Valve se coloca contra sistema de franquias no CS:GO
Nesta última quinta-feira (02/08), a Valve publicou uma nota na qual fala sobre o futuro do cenário competitivo, se posicionando contra o sistema de franquias atual no Counter-Strike.
Na publicação, a Valve afirmou que o cenário “está no mais alto nível quanto a integridade competitiva, igualdade de condições e a habilidade definem os melhores entre aqueles que competem pela glória”.
Porém, segundo as palavras da empresa, “o Counter-Strike profissional se afastou desse ideal”. O motivo apontado é que “o ecossistema tornou-se gradualmente menos aberto, com acesso aos mais altos níveis de competição cada vez mais limitado por relações comerciais”.
Na esteira deste posicionamento, a desenvolvedora anunciou suas definições gerais para as competições a partir do ano de 2025, quando o CS 2 já estará em vigor:
- Os organizadores do torneio não terão mais relacionamentos comerciais exclusivos ou outros conflitos de interesse com as equipes que participam de seus eventos.
- Os convites para todos os torneios usarão nosso sistema de classificação ou serão determinados por eliminatórias abertas.
- Qualquer compensação para as equipes participantes – prêmio ou outro – será tornada pública e será conduzida por critérios objetivos que podem ser inspecionados pela comunidade.
Posição das empresas organizadoras de torneios
Um dos que se posicionaram a respeito da publicação da Valve foi Ulrich Schulze, líder do ecossistema competitivo do ESL Faceit Group. Schulze revelou que a empresa já está trabalhando para ajustar os próprios eventos: “Mudaremos nosso modelo de compartilhamento de receita para todas as equipes participantes em 2025”, afirmou.
A BLAST também se pronunciou no Twitter, dizendo que “a BLAST Premier permanecerá parte integrante tier 1 do CS neste novo ecossistema aberto”.
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Texto por Vitor Santos
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