros na Steam.
Siga a BTSBrasilTV no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!