Valorant: equipes do Challengers tem problemas para encontrar organizações
Com o fim da qualificatória fechada para o Gamers Club VALORANT Challengers League Brasil 2024, quatro equipes chegam a competição sem ter uma organização para representar. O problema, inclusive, é uma das principais críticas da comunidade à Riot Games, mas não é algo exclusivo do Brasil.
Após o fim da temporada 2023, mais de metade das organizações que disputaram o último split do Challengers Brasil anunciaram suas saídas do cenário por tempo indeterminado, tendo como justificativa em sua grande maioria o calendário ruim do cenário. Apenas RED Canids, TBK Esports e Legacy (ex-00Nation) permaneceram no circuito para a atual temporada.
Dentre as dez equipes que irão disputar o Gamers Club VCB 2024, quatro ainda não tem uma organização para representar. Algumas, inclusive, cogitam vender a vaga: uma delas é a Tropa do Avanço, que conquistou a primeira vaga da qualificatória fechada e agora está em dúvida se deve jogar o torneio ou vender a vaga para outra equipe.
De qualquer forma, as seguintes equipes têm vaga garantida no Gamers Club VALORANT Challengers League Brasil 2024: RED Canids, TBK Esports, Legacy, Galorys, Stellae Gaming, 2Game Esports, União, Only Aim, Tropa do Avanço e Orquestra do Maestro, com estas quatro últimas estando sem organização até o momento.
Situação nas demais regiões de Valorant
Além do Challengers brasileiro, outras onze divisões do torneio ao redor do mundo já tem suas equipes definidas. Porém, sem contar os times do VCB, oito dos doze (66,66%) torneios contam com ao menos uma equipe que está sem organização.
Entre elas, três regiões tem ao menos metade das equipes disputando o torneio sem uma organização para representar.
Abaixo, as equipes sem organização e suas respectivas regiões:
- Challengers Coreia – 8 equipes no torneio
Sherpa
골판지 전사
LFG Portal
IAM
- Challengers Tailândia – 8 equipes no torneio
Barn nong chok
- Challengers East Surge (Polônia) – 10 equipes no torneio
Chipi Chapa’s
- Challengers Rinascimento (Itália) – 8 equipes no torneio
Happy Game Esport
- Challengers Revolution (França) – 8 equipes no torneio
FAMILY
- Challengers Taiwan – 8 equipes no torneio
ROA Esports
PEI WAN
yuanyoyin
HKUF
- Challengers Polaris (Finlândia, Dinamarca e Reino Unido) – 8 equipes no torneio
Human Tripwires
who cars?
OnlyFins
SweetNsour
apinaorkesteri
- Challengers Tempest (Portugal) – 8 equipes no torneio
FUZOS
Abaixo, ligas do Challengers com participantes definidos e sem equipes em busca de organização:
- Challengers Índia
- Challengers Rising (Espanha)
- Challengers Birlik (Turquia)
- Challengers DACH Evolution (Alemanha)
O que diz a Riot Games sobre a situação
Durante uma participação no podcast Flow Games em dezembro de 2023, Leo Faria, head de esports do Valorant, afirmou que a saída das organizações brasileiras após o fim da temporada 2023 não iria prejudicar jogadores em 2024. Nas palavras do executivo: “Falo com bastante segurança, em 2024 nós vamos ter times e jogadores. Quando se cria um vácuo, sempre tem alguém novo para ocupar aquele espaço“.
O Gamers Club Valorant Challengers League Brasil 2024 começa no dia 14 de fevereiro. Ainda, vale citar que até o momento, não existem informações de negociações das equipes Only Aim, União, Tropa do Avanço e Orquestra do Maestro com qualquer organização.
Siga a BTS Brasil no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!
Texto por Vitor Santos
Tags: