Estamos bem próximos de conhecer as futuras lines iniciais das equipes de Dota2 que vão disputar os DPC’s regionais, segundo palavras da Valve em uma postagem no seu site:
“A confirmação e bloqueio inicial de plantéis para a temporada de 2021-2022 ocorre às 19:59 de 21 de novembro (hora de Lisboa).”
A @valvesoftware publicou, em site oficial, os detalhes e as novas regras de toda temporada 2021/2022 do Dota Pró Circuit, além disso, há respostas para dúvidas que são frequentes na comunidade (DPC FAQ).
— BTSBrasilTV (@BTSBrasilTV) November 11, 2021
Não deixe de conferir todos os detalhes 👇
🔗 https://t.co/ICs0wXg2yn pic.twitter.com/ITmsp43Jeu
Como de costume as equipes movimentaram bastante o mercado, porém algumas organizações ainda não apresentaram seus planteis. Hoje, o foco dessa matéria é uma equipe em específico: a bi campeã consecutiva do The International, OG esports.
A equipe já oficializou que quatro membros deixaram a organização, sendo que o último deles foi o coach Titouan “Sockshka“, que esteva na equipe desde 2019 e participou da campanha que conquistou o bicampeonato do TI.
Forever OG.
— OG (@OGesports) November 12, 2021
Thank you for everything, @FollowSockshka. #DreamOG pic.twitter.com/xLrob8IHGQ
Outro que também já deixou a equipe foi o ex-companheiro de Sockshka no TI 2012, Sébastien “Ceb”; o jogador anunciou sua aposentadoria após a participação no The International 2021:
Losing is tough. I’m proud of everyone for what they gave this year. Team, staff and fans, you all stood strong. I wished a different outcome for my last tournament, but I’m grateful for everything nonetheless. I gave it my all and came ready, but it wasn’t enough this time ❤️
— Ceb (@Ceb) October 15, 2021
Além da dupla francesa, a OG anunciou que Syed “SumaiL” e Martin “Saksa” não seguem na equipe para essa temporada:
𝗧𝗵𝗮𝗻𝗸 𝘆𝗼𝘂 𝗦𝘂𝗺𝗮𝗶𝗹 𝗮𝗻𝗱 𝗦𝗮𝗸𝘀𝗮.
— OG (@OGesports) November 8, 2021
Following TI11, both players expressed their wishes to look for opportunities outside of OG.
We'll always cherish the time we spend together, and we wish you the best in the future.
Thank you for everything friends.#DreamOG pic.twitter.com/KHteYmDUON
Dos participantes do último TI apenas o capitão Johan “N0tail” e o midlaner Topias “Topson” continuam na equipe até então. Porém, Topson já externalizou o desejo de encerrar sua carreira para focar em sua família e voltar as suas lives.
Fica a dica de conferir a tradução de uma entrevista que Topson concedeu antes do TI falando também sobre esse assunto:
O próprio criador da organização, N0tail, também já ensaiou sua saída da carreira de player profissional; entre 2019 e 2020 ele foi treinador da OG Seed, equipe de base da OG que foi descontinuada por conta da pandemia de COVID-19.
Assim, todos esses fatos reforçam os boatos da total reformulação da lineup de Dota2 da equipe. E ao que tudo indica, a equipe vai apostar em jovens promessas do cenário europeu.
O provável responsável por capitanear a equipe vai ser o técnico da OG durante o último The International, o Russo Mikhail “Misha”, que está controlando todo o processo de seleção.
E quem são as possíveis caras novas da OG? Bem, a primeira aposta pode ser o offlaner de apenas 16 anos, Ammar “ATF”, ex-Chicken Fighters e Creepwave. O player ganhou notoriedade após ajudar na classificação da Creepwave para a 1º divisão do DPC EU, aos 15 anos, tornando-se um dos jogadores mais jovens da curta história do DPC! Após essa participação ele foi para a Chicken Fighters, substituindo Chessie.
O midlaner bulgaro Bozhidar “hansha” Georgiev (também conhecido como bzm), que foi companheiro de ATF na Creepwave, pode ser outro a reforçar a OG, e o capitão da Creepwave, Dmitry “Fishman” falou sobre a reformulação da sua equipe. Assim, seu discurso traz ainda mais força para apostarmos nos jovens players em uma organização como a de N0tail.
“Ammar e bzm têm muitos convites, que começaram a vir depois do The International, para organizações de alto nível”, comentou o capitão.
Além dos dois é dito nos bastidores que o Hard Carry Ucraniano Artem “spAce” pode ser o novo posição 1 da OG, spAce que aliás já está fora da Team Unique.

Não só a OG precisa anunciar suas novas apostas para a próxima temporada, mas também o fardo de vestir a camisa da única bicampeã e ser comparado com jogadores, como: ana, Miracle, Sumail, JerAx, Cr1t, S4, Fly e tantos outros, é sem dúvida um dos mais pesados.
As novidades sobre a OG e sobre os novos rosters de todas as equipes que vão participar dos DPC’s regionais vocês encontram na BTSBRASILTV!
Texto por: Refresh.
Revisão: Vitor Santos.