CS2: cheaters estão usando IA para imitar jogadores famosos
Os cheaters sempre foram um problema em Counter-Strike, e parece que cada dia que passa os trapaceiros desenvolvem novas maneiras de parecerem legítimos. Desta vez, alguns usuários descobriram como usar IA generativa para se passar por jogadores reais no CS2.
A artimanha parece estar no jogo há algum tempo, embora tenha ganhado força com um tópico do Reddit de 24 de abril que mostra uma IA conversando com outros jogadores no chat. A IA em questão, provavelmente um modelo de linguagem grande (LLM) semelhante ao ChatGPT, até falava em gírias para parecer mais genuína.
No entanto, os jogadores rapidamente perceberam e pediram para criar um script Python, o que foi feito. Pelo contexto do vídeo, é difícil determinar se o jogador era real e fez a IA responder em vez dele, ou se o trapaceiro era uma conta de bot.
Alguns usuários ficaram horrorizados, outros ficaram impressionados e outros estavam preocupados que os videogames estivessem à beira de serem invadidos por vastos exércitos de bots e LLMs. “Este jogo é uma merda, é melhor que haja um bom plano”, escreveu um jogador descontente. “Valve, acorde, por favor”, disse outro.
Recentemente, houve rumores de trapaceiros empregando IA para criar cheats que são quase indetectáveis, uma vez que não seriam lidos na memória do seu computador ou executados como um cheat de software tradicional. Desta forma, se as trapaças evoluírem significativamente, combinados com bots de linguagem de IA como no vídeo acima, a comunidade de CS2 pode ter um grande problema pela frente.
Os bots têm sido um problema para a Valve há muito tempo, começando com Team Fortress 2 ficando impossível de jogar por um tempo. O CS2 ainda tem seus próprios problemas com exércitos de bots invadindo lobbies casuais. A Valve ainda não reagiu ao problema geral de trapaça que assola o CS2, mas boa parte da comunidade agora esepra que eles também tenham uma solução reservada para os bots de IA.
Siga a BTS Brasil no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!
Texto por Vitor Santos
Tags: