Valve: regras do VAC-ban do CS:GO são mudadas

A Valve decidou mudar algumas diretrizes relacionadas a eventos, já válidas para a temporada 2021 de RMR: até hoje, os jogadores eram inelegíveis para participar de eventos patrocinados pela Valve caso já tivessem recebido um VAC-ban no CS: GO. Essas diretrizes não foram atualizadas pelo fato de jogo ser novo, e todas as proibições de CS: GO VAC eram relativamente recentes. Mas as proibições de VAC agora podem ter mais de 8 anos, o que fez com que a empresa optasse pela atualização.

Mudanças: jogadores que receberam o chamado VAC-ban agora estão liberados para competirem novamente nos torneios de CS:GO com a chancela da Valve

Segundo o texto publicado no site oficial de Counter-Strike, “um banimento do VAC só desqualificará um jogador de um evento se tiver sido recebido menos de 5 anos antes, ou se tiver sido recebido a qualquer momento após sua primeira participação em um evento patrocinado pela Valve (por exemplo, após participar de um qualificador para um evento RMR)”. 

Alguns jogadores conhecidos pela comunidade comemoraram a decisão, como Elias “Jamppi” Olkkonen. Ele havia recebido um VAC-ban que acabou rendendo não só sua ida para o Valorant como uma batalha nos tribunais. Ao receber a notícia de que estava liberado, comemorou no Twitter:

Outro que comemorou a decisão da Valve foi o brasileiro Vinicius Moreira, o v$m. Banido em 2013, agora ele poderá retornar ao CS:GO, para torneios RMR e também o Major. Ele chegou a levantar a hashtag #VSMisFree em seu Twitter:

Importante se atentar ao fato de que as proibições de VAC permanecem em vigor com todos os seus outros efeitos; assim, a única mudança é como eles vão mudar elegibilidade do jogador para que este participe de eventos patrocinados pela Valve.

Ainda, “outras razões pelas quais um jogador pode não ser elegível para eventos patrocinados pela Valve permanecem inalteradas”, segundo a empresa.

Siga a BTS Brasil no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!

Texto por Vitor Santos

Tags: