The Union anuncia sua saída do Valorant

Em mais um caso de equipe se retirando do cenário de Valorant, a The Union anunciou sua saída do FPS. Em um comunicado com diversas críticas à Riot Games, a organização apontou um “cenário aos pedaços”, e que desmantelar o competitivo nacional era algo planejado.

Na publicação, a The Union informou que moveu os jogadores para a reserva e os colocou à disposição de equipes do VCT Américas, atualmente um dos três torneios do sistema de franquia do Valorant. A The Union é a sétima organização do VCB 2023 a interromper ou encerrar suas operações na modalidade, vindo na esteira de ODDIK, TropiCaos, Liberty, Vivo Keyd Stars, 00 Nation e TBK Lusa.

“Nossa intenção sempre foi o longo prazo. Investimos na certeza de um cenário estável e frutífero e nos deparamos, em pleno julho do ano em que tivemos uma jornada quase perfeita, com um cenário aos pedaços — declarou a organização no comunicado divulgado nesta segunda-feira. Foi, sim, um grande orgulho para a The Union competir bravamente contra organizações de peso, como 00 Nation, RED Canids, Vivo Keyd Stars, Liberty, ODDIK e TBK. Todas essas organizações se retiraram pelos mesmos fatores que nos enfraqueceram. Como nós, investiram esperando um cenário estável e depararam-se com o contrário”, disse a organização no comunicado.

Na temporada 2023, a The Union chegou a vencer as duas edições do VCB, mas ficou sem campeonatos oficiais para disputar já em julho, assim como outras equipes, após não ter conseguido o acesso ao VCT Américas por meio do VCT Ascension, vencido pela norte-americana The Guard.

E, na visão da The Union, a Riot atuou para desmantelar o cenário brasileiro, da segunda divisão do cenário competitivo, pensando em favorecer o VCT Américas.

“E, neste comunicado, não falamos de despreparo ou falta de planejamento por parte da Riot Games. É justamente por tomarmos conhecimento do esforço e cuidado que a empresa planeja seus torneios que nos preocupamos. Em nossa visão, o desmantelamento do cenário nacional de Valorant – o Tier 2 perante o VCT Americas – estava nos planos da desenvolvedora”, disse a publicação.

The Union se junta à várias outras organizações do Valorant brasileiro que estão deixando o cenário

Ainda, a The Union argumentou que, de acordo com as informações que tem sobre o cenário em 2024, o formato “não contempla organizações profissionais”:

“O formato proposto pela Riot para 2024 não contempla organizações profissionais. Não contempla empresas e jogadores que vivem disso enquanto trabalho, não contempla atletas profissionais e a estrutura que eles demandam para obterem excelência competitiva. É compreensível que a Riot enxergue o VCB, ou tier 2, como apenas um celeiro de talentos para a liga franqueada. Mas devemos lembrar que, sem uma liga sustentável, é muito mais difícil revelar novos e grandes talentos”.

“Neste cenário, a The Union vê-se obrigada a retirar-se do cenário competitivo de Valorant, absolutamente contra a nossa vontade. É contra a lógica um bicampeão brasileiro retirar-se após conquistar tudo. Mas o cenário em que vencemos não foi o cenário que sonhamos e investimos, e lamentamos profundamente ter que tomar esta decisão”, completa o post.

O elenco atual da The Union é formado por Gustavo “GuhRVN”, Fillipe “pancc”, Rafael “Raafa” e Estevão “Askia”. Lucas “ntk”, que saiu recentemente, e Ilan “havoc”, que tinha deixado o elenco antes, também fizeram parte da equipe.

Siga a BTS Brasil no FacebookInstagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!

Texto por Vitor Santos

Tags: