Torneios contarão com disputa de terceiro lugar a partir de 2025
Por Vitor Santos
A produtora de esports e organizadora de torneios PGL revelou detalhes sobre seus próximos eventos de Counter-Strike 2 (CS2) para 2025 e 2026. As informações são do portal Esports Insider.
Entre as novidades, temos uma mudança de local para o primeiro evento da temporada, que agora está marcado para acontecer em Cluj-Napoca, Romênia, bem como detalhes sobre o pagamento da premiação e a estrutura dos playoffs.
Inicialmente, a PGL havia anunciado detalhes sobre os novos eventos de CS2 no início deste ano, depois que a Valve mudou o livro de regras de eSports de CS2 para não mais permitir que organizadores de torneios criassem ligas exclusivas de ‘times parceiros’. Assim, vários organizadores, como PGL e StarLadder, tiveram que anunciar novos eventos e empresas, da mesma forma que empresas como BLAST e ESL precisaram reestruturar seus ecossistemas.
O calendário de eventos da PGL de 2025 começará com um novo local. Inicialmente definido para Buenos Aires, o primeiro evento da temporada agora será realizado em Cluj-Napoca, uma cidade romena conhecida por ter recebido um Major de CS:GO em 2015. De acordo com a PGL, a decisão de realocar o evento de Buenos Aires para a Romênia foi tomada devido a “um calendário de CS2 excepcionalmente movimentado com vários eventos consecutivos”.
Junto com Cluj-Napoca, a PGL sediará seus outros torneios de nível um de 2025 em Bucareste, na Romênia, Astana, no Cazaquistão e Belgrado, na Sérvia. Os mesmos quatro locais também estarão no calendário de 2026 da PGL, juntamente com dois locais que ainda serão revelados.
Os playoffs de todos os torneios incluirão oito equipes, com a PGL argumentando que é a única organizadora de Nível 1 a oferecer um formato de playoff de oito equipes. Outro detalhe é que todos os torneios contarão com uma partida decisiva para o terceiro lugar, visando tornar o evento mais interessante para as equipes e espectadores.
A empresa também disse que cada evento terá quatro quartas-de-final em uma sexta-feira, seguidas por uma partida de exibição e duas semifinais em um sábado. A decisão do terceiro lugar e as grandes finais ocorrerão no domingo.
Os prêmios para todos os eventos tiveram pequenas alterações. Eles terão a mesma quantia de dinheiro de antes, mas os prêmios foram ajustados para fornecer uma porcentagem maior do prêmio para a equipe que ficar em terceiro lugar, em vez de ter a mesma quantia para o terceiro e quarto lugares.
Dessa forma, a distribuição de prêmios para cada torneio ficou assim: primeiro lugar 400 mil dólares (2,4 milhões de reais), segundo lugar 187.500 dólares (1,13 milhões de reais), com o terceiro lugar recebendo 150 mil dólares (906 mil reais) Cada torneio contará com um prêmio de 1,25 milhões de dólares (7,5 milhões de reais).
Por fim, a PGL anunciou que está comprometida a pagar o prêmio em dinheiro dentro de duas semanas após a conclusão de cada evento, se todas as equipes enviarem suas faturas no prazo. A empresa disse que esse prazo “estabelece um novo padrão de eficiência na indústria de esports”.
Siga a BTSBrasilTV no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!