Enquanto o Valorant Champions 2023 ainda acontece em Los Angeles, a Riot Games revelou como será a distribuição de vagas para os dois Valorant Masters e o Valorant Champions de 2024, os três principais campeonatos internacionais do FPS. Cada evento terá uma quantidade progressiva de participantes, divididos em quatro regiões com ligas: Américas, EMEA, Pacífico e a recém incluída China.
A temporada internacional começa com o Masters em Madri, na Espanha, com oito participantes: no caso, duas de cada região, classificadas através de uma competição de duas semanas que dará início à temporada no ano. Depois da Etapa 1, teremos três times de casa liga VCT indo ao Masters em Xangai, fechando 12 participantes.
Por fim, temos o Valorant Champions, o mundial da modalidade, contando com 16 equipes, no caso o top-4 da cada região após a Etapa 2.
Até o momento, a Riot ainda não detalhou os meios de classificação, já que a partir de 2024, o cenário competitivo passará a ter um sistema de pontos que serão obtidos a cada campeonato, o que também dará vagas para premiar a regularidade das equipes ao longo da temporada.
O head de esports do Valorant na Riot, o brasileiro Leo Faria, indicou que o formato de classificação será uma mistura dos dois, no caso o desempenho no campeonato anterior e os pontos obtidos na temporada:
“Nós olhamos para os últimos três anos, estamos muito orgulhosos de tudo que fizemos, mas sentimos que os eventos e a temporada pareciam muito monótonos ao longo do ano. E nós queremos mais um senso de construção, de que as recompensas crescem à medida que a temporada avança. Por isso que fizemos essa mudança. Nós vamos ter top-2 de cada liga no Masters 1, top-3 times no Masters 2 e top-4 de cada liga para o Champions”, explicou o executivo em entrevista coletiva antes da reta final do Valorant Champions 2023.
Faria lembrou dos torneios Last Chance Qualifier, que deixarão de ser realizados:
“Nós ainda vamos recompensar a performance mais recente. Então, se você vence o evento de abertura, vai para o Masters 1; se você vence a Etapa 1, vai para o Masters 2; se você vence a Etapa 2, já se classifica para o Champions. Mas os pontos de campeonato nos permitirão recompensar o desempenho da temporada toda, o que, na nossa cabeça, é uma solução muito melhor do que o LCQ, que teve o seu momento e teve uma boa função, mas nós acreditamos que a pontuação irá funcionar melhor”, concluiu.
Siga a BTS Brasil no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!
Texto por Vitor Santos