Os Majors de Counter-Strike 2 devem aumentar de 24 para 32 times a partir de 2025, segundo diversas fontes reveladas à HLTV.
Além disso, o processo de qualificação para o Major também passará por uma mudança significativa. Depois de servir como o estágio de qualificação final no ciclo do Major pelos últimos quatro anos, os eventos do Regional Major Ranking devem ser removidos.
Até o momento não está claro se esse será o único caminho, mas espera-se que os convites para os Majors sejam baseados principalmente na classificação da equipe da Valve, a Valve Regional Standings (VRS), daqui para frente.
Como resultado da expansão para 32 equipes, o plano é adicionar uma etapa suíça extra aos Majors, além das etapas de abertura e eliminação existentes. Assim, os Majors durarão mais, adicionando cerca de quatro dias aos 14 dias anunciados anteriormente para criar espaço para o palco adicional.
O primeiro Major a ser afetado por essas mudanças será o BLAST.tv Austin Major, que foi anunciado anteriormente para acontecer entre os dias 9 e 22 de junho de 2025. A expansão resultante não deve criar um conflito com nenhum evento anunciado atualmente, mas deixará o dia de início mais próximo do StarLadder StarSeries S19 e do Skyesports Masters 2025, que terminam em 1º de junho.
Originalmente competições de 16 equipes a partir do primeiro evento patrocinado pela Valve no DreamHack Winter 2013, os Majors de Counter-Strike foram expandidos para 24 equipes quando a etapa anteriormente conhecida como Main Qualifier foi adicionada ao Major propriamente dito a partir do ELEAGUE Major 2018.
Vale ressaltar que, tirando algumas diferenças de classificação e nomenclatura, esta será a primeira grande mudança no formato do Major desde então.
Siga a BTSBrasilTV no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!
Texto por Vitor Santos