Ghost of Tsushima – Director’s Cut chega para PS4 e PS5

Fim da espera: Ghost of Tsushima – Director’s Cut já pode ser jogado. Estando disponível para PlayStation 4 e PlayStation 5, a versão do diretor chega com algumas melhorias técnicas, sincronia com as vozes japonesas do jogo e um novo capítulo na história do protagonista Jin Sakai.

A versão de nova geração permite trazer o save do console anterior, preservando todo o progresso e itens coletados, incluindo o modo Lendas, conforme anunciado pela produtora Sucker Punch nas redes sociais:

Detalhes do enredo

A versão do diretor de Ghost of Tsushima traz a Ilha de Iki, um novo local onde o fantasma samurai enfrenta novos inimigos e eventualmente o próprio passado. A região adiciona missões, principais e secundárias, mais espadas, armaduras e itens, templos e, porque não, novos animais para acariciar, além das já conhecidas raposas.

Jin vai até a ilha depois de descobrir que um grupo de mongóis está dominando o lugar. Chegando lá, ele deve confrontar suas antigas memórias: ali foi o lugar onde seu pai morreu em batalha. Dessa forma, o jogo explora a relação de honra e culpa entre os dois, misturando os aspectos da história principal de Ghost of Tsushima e também os misticismos, muito explorados em alguns contos e no modo Lendas.

O pré-load de Ghost of Tsushima Directors Cut já está disponível
Ghost of Tsushima – Director’s Cut mostra o protagonista Jin Sakai tendo que lidar com fantasmas do próprio passado, em um novo cenário repleto de desafios

A Ilha de Iki está cheia de piratas e navegantes, sendo que os moradores da ilha se misturam com civis e camponeses. E o enredo explora a questão dos criminosos terem sido o motivo da primeira invasão liderada pelo pai do samurai, com o Fantasma se juntando à eles para expulsar a ameaça.

Assim como em Tsushima, Iki possui diversas atividades e missões esperando para serem feitas. Pode-se participar de desafios de arco e flecha, desafiar outros espadachins em uma arena e também outras atividades mais relaxantes como cortar bambus, compor haikus, encontrar santuários de animais e tocar flauta para eles, e tomar banho nas águas termais.

Melhorias no áudio e nos gráficos

Os gráficos da versão de PS5 não são tão superiores ao de PS4, porém contando com o recurso do ray tracing, resolução em 4K e a 60 frames por segundo, o que deixa o novo Ghost of Tsushima com uma grande riqueza de detalhes.

A nova versão se aproveita bem do hardware do PS5, com telas de loading ficando bem mais rápidas. Porém, alguns pontos da versão anterior continuam: conferir as espadas e armaduras no menu ainda é uma tarefa devagar, devido aos carregamentos continuarem lentos.

Gráficos em Ghost of Tsushima – Director’s Cut estão mais detalhados, graças ao recurso do ray tracing (créditos: Canaltech)

Os barulhos da natureza estão mais detalhados, com o som galhos das árvores retorcendo, a grama balançando, o impacto das ondas nas pedras costeiras ecoando mais. Ainda, o clássico som do choque das espadas se mostra mais agudo e brilhante.

Mecânicas de combate

Um detalhe interessante de Ghost of Tsushima – Director’s Cut é que entre os mongóis, há uma nova classe denominada xamã. Os xamãs emanam um canto que deixa os demais inimigos mais fortes, fazendo com que os mesmos possam atacar com mais frequência. Eles ficam em um local alto e fixo, mas nem sempre dá para enxergá-los. Logo, é preciso prestar atenção de onde está vindo o cântico e eliminá-lo.

Na Ilha Iki, existem inimigos que usam lanças e espadas, alternando as duas enquanto lutam. Há outros que usam as duas e mais um escudo, o que exige três posturas diferentes para vencê-los. Do lado do jogador, o cavalo aparece como uma nova arma, sendo possível aprimorá-lo como habilidade fantasma, fazendo com que ele seja extremamente útil nas lutas em campo aberto.

Ghost of Tsushima – Director’s Cut está disponível para PlayStation 4 e PlayStation 5 via PlayStation Store. Também é possível comprar apenas a atualização para a nova versão através deste link.

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Texto por Vitor Santos

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