Matéria por site Kolmeia
Para quem está chegando agora, esse artigo faz parte da série Indústria dos esports produzida pela site Kolmeia. Hoje, iremos falar sobre a Kings of Asphalt (Koa), equipe que está presente em diversas categorias de esports e sonha em se tornar uma equipe do esporte tradicional. Atualmente, ela é uma das participantes do Pro Sim Series.
As similaridades entre os esports de corrida e o automobilismo
O principal objetivo dos jogos de corrida é simular corridas automotivas com a maior precisão possível, incluindo variáveis do mundo real: física do carro, uso de combustível, simulação de danos, desgaste dos pneus, aerodinâmica, configurações de suspensão e muito mais.
Como o automobilismo é uma realidade distante para a maioria, afinal é o esporte com a maior barreira financeira de entrada (podendo superar facilmente a barreira dos R$ 10.000 anuais nas categorias de base como Kart), disputar contra adversários pela Internet é bem mais acessível.
Além disso, para muitos, isso será o mais próximo da experiência de dirigir carros de corrida reais em pistas oficiais que conseguirão chegar. No entanto, nos últimos anos, esse esporte eletrônico começou a se tornar um caminho para o automobilismo também. Sem contar que os motoristas do mundo real usam regularmente simulações para praticar (e às vezes para entretenimento).
Para se tornar competitivo na corrida simulada, o piloto deve dominar todos os aspectos do manuseio do carro e estratégia de corrida, sendo exatamente o que torna as corridas do mundo real tão complicadas. Fazer parte de uma equipe, assim como no mundo real, ajuda muitos pilotos a terem um suporte necessário para desenvolver melhor suas atividades
A Kings of Asphalt exemplifica como os esports podem ser próximos do automobilismo de pista
De acordo com algumas matérias do site Kolmeia, dentro do cenário dos esports, esse é um dos poucos exemplos de esportes eletrônicos que podem ser próximos dos tradicionais. Dessa forma, a história da KOA exemplifica isso, afinal, para um piloto conseguir ter a consistência necessária para vencer as corridas e campeonatos, é necessário um suporte fora da pista.
Para se ter uma ideia, em apenas 4 meses de existência, após um árduo trabalho, a Kings of Asphalt já conquistava o primeiro título, a Copa iCarros. Assim, ao observar a dinâmica das competições de automobilismo tradicionais, geralmente os pilotos com as maiores pontuações são frutos de equipes bem estruturadas.
A equipe do Kolmeia teve o prazer de conversar com o Fernando Albertoni, mais conhecido como DaLeste, fundador da equipe Kings of Asphalt.
Quais foram os primeiros campeonatos que a Kings of Asphalt participou?
DaLeste – O primeiro campeonato foi na Liga Speed, depois entramos simultaneamente nas ligas ZGT e Apexgt. Logo em seguida, entremos nas demais ligas como a Brasil Automobilismo Virtual, na plataforma PlayStation 4.
Como é a relação entre os membros da equipe desde os pilotos até as demais funções?
DaLeste – A relação com os pilotos são as mais transparente e familiar possível, a ponto de que todos os que estão lá sintam-se em casa. Às vezes, eles se sentem até melhor do que nas suas próprias famílias. Esse é o espírito da equipe e ela se converte também para os membros que tem uma função dentro da equipe. É tudo tratado da mesma forma, como se fosse uma reunião familiar.
Quais são os principais desafios?
DaLeste – O principal desafio é tornar um membro da equipe campeão mundial de Gran Turismo da FIA e campeão na plataforma iRacing. Afinal, essas são as duas mais difíceis que tem hoje.
Para se ter uma ideia, além da equipe já ter superado a marca de 600 largadas, alcançando mais de 250 Top-5 e mais de 200 pódios nas ligas ZGT, Apexgt e Brasil AV, hoje a KOA conta com o piloto Adriano Carrazza que venceu a final das Américas da Nations Cup do Gran Turismo World Tour. Além disso, a Kings of Asphalt também participou em 2020 do Porsche esports Sprint Challenger na plataforma iRacing.
Hoje, a KOA é uma das equipes que compõem o grid da Pro Sim Series, um campeonato exclusivo da Beyond The Summit Brasil e transmitido no canal de automobilismo da BTS Brasil na Twitch.