Team Incentive Program: conheça a iniciativa da Riot Games Brasil que visa capacitar e apoiar organizações de Esports
Visando promover o crescimento sustentável e a profissionalização dos seus esports, a Riot Games Brasil criou o Team Incentive Program (TIP), que busca capacitar e apoiar líderes dentro das equipes e organizações de esports.
A estreia da iniciativa acontece na esteira do CBLOL 2024, no dia 20 de janeiro, com a Riot já tendo aprimorado por meio da G4 Educação, 50 profissionais do setor. Entre eles estão Managers, Head de Esports, Analistas e staff geral, especificamente de organizações do CBLOL.
Os cursos ministrados por Marcelo Toledo, especialista em empreendedorismo e que atua há mais de 25 anos na formação de líderes, com o conteúdo destes envolvendo rotinas de gestão, liderança, organização, performance, entre outros.
Em entrevista para o portal MKTEsportivo, Igor Correa, Gerente de Produto da Riot Games Brasil, comentou sobre as projeções em relação ao TIP para 2024:
“Temos a expectativa que cerca de 60 profissionais do nosso ecossistema passem pelas diferentes etapas do projeto ao longo do ano de 2024”, disse Igor.
Igor também detalhou os maiores desafios na capacitação de pessoal, lembrando do crescimento constante do mercado de esporte eletrônico e dos games:
“A gestão administrativa nos Esports é uma área relativamente nova e por isso o mercado está ainda experimentando e trabalhando na construção de modelos de profissionalização que funcionem e auxiliem no melhor preparo destes profissionais, algo que em nossa visão é de suma importância para todo o ecossistema do negócio dos Esports. O TIP foi então desenvolvido justamente pensando nisso, em ter uma apresentação prática de todas as peculiaridades do dia a dia de quem trabalha com o cenário competitivo de jogos eletrônicos, além do compartilhamento de conhecimentos específicos que são necessários para um bom desenvolvimento profissional“, acrescentou Igor.
De acordo com pesquisa da Newzoo de 2023, plataforma de análise de dados sobre o mercado dos games, o Brasil conta com mais de 100 milhões de gamers, superando Canadá, Coreia do Sul e Reino Unido, o que totaliza 3% de usuários de todo o mundo
“A parceria com a G4 é uma etapa de extrema importância para difundir aos participantes melhores práticas de gestão, visando desenvolvimento, organização, métodos assertivos de liderança, produtividade, performance e capacidade de análise de resultados destes profissionais, para estarem preparados para acompanhar com eficiência toda rotina dinâmica que envolve o meio dos Esports”, finalizou.
Contexto atual do cenário de esports
No Brasil, o montante arrecadado pela indústria ultrapassou 2 bilhões de dólares anuais, registrando o país entre os 10 centros do planeta.
Globalmente os jogos ultrapassaram mais de 200 bilhões de dólares em faturamento em 2023. A expectativa é que, em dois anos, os brasileiros possam atingir o gasto de 3 bilhões de dólares.
Ainda com dados da Newzoo do ano passado, até 2025 mais de 600 milhões de pessoas poderão estar acompanhando algum campeonato oficial de esporte eletrônico.
A Riot Games detém os de League of Legends e VALORANT, ambos jogos desenvolvidos pela Riot. Somente no Brasil, a final do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL), realizado em Recife em setembro de 2023, teve picos simultâneos na audiência da transmissão em mais de 300 mil espectadores.
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Texto por Vitor Santos
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